quinta-feira, 8 de novembro de 2018

IPORÁ GO - Réu que desmaiou no Júri pega 28 anos de prisão

Réu ouvido pelo juiz

A sequência do julgamento dos acusados da morte de José Pereira Cabral, o Zé da Motinha aconteceu nesta quinta-feira, 08 de novembro 2018 encerrando por volta das 18 horas. Jair Martins de Melo foi condenado a 28 anos de reclusão em regime fechado, com o conselho de sentença reconhecendo o réu como autor do homicídio e ainda culpado da corrupção de menor. A pena imposta a Jair foi 3 anos superior a de seu comparsa Antônio dos Santos de Oliveira, julgado em 05/11 pelo mesmo crime porque a conduta criminosa dele conseguiu superar a de seu parceiro. Na decisão escreveu o magistrado ser o réu de conduta social incompatível com o convívio pacífico em sociedade. Ele tem uma condenação de 1998 quando matou a própria irmã no dia do aniversário da mãe demonstrando assim o desajuste em sua conduta social.




Defesa e acusação

Advogados de defesa
Os advogados de defesa recorreram da decisão, entenderam que a pena foi alta, sustentaram a tese de negativa de autoria, argumentaram que as testemunhas, além de entrarem em contradição não apontaram a participação de Jair e sim do outro já condenado. O advogado Eder José de Castro reclama, disse  que a sociedade já vinha condenando Jair .

Promotor 
Promotor de Justiça Vinícius Castro Borges diz satisfeito do resultado, segundo disse, foi uma decisão pautada nas provas do processo, os jurados tiveram acesso as provas periciais, entendendo que o crime foi praticado na forma de emboscada.

O CRIME

Jair Martins de Melo e Antônio Santos de Oliveira no dia 11 de janeiro de 2013, por volta das 01h00min, no aterro sanitário de Iporá/GO, saída para o Município de Ivolândia/GO fizeram uma emboscada e com golpes de facas, causaram diversos ferimentos e ceifando a vida de José Pereira Cabral, que praticamente foi degolado.

O inquérito policial apurou que no dia 11 de janeiro de 2013, Jair Martins de Melo e Antônio Santos de Oliveira se encontravam na residência do menor S.S. O então com 14 anos incompletos. Eles combinaram que iriam até o Aterro Sanitário para matar  José Pereira Cabral, vulgo Zé da Motinha que residia numa humilde casa, naquele local. Segundo o inquérito policial, o papel do menor seria de desligar o relógio de energia da casa da vítima, para que José Pereira Cabral saísse, quando então seria atacado pelos demais denunciados. E assim procederam.
A vítima tentou sair de casa, com uma lanterna na mão, para religar a energia, quando foi atingida com um soco na cabeça, dado por Jair Martins de Melo, que se encontrava à espera, próximo à porta da residência, o que fez com que José Pereira Cabral caísse sobre uma cadeira. A vítima, que se encontrava nua, saiu passando por debaixo das pernas de Jair, rumo ao matagal, gritando socorro, na tentativa de salvar-se da emboscada.
A vítima oi encontrada por Antônio, e os três desferiram dezenove golpes de faca por todo o corpo provocando lhe a morte.

Iporá Esporte Clube confirma terceiro ano seguido na 1ª Divisão do Goiano

Divino Pains na FGF

Divino Paíns, presidente do Iporá Esporte Clube confirma a participação no campeonato Goiano primeira divisão 2019. Ele participou hoje, 08/11/2018 em Goiânia, do Conselho Técnico da competição. A disputa acontecerá com a participação de 12 equipes: Iporá, Gremio Anápolis, Goiás, Aparecidense, Vila Nova, Anapolina, Atlético, Itumbiara, Crac de Catalão, Goiânia, Novo Horizonte e Goianésia. A competição terá início no dia 19 de janeiro com encerramento em 21 de abril.
COMO FICOU OS GRUPOS
Grupo A: Goiás, Aparecidense, Crac de Catalão, Anapolina, Goianésia e Itumbiara

Grupo B: Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Goiânia e Iporá.
Os dois últimos colocados na fase de classificação serão rebaixados.

O Atlético Clube Goianiense não enviou representantes, o presidente Adson Batista avisou que não se sentiria confortável no evento em função de sua relação com a Federação Goiana.  Na reunião estava presente representante do CRAC de Catalão, o presidente Roberto Silva, o clube aparece na lista mais não é certeza de sua participação, isso está na dependência do apoio financeiro da prefeitura. O Prefeito Adib Elias estaria impedido de ajudar por recomendação do ministério público, mas o presidente acredita que o prefeito encontrará uma solução a isso.
No ano passado o Goian]ao foi disputado com 10 clubes, neste ano subiu para 12 que serão divididos em dois grupos com 6 clubes. O Goianão 2019 terá 2 turnos com os times do Grupo A enfrentando os do Grupo B. Cada clube vai realizar 12 jogos na fase de classificação.
Os 8 melhores colocados avançam para as quartas de final que será disputada no sistema mata-mata. Depois semifinais e as decisões.

Arbitro de Vídeo

Existe a possibilidade da utilização do VAR no Campeonato Goiano. Isso aconteceria na semifinal e na final, se a Federação Goiana tiver recursos financeiros ou se algum clube quiser custear os gastos. - Os 12 clubes serão divididos em dois grupos com 6 clubes. O Campeonato Goiano 2019 terá 2 turnos na primeira fase, com os times do Grupo A enfrentando os do Grupo B. Não há jogos dentro do mesmo grupo. Cada clube vai realizar 12 jogos na fase de classificação.
Os 8 melhores colocados avançam para as quartas de final que será disputada no sistema mata-mata. Depois semifinais e as decisões.

Grupo A: Goiás, Aparecidense, Crac de Catalão, Anapolina, Goianésia e Itumbiara

Grupo B: Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Goiânia e Iporá.