Foto; Lucimar Pereira Borges
A cidade
de Iporá passa a contar oficialmente com a presença de uma comunidade religiosa
feminina. Desde o dia 17 de junho está em funcionamento o Convento Santa
Terezinha, das Irmãs Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião.
As
religiosas foram acolhidas pela comunidade iporaense ainda no dia 25 de
fevereiro, durante Santa Missa celebrada na Paróquia São Paulo VI. Já na última
quarta-feira, dia 17 de junho, aconteceu a inauguração oficial da nova casa
religiosa, em celebração presidida pelo bispo diocesano Dom Lindomar, com a
presença da Madre Elena de Jesus, vinda da Diocese de Ponta Grossa.
O
convento está localizado ao lado da Capela Cristo Rei, no Conjunto Águas
Claras.
Passam a
integrar a comunidade as irmãs Maria José de Jesus, Maria Teresa de Jesus,
Maria Goretti de Jesus e Faustina de Jesus.
Mas quais
serão as atividades desenvolvidas pelas religiosas em Iporá? Conversamos com a
irmã Maria José de Jesus. Ela explica que a missão da congregação é somar
forças ao trabalho evangelizador já realizado pela Igreja local.
A
presença de conventos faz parte da história do cristianismo há muitos séculos.
Os primeiros registros de comunidades religiosas organizadas remontam aos
séculos III e IV, quando homens e mulheres passaram a dedicar suas vidas
integralmente à oração, à contemplação e ao serviço religioso.
Embora
todos façam parte da tradição católica, cada congregação possui um carisma
próprio, uma identidade espiritual que orienta sua missão e suas atividades.
Algumas ordens religiosas são contemplativas, conhecidas popularmente como
irmãs de clausura. Nesses mosteiros, a vida é dedicada principalmente à oração
e ao silêncio, com contato bastante restrito com o público.
Já as
Carmelitas Servas da Misericórdia de Sião possuem um carisma voltado à
evangelização, à oração e ao serviço pastoral junto às comunidades, atuando em
sintonia com os trabalhos desenvolvidos pela Diocese de São Luís de Montes
Belos e pela Paróquia São Paulo VI.
Com a
inauguração do Convento Santa Terezinha, Iporá amplia sua presença religiosa e
ganha mais um espaço dedicado à fé, à espiritualidade e ao fortalecimento da
vida cristã.
PARÓQUIA
SÃO PAULO VI: UMA HISTÓRIA DE CRESCIMENTO DA IGREJA CATÓLICA EM IPORÁ
Em agosto
de 2018, a Diocese de Iporá viveu um momento histórico com a criação de uma
nova paróquia na cidade. Na ocasião, o então recém-ordenado padre Pablo
Henrique de Faria foi empossado como primeiro pároco da comunidade Cristo
Libertador, em celebração presidida pelo bispo diocesano, Dom Carmelo Scampa,
no dia 12 de agosto daquele ano.
A nova
unidade pastoral nasceu do desmembramento da Paróquia Nossa Senhora
Auxiliadora, matriz histórica da cidade e sede dos religiosos passionistas,
responsáveis pela evangelização da região desde a criação da Diocese de Iporá.
A medida atendeu à necessidade de ampliar a presença da Igreja junto aos fiéis
diante do crescimento populacional e da expansão urbana do município.
Inicialmente,
a nova paróquia recebeu o nome de Cristo Libertador. Poucos meses depois, com a
canonização do Papa Paulo VI pelo Vaticano, em 14 de outubro de 2018, a
comunidade passou a se chamar oficialmente Paróquia São Paulo VI,
tornando-se a primeira da diocese dedicada ao santo pontífice.
Na época
de sua posse, o padre Pablo Henrique chamava a atenção por sua trajetória
singular. Natural de São Luís de Montes Belos, ele formou-se em Medicina,
especializando-se em Otorrinolaringologia. Após cerca de dez anos de exercício
profissional, deixando para trás uma carreira consolidada e uma clínica
própria, decidiu seguir o chamado vocacional que manifestava desde a infância.
Realizou seus estudos de Filosofia e Teologia em Roma, na Itália, e foi
ordenado sacerdote em julho de 2018, assumindo logo em seguida a missão de
estruturar a nova paróquia iporaense.
A
Paróquia São Paulo VI passou a atender diversas comunidades urbanas e rurais,
entre elas Nossa Senhora das Graças, Parque das Estrelas, Sagrada Família,
Santa Gemma Galgani, Imaculada Conceição, além das comunidades rurais da
Cocolândia, Pé de Pato, Lage, Cruzeirinho e Santa Marta. Também integrava a
nova área pastoral o município de Amorinópolis e suas comunidades.
Nova realidade pastoral
Oito anos
depois, a organização pastoral da Igreja Católica em Iporá continua evoluindo.
Atualmente, a Paróquia São Paulo VI tem como pároco o Padre Geraldo, que
dá continuidade ao trabalho iniciado por Padre Pablo e seus sucessores.
A cidade
passou a contar ainda com uma quarta paróquia. Além da histórica Paróquia
Nossa Senhora Auxiliadora, considerada a paróquia-mãe do município e que
abriga a padroeira de Iporá, foram criadas a Paróquia São Paulo VI, a Paróquia
Imaculada Conceição, atualmente conduzida pelo Padre José Moreira, e
outra unidade pastoral que amplia a presença evangelizadora da Diocese.
Segundo a
Diocese de Iporá, a criação dessas novas paróquias ocorreu em resposta ao
crescimento da população católica e à necessidade de uma atuação pastoral mais
próxima das comunidades, permitindo melhor acompanhamento religioso, social e
missionário dos fiéis.
Assim, a
história iniciada em 2018 com a chegada do médico que se tornou padre permanece
como um marco da expansão da Igreja Católica em Iporá, refletindo um processo
contínuo de fortalecimento da evangelização e de aproximação da Igreja com as
comunidades urbanas e rurais da região.
Por Pedro
Cláudio
Iporá, junho de 2026.


