sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Radar móvel na G0 060, motoristas chamam de fábrica de multa.

Repórter Valcely Alves 
As pessoas que trafegam pela GO 060 trecho de Iporá a Goaiânia estão sendo surpreendidas, neste início de ano com radares móveis, muitos criticam o governo, acusando-o de montar uma indústria de multa. Isso devido a forma como essas arapucas foram instaladas, reclama Edmirson, empresário em Iporá. Diz ele “lamentável colocar radar móvel de velocidade 80km por hora. E  nas rodovias federais velocidade média 110km.    80 km só em pontos críticos fui multado hoje a 110 km hora é a indústria da multa e o pior é que não podemos fazer nada, diz ele que a essa velocidade 80 km por hora  não demora e uma carreta passa por cima do carro.

Na rodovia Estadual, trecho Iporá Goiânia, o repórter Valcely Alves, (foto) que também é vendedor autônimo, constatou a veracidade dessa denúncia e faz um alerta a todas as pessoas, diz ele que além dos cuidados comuns de dirigir com atenção de sempre, o condutor deve controlar a sua velocidade para não ser multado. Garante ele que, os radares são colocados em locais onde, geralmente os veículos sempre extrapolam essa velocidade limite devido a inexistência até agora de tais radares. 
Documento assinado pelo sargento Claudio Eurípedes Goçalves, chefe da equipe, Polícia Rodoviária Estadual, em São Luís de Montes Belos mostra os locais cadastrados para fiscalização de radar móvel.

Imagem tirada de watsap

G0 060 São Luis a Goiânia
Interessante, neste sábado, 14 de janeiro, percorremos a G0 060 trecho Iporá a Goiânia, e nossa conferencia in-loco da situação relatada pelos internautas não se confirmou, pelo menos nesta data. Nenhum radar móvel foi encontrado no trecho de 200 quilômetros, apenas alguns fixos que estão funcionando e outros desinstalados, estragos sem manutenção.

Justiça seja feita, por enquanto, persiste a ameaça de radares móveis nesse trecho da G0 060, mas em outras datas, principalmente entre Trindade a Goiânia esses radares são utilizados com frequencia.

Cinquentinhas: Governo vai reduzir taxas para atrair interessados na habilitação

Idosos são maioria nas cinquentinhas
Muitas cinquentinhas paradas, proprietários não tem habilitação.

Desde o último dia 1º de novembro 2016 os condutores de “cinquetinhas” (motocicletas de 50 cilindradas) sem habilitação estão sujeitos a recolhimento dos veículos, conforme determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Mas não basta só o condutor estar habilitado, essas motos devem ser emplacadas, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir", é considerada infração gravíssima e o valor da multa é de R$ 880,41.
Em Goiás, segundo informações do DETRAN, mais de 80 por cento dos condutores das cinquentinhas estão em situação irregular. Aqui em nossa região, o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, Major Ariel informou que os policiais já estão orientados a fiscalizar e proceder conforme manda a lei e pede aos que não tem habilitação para que não dirijam.
 A fiscalização está acontecendo por meio da observação policial nas rondas ostensivas, em abordagens e barreiras.

Com essa determinação diminuiu sensivelmente o número desses veículos nas ruas, algumas pessoas já regularizaram a situação e outras estão tentando e arriscando a ser pegos. Alguns desses veículos já foram apreendidos e estão no pátio em Iporá.

GOVERNO DO ESTADO QUER FACILITAR PARA OS PROPRIETÁRIOS

Um Projeto que prevê redução de taxas de autorização para conduzir ciclomotores e desconto em IPVA para veículos de CFCs. Está em andamento. Segundo o DETRAN GO,são permitidos dois tipos de documento para conduzir ciclomotores: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do tipo A e a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), que é restrita apenas à condução de “cinquentinhas” (motocicletas 50Cc).  Esse projeto visa Incentivar os proprietários de cinquentinhas a regularizarem a situação e as auto-escolas a investirem para receber os candidatos.

O projeto enviado à Assembleia Legislativa prevê alterações no Código Tributário, reduzindo em 50% as taxas relacionadas à Autorização para Conduzir Ciclomotores e oferecendo isenção em Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) para frota dos CFCs.

Bom também para o governo, já que Goiás possui 24.801 ciclomotores, mas somente 3.752 proprietários desses veículos possuem habilitação, isso vai render uma boa grana e facilitar para quem precisa. O problema é que está tendo pouco interesse pelas ACCs, a maioria desses proprietários são idosos, alguns analfabetos que não vão conseguir essa moto, é o caso do senhor José Urbano da Silva, morador de Iporá. Com mais de 75 anos ele aposentou a sua vermelhinha e aguarda interessado na compra.

Segundo anúncio do  DETRAN, com a aprovação desse projeto vai facilitar algumas coisas. Sobre as taxas, para conseguir a ACC definitiva a taxa vai cair de R$ 177,24 para R$ 88,66. Já a renovação cairá de R$ 124,36 para R$ 62,18. Outras três taxas teriam corte de 50%.