terça-feira, 20 de novembro de 2018

Iporá Go - Juri Popular em temporada teve 5 condenações.

Juri Popular em Iporá Go

A imprensa em Iporá, rádios Rio Claro AM e Felicidade FM e este blogger, acompanhou toda a temporada do juri popular da comarca de Iporá em novembro, conforme o ouvinte da 760 AM e 97,9 FM e o  internauta pode se informar. A assessoria de comunicação do Ministério Público publicou no dia 19 de novembro um resumo dos resultados.

  Com a realização de seis sessões de julgamento referentes a cinco processos, a temporada do Tribunal do Júri de Iporá neste mês resultou na condenação de cinco réus e absolvição de um deles. Presididos pelo juiz Wander Soares Fonseca, os julgamentos contaram com a atuação do promotor de Justiça Vinícius de Castro Borges na acusação e foram realizados entre os dias 1º e 12 deste mês.
Nos vereditos, os jurados acolheram a maior parte dos pedidos do MP, entre eles a desclassificação de uma tentativa de homicídio para disparo de arma de fogo e a absolvição do acusado de um homicídio em razão do reconhecimento da legítima defesa.

Júri 1

Na primeira sessão de julgamento, no dia 1º, o Tribunal do Júri condenou Paulo José Gomes pela morte de Mario Henrique Dias de Brito, ocorrida na madrugada de 18 de julho de 2005. A vítima foi morta com três disparos. Embora o promotor tenha sustentado a acusação de homicídio simples, os jurados acolheram a segunda tese da defesa, de prática de homicídio privilegiado, que ocorre quando o acusado “comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima”, conforme o artigo 121, parágrafo 1º. Assim, a pena do denunciado foi fixada em quatro anos de reclusão. Diante do veredito, o MP informou que vai recorrer da decisão do júri com o objetivo de aumentar a pena.

Júri 2

A segunda sessão do júri ocorreu no dia 5, com o julgamento do processo em relação ao homicídio de José Pereira Cabral, morto a facadas em 11 de janeiro de 2013 no aterro sanitário de Iporá. Foram acusados pelo crime Antônio Santos de Oliveira e Jair Martins de Melo, mas, na sessão, apenas Antônio foi julgado – Jair passou mal e o processo foi desmembrado para julgamento no dia 8 (leia abaixo). A acusação contra os dois envolvia também o crime de corrupção de menores, por terem atraído um adolescente para o ataque.
No julgamento, o promotor Vinícius Borges sustentou a acusação contra Antônio por homicídio qualificado pela emboscada, já que a vítima foi surpreendida pelos acusados. Os jurados, contudo, acataram ainda uma outra qualificadora, a de motivo torpe (por vingança). Assim, a pena foi fixada pelo juiz em 25 anos e 3 meses de reclusão, incluindo a punição pela corrupção de menores.

Júri 3

Na sessão do dia 7, foi julgado o processo que tinha como acusado Flávio Antônio Ferreira Lemes. Ele foi denunciado pela tentativa de homicídio contra Leandro Costa Silva, em 30 de outubro de 2011, em uma festa na Comunidade do Bugre, na zona rural de Iporá. O réu desferiu um golpe de canivete contra a vítima. Os jurados, acolhendo a sustentação do promotor, entenderam que o acusado cometeu o crime. A sentença definiu a pena para o crime em quatro anos de reclusão.

Júri 4

Realizado no dia 8, o júri do outro acusado pela morte de José Pereira Cabral também resultou em condenação. Jair Martins de Melo recebeu pena de 28 anos de reclusão pelo homicídio qualificado (pela emboscada) e pela corrupção de menores, conforme sustentado pelo integrante do Ministério Público.

Júri 5

Na quarta sessão de julgamento, no dia 9, os jurados acataram o pedido do promotor e desclassificaram a acusação de tentativa de homicídio que pesava contra Wanderson José dos Santos para o crime de disparo de arma de fogo (artigo 15 da lei nº 10.826/2003). Isso porque ficou demonstrado nos autos que o denunciado não tinha a intenção de matar a vítima Wellington Carlos de Abreu, mas apenas assustá-la. O crime ocorreu em 30 de novembro de 2015, em frente ao Bar do Badio. A pena para o delito ainda será aplicada pelo juiz, após o trânsito em julgado da sentença.

Júri 6

A última sessão da temporada, no dia 12, teve como conclusão o pedido, pela promotoria, de absolvição do acusado Adenildo Borges de Souza pela morte de José Luiz de Carvalho, em 21 de agosto de 2004. O MP entendeu ter ficado provado nos autos que o réu agiu em legítima defesa, diante do ataque à faca desferido contra ele pela vítima. Ao reagir, Adenildo desarmou José Luiz e o esfaqueou.

  Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO –

Goianão 2019 - Iporá estreia contra Itumbiara dia 20 de janeiro.


Estádio Ferreirão em 2017
A Federação Goiana de Futebol divulgou hoje 20 de novembro, a tabela do Campeonato Goiano 2019, a competição começa dia 19 de janeiro e se encerra em 21 de abril.

O Iporá Esporte Clube estreia no Goianão jogando em casa, enfrenta no dia 20 de janeiro, um domingo, o Itumbiara no estádio Ferreirão as 16:30h e o segundo jogo será na quarta-feira em Aparecida de Goiânia contra a Aparecidense na quarta-feira dia 23 de janeiro, depois o Iporá joga em Anápolis contra a Anapolina dia 27.

No dia 10 de fevereiro, um domingo as quatro e meia da tarde o Iporá recebe o Goiás no Estádio Ferreirão.
O Campeonato Goiano primeira divisão vale vaga para a Copa do Brasil e também para a série D do Campeonato Brasileiro 2020


O Presidente do Iporá é Divino Pains, diz que o Iporá já mantém contatos com atletas, que deve apresentar o elenco dia 20 de dezembro quando inicia os treinamento.

