sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Violência em Iporá

Dois crimes neste início de ano desafiam a segurança pública em Iporá.

A Rádio Rio Claro debate violência e orienta população para ficar atenta. Pedro Claudio e Delegado Ronaldo Pinto Leite.



O ano de 2009 foi avaliado como um ano sem muita violência em Iporá, a maior cidade da Região oeste goiano, 32 mil habitantes, segundo o IBGE, teve neste período de 12 meses só um homicídio, mas em janeiro de 2010 tivemos dois homicídios. Como sempre, a emissora pioneira da cidade debate os assuntos mais importantes.

Os fatos: No dia 17 de janeiro, um domingo, alguém ligou para a Polícia Militar de um telefone público e diz ter visto o corpo. Trata-se de João Batista do Nascimento de 42 anos, encontrado no Distrito Industrial da cidade com uma bala alojada no crânio.

Antes havia ocorrido outro crime : Foi na Vila Brasília, Rua Nicósia, Qd 150, Lt 2859. Domingos Bueno de Souza de 81 anos, foi encontrado morto, com sangue no rosto e móveis revirados.Suspeita-se de latrocínio.

O Delegado Ronaldo Pinto Leite diz que não vê relação de um crime com o outro, mais as investigações seguem diversas ipóteses.

Governador Garante que asfalto Diorama/Mts Claros sai

Repórter Pedro Claudio entrevista Governador Alcides para a Rádio Rio Claro
Governador em Diorama



'Não é balela, não é conversa fiada" Foram essas palavras usadas pelo Governador de Goiás Alcides Rodrigues para responder a nossa indagação sobre a conclusão da obra asfáutica da Go-174 trecho entre as cidades de Diorama e Montes Claros. A pergunta feita por nossa reportagem, Rádio Rio Claro mde Iporá, foi provocativa para ficar gravado a promessa. Acontece que esse repórter, Pedro Claudio, já se dirigiu por durante três outras ocasiões a Montes Claros de Goiás , Uma com Maguito, outra com Naftali Alves e com Marconi Perillo, para noticiar a tão esperada obra. A entrevista do governador foi no final de 2009 e ahora neste início de 2010, 23 de janeiro ainda se espera a realização da obra. A informação da AGETOP, Agência Goiana de Transportes e obras Públicas, é que as chuvas atrabalham o andamento da obra. É esperar para ver.

Esporte- Rede Diocesana de Esportes

Foto Pedro Claudio
Campeonato Amador regional movimenta a região




As emissoras Rio Claro de Iporá e Serra Azul de Caiapônia da Diocese de São Luis de Montes Belos, dirigidas pelo diácono Carlos Alberto da Silva, numa demonstração de fidelidade ao ouvinte faz um esforço e garante a transmissão do Campeonato Amador Regional. A competição é organizada pela Liga Iporaense de Futebol, entidade filiada a Federação Goiana de Futebol, tem a participação de 12 equipes:

Grupo A: Umuarama, Diorama, Montes Claros de Goiás e Associação Atlética Iporaense


Grupo B: Serra Negra, Vilão de Piranhas, Bom Jardim e Aragarças


Grupo C: Gigante de Caiapônia, Caiapônia, Perolândia e Palestina de Goiás.


Na rodada de abertura jornada dupla em rede. Transmissão de Umuarama e Diorama quatro da tarde direto do Centro Esportivo Garra em Iporá e as 18:30 Direto de Palestina a equipe Serra Azul transmite Palestina e Perolândia.


Com o apoio do Comércio regional, das prefeituras e de outros desportistas a equipe composta por Pedro Claudio e João Izá, Danilo Oliveira, Wander Lima, Natalino Nascimento Guinter, Guinter Jr, Luizinho, Wender ,colaboração de Romildo Silva e Paulo Telesse e direção do Diácono Carlos Alberto realizam o trabalho de cobertura.

17/12/2009 Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás participa de programa nos estúdios da Rádio Rio Claro.




Foto: Presidente do TJ-Go Desembargador Paulo Teles, fundos Juiz Lucas Lagares e os apresentadores Pedro e Rosãngela.






O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Desembargador Paulo Teles esteve nos estúdios da Rádio Rio Claro. Durante 15 minutos ele respondeu a perguntas dos apresentadores do Jornal Rio Claro , Pedro Claudio e Rosângela Eduardo. Sem um tema pré-definido, os entrevistadores questionaram o desembargador sobre a lentidão do poder judiciário , sobre os planos para ampliar a comarca de Iporá e também sobre a meta 2. Paulo Teles disse que as críticas que são feitas ao poder judiciário são bem vidas e que elas contribuem para melhoria da prestação de serviços ao cidadão. Sobre a comarca de Iporá o presidente do Tribunal de Justiça disse que está em andamento a criação de uma terceira vara judicial, o que siguinifica mais um juiz e mais um promotor para a comarca. Ele só pediu um tempo para que se concretive concursos públicos. Reclamou o presidente do Tribunal, do número reduzido de Juízes. Sobre a meta 2 o presidente do Tribunal de Justiça disse que existe um empenho do Judiciário para cumprir o que foi determinado pelo Conselho Nacional de Justiça. Finalizando, o desembargador agradeceu o espaço e deixou o poder judiciário a disposição de toda a comunidade e da imprensa, que segundo ele exerce um papel primordial para a garantia da democracia plena.





Pedro Claudio.

21/01/2010 - Promotor incentiva campanha de mobilização contra a dengue em Iporá

Foto: Pedro Claudio coordena Debate com Promotor de Justiça,Denis Bimbarte, Cel Alves e Secretária de Saúde Lucélia.

O promotor de Justiça Denis Augusto Bimbati Marques, da 2ª Promotoria de Justiça de Iporá, reuniu-se na última semana com a secretária municipal de Saúde, Lucélia Borges de Abreu Ferreira, o comandante do 12º BPM, tenente coronel Divino Alves, e o delegado Ronaldo Pinto Leite para discutir ações de mobilização contra o avanço dos índices de dengue no município. Conforme destaca o promotor, o acréscimo de casos da doença na cidade motivou a realização de ações em conjunto para sensibilizar os moradores sobre os perigos da doença e para que colaborem na erradicação do locais de possíveis criadouros.

Entre as atividades que serão desenvolvidas está uma campanha de prevenção nos meios de comunicação local. O promotor, inclusive, já participou do jornal 12ª Hora, da Rádio Rio Claro AM, de Iporá, desenvolvendo o trabalho de conscientização.

Também ficou definido que será lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) a quem impedir o trabalho dos agentes de saúde pública, com base na infração prevista no artigo 268 do Código Penal. Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde encaminhará ao Ministério Público uma lista dos imóveis fechados ou abandonados, para que seja ajuizada ação civil pública garantindo o acesso dos agentes aos locais. (Texto: Cristina Rosa, foto: Promotoria de Justiça de Iporá / Assessoria de Comunicação Social)