segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Para onde iremos?


Por onde caminha a humanidade? 
Por diácono Pedro Claudio

Iporá, 17/09/2018
Diácono Pedro Claudio- Opinião

Pergunta que já foi tema de livros, debates entre sociólogos e conteúdo escolar, difícil é responder a essa indagação, já que a cada dia, a cada momento percebemos a instabilidade do ser humano, definitivamente somos seres conflituosos. E nem precisa de estudos, de pesquisas para chegar-se a esta conclusão, basta que olhemos à nossa volta, nesse tempo presente para perceber a vulnerabilidade humana diante de diferentes visões de mundo tão diferentes e do quanto somos influenciáveis.

Olhemos para a revolução francesa de 1789, pondo fim a uma sociedade piramidal, eliminando privilégios, ditando novas regras para uma sociedade,   Liberté, Égalité, Fraternité eram os princípios apregoados, liberdade, igualdade e fraternidade para todos. Assim esperava a humanidade, mas logo que assumiram o poder, os líderes do movimento dispersaram, os ideais mudaram e, as coisas no mundo à época não voltaram como eram, mas também não tomaram o rumo proposto, o que acontece até os dias atuais.

Chegamos às eleições em 2018, os defensores da democracia, da melhor distribuição de renda, do salário justo para todos se perderam em meio a conquista do poder, como diria minha mãe “bobo quando nunca comeu melado, quando vai comer se lambuza”, o poder fez mal a muita gente. Chega de benesses aos poderosos, agora é nossa vez! Os justiceiros pegaram parte do chicote e também começaram a bater, mudaram de lado, como diria minha mãe, todos farinha do mesmo saco.

Na história mais recente no Brasil, a ditadura militar ceifou vidas, torturou, provocou suicídio, governou com mão de ferro, cassou-se a democracia, aí pensamos: tá tudo superado, nada mais de  AI-5 de 1968, agora os tempos são outros!  Ledo engano. O Chicote continuou a ser usado, agora ganhou foi outras mãos.

Na história da humanidade tudo sempre foi e é muito confuso, não há lógica no pensamento e nem no agir humano, a vida é como um jogo de futebol, como diriam diversos cronistas esportivos, incluindo o eterno técnico de futebol, professor Arnor Teodoro, o jogo é jogado e o lambari é pescado. Isso para dizer que nada é certo, que tudo é incerto.

Veja só: Tem cristão empunhando a bandeira do algoz de Jesus, e aos montes, tem defensores da vida pretendendo a morte de outrem em prol da propriedade.  E falam com convicção. Defendem o aborto, defendem pena de morte e por aí se vai… Como escrevera a dupla sertaneja Tião Carreiro e Pardinho  nos anos 70 “Onde é que nós estamos oh meu Deus tem dó da gente, mundo velho já deu, Flor carunchou toda a semente, virou um rolo de cobra serpente engole, Serpente, quem vive lesando a pátria dando pulo de contente e o pobre Trabalhador é o escravo na corrente."

Assim caminha a humanidade, é por isso que justifica uma oração cristã muito antiga que aqui insiro:

Salve Rainha

Salve, Rainha, Mãe de misericórdia, vida, doçura e esperança nossa, salve! A vós bradamos, os degredados filhos de Eva; a vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas. Eia, pois advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei; e depois deste desterro nos mostrai Jesus, bendito fruto do vosso ventre, ó clemente, ó piedosa, ó doce sempre Virgem Maria. Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Ano do laicado - Atletas de Jesus 20 anos em Iporá Goiás

Atletas de Jesus, alegria contagiante em 20 anos.



Leigos que arregaçam as mangas e se lançam ao trabalho.

Um grupo de católicos descobriu em Goiás, há quase 30 anos que pode trabalhar a evangelização por meio do esporte e fundaram o grupo Atletas de Jesus, e desde então estão sempre em atividade promovendo ações sociais diversas e despertando a sociedade para o mundo cristão. Nascido por intermédio da renovação carismática Católica, esse grupo procura atrair os jovens e pessoas de todas as idades para a prática saudável do esporte e também para serem ativos nas pastorais e movimentos.
Coordenador Mauro e esposa na Celebração
Essa história iniciou-se a 26 anos em São Luís de Montes Belos e se espalhou por diversas cidades, sempre contando com o trabalho voluntário, a boa vontade de leigos e leigas que abdicam de diversas outras opções de lazer para se colocar a serviço e  não medem esforços para que, a cada dia mais e mais pessoas participam.
Neste domingo, dia 16 de setembro de 2018 o grupo Atletas de Jesus se reuniu para celebrar os 20 anos de Iporá, repensar projetos e confraternizar. No primeiro momento o grupo participou da celebração eucarística na igreja matriz Nossa Senhora Auxiliadora e logo em seguida foram para o espaço da associação para um jogo de futebol e depois almoço na casa do Eternildo.
grupo de mulheres abraçam a causa em atletas de Jesus
Atletas de Jesus em Iporá tem uma Associação documentada, tem um terreno no perímetro urbano composto por um campo de futebol, alguma estrutura já iniciada para futuramente sediar uma capela, sala de catequese e outros.
Fernando Ferreira, funcionário público Federal, um dos fundadores do grupo Atleta de Jesus, teve a iniciativa há 20 anos, quando veio de São Luís de Montes Belos para Iporá, ele relata que no início teve resistência até de membros da igreja, mas que aos poucos foi vencendo as barreiras e que hoje existe mais apoio/..
Farmacêutico, Empresário Edmirso José Ribeiro participa desde 1999, diz ele que seu filho de 13 anos cresceu em meio a atletas de Jesus, ele espera que esse grupo cresça cada vez mais para o bem da Evangelização.  Zezé Miranda de São Luís de Montes Belos é mais antigo no grupo, disse que em Iporá foi plantada uma árvore que já gera muitos frutos. O Atleta de Jesus tem dois vereadores atuantes, Eder Manoel em Iporá e Manoel Pereira da Rocha Neto, Rochinha de São Luís de Montes Belos.

Iporá Goiás - Taekwondo superando as diferenças, salvando vidas


Prof. Magno, Ms Vanderlan, Secr. Haiyzza e ms Favorito.
Em Iporá Goiás afloram diversas modalidades esportivas: ciclismo, natação, artes marciais, futebol entre outros. No domingo 16 de setembro de 2018 aconteceu o  3º Iporá Open de Taekwondo que reuniu atletas de toda a região comemorando 28 anos da presença dessa modalidade esportiva.

O 3º Iporá Open de Taekwondo foi organizado pelo atleta Magno Borges, professor no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da cidade, que mobilizou a Federação Goiana de Taekwondo, participou o presidente Ricardo Favorito, mestre, campeão Brasileiro e o mestre Vanderlan que empresta seu nome a uma associação que realiza o evento.

O que chamou a atenção, além do desempenho dos atletas no tatame foi os exemplos de superação oriundos desse esporte. O Presidente da Federação é um apaixonado pelo Taekwondo porque nesse esporte ele aprendeu a superar todas as dificuldades pessoais, melhorou a sua vida. A secretária municipal de Assistencia Social, primeira dama do município Hayzza Haytt, também se declarou como um exemplo vivo de superação, ela fez parte da escola do professor mestre Vanderlan  quando criança. Em sua página na rede social ela escreveu "O esporte é a ferramenta de inserção social mais eficaz, pois o resultado é imediato e as transformações são surpreendentes".

O fundador do esporte em Iporá, mestre Vanderlan disse se sentir muito orgulhoso de ver a quantidade de atletas em ação hoje, 28 anos após a fundação