sábado, 7 de maio de 2011

Romaria de Nossa Senhora Auxiliadora, oração e reflexão da palavra

A Romaria de Nossa Senhora Auxiliadora 2011 tem como tema ,Amor de Cristo, fonte de União e todos os dias é desenvolvido no intervalo na reza do terço um sub-tema. No dia 05 de maio, dia das comunicações desenvolvemos esse assunto: Unidos pela Comunicação do bem. Tivemos como texto bíblico iluminador Ef 5, 8-14

Animador Pedro Cláudio


Hoje , 05 de maio é o dia das comunicações, por isso a coordenação da festa de Nossa Senhora Auxiliadora indicou esse assunto, UNIDOS PELA COMUNICAÇÃO DO BEM, que nos auxilia a viver o tema geral, AMOR DE CRISTO, FONTE DE UNIÃO. Esse dia,05 de maio, foi criado para lembrar o meio de comunicação de massa, o telefone, podemos lembrar também do rádio, da TV, dos Jornais, das revistas, da internet e de uma série de meios de comunicação que nos faz próximos e distantes ao mesmo tempo. Grande parte desses meios de comunicação de massa nós não podemos controlar. Cada um tem uma linha editorial, seguindo a orientação de um interesse, político, econômico ou mesmo religioso, que muitas vezes longe dos interesses da cristandade. Proponho aqui um olhar diferente, um olhar para nós mesmos, porque aí sim, temos o poder de mudar, de dar um novo rumo, podemos fazer a diferença, a partir de nós mesmo.

Vivemos a comunicação desde a concepção, somos a própria comunicação e fazemos uso desse Ser conforme as nossas aspirações, e às vezes, pela comunicação ganhamos um tesouro, as vezes pela comunicação perdemos mil tesouros. O momento é propício para parar um pouco e fazer o exercício de analisar o nosso jeito de viver esse Ser comunicação, de construir nossas relações, nossas vidas pela comunicação.

É através da comunicação e pela fé, que existimos como Cristãos, podemos conferir isso em Gêneses, no texto da criação que nos trás um poema, onde diz que no princípio, Deus Criou o Céu e a Terra, A terra estava sem forma e vazia, as trevas cobriam o abismo e um vento impetuoso soprava sobre as águas, Deus disse: Que exista a luz!. (Gen 1,1-3 a). Portanto, a comunicação nos fez enxergar, nos fez nascer. Mas adiante no Evangelho, prólogo de João : No começo a Palavra já existia: A Palavra estava voltada para Deus, e a Palavra era Deus. No começo ela estava voltada para Deus (Jo 1,1-2). É a valorização da comunicação. Agora, o texto que lemos hoje Ef 5,8-14 nos desafia a viver essa comunicação hoje, conforme os preceitos do Criador, comportar como filhos da Luz, diz São Paulo na carta aos Efésios , é praticar o bem, com justiça e verdade. O texto que lemos condena a omissão diante das injustiças, chama de morto, quem que esconde, São Paulo também nos chama para um despertar para a luz, que certamente irá iluminar nosso caminho para uma vida cristã digna. Temos a garantia, que Cristo resplandecerá em nós, quando agindo assim. Tiago no capítulo 3 clareia um pouco mais sobre como devemos viver a comunicação, ele orienta a um controle de nossa língua, uma parte do corpo que pode abençoar e amaldiçoar, a língua é um fogo da maldade, o homem sábio e santo é aquele capaz de se controlá-la ao falar, de colocar freio no corpo todo.

Portanto, o Cristão tem o dever de viver com responsabilidade, de discernir o que é agradável ao senhor, pois , assim sendo, estaremos mais próximos de Cristo.

LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!





Pedro Claudio Rosa