Dia 19/1 – Sábado:

Vila Nova x Aparecidense – 17:00 – Serra Dourada

Dia 20/1 – Domingo:

Iporá x Itumbiara – 16:30 – Ferreirão
Novo Horizonte x Crac – 16:30 – Durval Ferreira Franco
Grêmio Anápolis x Anapolina – 17:00 – Jonas Duarte
Goiânia x Goiás – 17:00 – Serra Dourada
Atlético x Goianésia – 17:00 – Antônio Accioly
 
As associações terão prazo até a segunda-feira, dia 14 de janeiro, para apresentação dos laudos de inspeção do estádio que sediar seus jogos como mandante, quais sejam Laudos da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Vistoria de Engenharia, todos sem restrição. A ausência do laudo impede a praça esportiva de sediar jogos com a presença de público.

Sistema de disputa

A fórmula de disputa aprovada por unanimidade, quanto ao seu esqueleto, é a seguinte: as 12 equipes foram divididas em dois grupos de seis times cada, formados por sorteio dirigido a partir de seis duplas regionalizadas na medida do possível, observado também os aspectos técnico e de tradição, sorteadas, ficando cada dupla em cada um dos dois grupos.

Assim, o Grupo A está formado por Goiás, Aparecidense, Crac, Anapolina, Goianésia e Itumbiara enquanto o Grupo B está composto por Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Iporá e Goiânia.

Os jogos acontecem grupo contra grupo, em turno e returno, na 1ª Fase, totalizando 12 partidas para cada time, seis em casa e seis fora de casa, contagem corrida de pontos ganhos, classificando-se os oito primeiros colocados, independente de grupo, para as Quartas de Final, daí conhecendo-se os quatro semifinalistas e os dois finalistas que decidem o título de campeão do Goianão 2019 enquanto os dois últimos colocados, também independente de grupo, são automaticamente rebaixados para a Divisão de Acesso em 2020.
Os confrontos nas Quartas de Final serão assim: 1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º, de acordo com a classificação geral da 1ª Fase ao passo que nas semifinais, 1º x 4º e 2º x 3º, abrangendo a pontuação da 1ª Fase + Quartas de Final.
A partir das Quartas de Final, os melhores colocados na somatória geral dos pontos em toda a competição, fazem o jogo de volta como mandantes, e, a exemplo das três últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis.

Tá devendo? Vamos negociar? Pra você não ficar no escuro...



A Enel Distribuição Goiás começou segunda-feira (19/11/2018) um feirão de negociação para clientes com débitos na conta de energia acima de 90 dias. O feirão acontece de 19 de novembro a 21 de dezembro.
Clientes com débitos na conta de energia acima de 90 dias terão uma ótima oportunidade para quitar suas dívidas. De 19 de novembro a 21 de dezembro, a Enel Distribuição Goiás realiza um feirão de negociação em todas as lojas do Estado. Os clientes poderão, ainda, realizar as negociações pela Central de Atendimento (0800 62 0196), redes sociais – Facebook (https://www.facebook.com/EnelClientesBR/) e Twitter (https://twitter.com/enelclientesbr) - e atendimento móvel.

Para participar, o cliente precisa ter pelo menos uma fatura de energia vencida há, no mínimo, 90 dias. Dívidas vencidas entre 90 dias e 180 dias terão desconto total de juros e multas. Já débitos superiores a 180 dias também terão descontos no valor do débito, que variam de 6% a 60%. Os pagamentos poderão ser feitos à vista ou em até 11 parcelas, com uma entrada à vista.

Serviço:
Feirão de negociação
Data: 19/11 a 21/12
Locais: Canais de atendimento ao cliente: 0800 62 01 96, redes sociais – Facebook (https://www.facebook.com/EnelClientesBR/) e Twitter (https://twitter.com/enelclientesbr) -, atendimento móvel e em todas as lojas Enel. Os clientes podem consultar os endereços e horários de atendimento das lojas pelo site: https://www.eneldistribuicao.com.br/go/Lojas.aspx

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Débora Silva Teixeira
Relações com a mídia
Diretoria de Comunicação


Dindim para trabalhadores o pagamento Abono Salarial ano-base 2017

Começa nesta terça-feira (20) o pagamento do quinto lote do abono salarial PIS/Pasep 2018-2019, ano-base 2017. O lote inclui os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em novembro e os servidores públicos com final de inscrição 4.
A estimativa do Ministério do Trabalho é que mais de R$ 1,4 bilhão sejam pagos a aproximadamente 1,8 milhão de trabalhadores. O PIS é pago na Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Correntistas da Caixa e do Banco do Brasil tiveram os valores depositados em suas contas respectivamente nos dias 13 e 14.
Direito - Tem direito ao abono salarial ano-base 2017 quem estava inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos, trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias naquele ano, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos, e teve seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O valor do benefício é proporcional ao tempo trabalhado formalmente em 2017. Assim, quem esteve empregado o ano todo recebe o valor cheio, equivalente a um salário mínimo (R$ 954). Quem trabalhou por apenas 30 dias recebe o valor mínimo, que é de 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente.
Os trabalhadores nascidos entre julho e dezembro recebem o abono ainda este ano. Já os nascidos de janeiro a junho poderão realizar o saque em 2019 (veja tabela abaixo). O prazo final de recebimento para todos os trabalhadores favorecidos pelo programa é 28 de junho de 2019.
 http://trabalho.gov.br/images/Imagens/Noticias/OUT-2018/tabela-abono.jpg

Ministério do Trabalho
Assessoria de imprensa
imprensa@mte.gov.br
(61) 2021-5449 / 5963 / 5873