segunda-feira, 3 de abril de 2017

Vigilantes coletam assinatura para criar Guarda Municipal em Iporá.

Vigilantes Wallison 
Grupo de vigiantes de Iporá, 11 pessoas, lidera um movimento para que se instaure no município a Guarda Municipal, uma campanha nas mídias, imprensa rádios, TV Web, sites e redes sociais já está sendo trabalhada, também realizou-se uma audiência pública com a presença da guarda municipal de Goiânia.


A Denise Pinheiro lidera esse trabalho, garante ela, que a guarda municipal, além de gerar empregos trás segurança à população, já que a Guarda Municipal atua no combate a criminalidade.
A lei que criou a Guarda Municipal em todo país diz que cidades com até 50 mil habitantes, caso de Iporá, pode criar vagas no total de 0,4% da população, segundo as contas de Denise, isso comportaria 200 vagas, mas ela sugere que sejam criadas 50 vagas.
Uma colega de assinatura está sendo feita para dar entrada a um projeto de lei de iniciativa popular, criando essa guarda municipal. Segundo Denise serão necessárias 1500 (mil e quinhentas) assinaturas para dar entrada nesse documento.

O que é?
Fizemos uma pesquisa em diversos sites para se informar e esclarecer sobre o assunto, até então desconhecido da maioria da população. Esse esclarecimento foi inserido no programa jornalístico das emissoras Felicidade FM e Rio Claro AM
A Guarda Municipal é composta por homens e mulheres, que são treinados para exercer o poder de polícia em nome do município, amparados por lei. E sua criação, primeiro depende do interesse da gestão municipal, cabe ao chefe do poder Executivo decidir se opta ou não por esse serviço, mas antes ele precisa ter o amparo legal dos vereadores.

O que faz a Guarda Municipal

A Constituição Federal lei 13022/2014, sancionada pela presidente Dilma em agosto de 2014, determina as atribuições da Guarda Civil Municipal.
Ela deve trabalhar pela  proteção dos Direitos Humanos Fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;  tampem pela  preservação da dida, redução do sofrimento e diminuição das perdas;  deve fazer  patrulhamento preventivo;  ter compromisso com a evolução social da comunidade; e  fazer, caso necessário,  uso progressivo da força.

Vantagens?


Os que defendem a ideia de ter a Guarda Municipal Apresentam Relatos De experiências bem sucedidas em diversas cidades do Brasil. A Guarda Civil Municipal tem atuado para diminuir a violência, os furtos e roubos e na carga de trabalho dos policiais pagos pelo governo estadual.

Nenhum comentário: