sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Católicos reunidos em Londrina PR: Igreja deve ser mais atuante nas causas sociais. 14

14ª Intereclesial Londrina PR
Com o tema, CEBS, os desafios do mundo urbano, está acontecendo em Londrina-PR, o 14º intereclesial das cebs, (comunidade eclesiais de base). O encontro que tem como lema: “Eu vi…, eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-lo” (Ex 3,7), começou dia 23 de janeiro  e vai até sábado dia 27.
A diocese de São Luís de Montes Belos é representada por Ir. Dirlene da Glória Rodrigues, religiosa do Instituto Missionário Divino Espírito Santo  que reside em São Luís de Montes Belos, padre Everaldo Pires da Cruz, religioso passionista e  vigário paroquial da paróquia Santa Cruz em São Luís de Montes Belos e por um leigo Antonio Faustino residente em Piranhas.

Delegados de todas as regiões do Brasil estão lá participando do evento, explica irmã Dirlene. O arcebispo de Londrina Dom Geremias Steinmetz, na abertura do evento chamou a atenção de todas as lideranças para a prática diária de VER, OUVIR, DESCER E LIBERTAR.
Falando aos ouvintes da rede Diocesana de Rádio, Irmã Dirlene explicou que As CEBs, são uma forma de vivencia comunitária, de inserção na sociedade, de exercício do profetismo e de compromisso com a transformação da realidade.
Encontro de CBs pede igreja contra desigualdade.
Entre os assessores estão Frei Beto, conhecido pelo engajamento nas lutas sociais e por diversas ações contra a ditadura e Pedro Ribeiro de Oliveira, sociólogo, um dos fundadores do movimento Fé e Política.
Frei Beto em sua fala disse que devemos viver em comunidade  com atenção nos três Ps: pai ,pão e partilha. Lembrou o assessor no encontro, que muitos brasileiros não tem o pão de cada dia devido as desigualdades. O sociólogo Pedro chama a atenção de todos os católicos para necessidade de uma reorganização e para que sejamos mais ativos nas ações pastorais. Somente com o engajamento de todos de forma muito ativa, se consegue uma sociedade mais igualitária.


Antônio Faustino avalia sua participação como muito boa para o aprendizado e destaca o jeito de ser igreja na sociedade, a igreja em saída como uma das orientações mais importantes e constatou uma realidade: como igreja, estamos bem distante dos objetivos traçados. 

Padre Everaldo em sua entrevista diz esperar que esse encontro favoreça na igreja um despertar para o melhor engajamento nas atividades pastorais na luta por uma sociedade melhor, mais igualitária. Que todos os batizados e batizadas se ocupem  mais da luta pelos menos favorecidos e que promova uma igreja engajada nas lutas sociais. Que tenhamos mais atenção aos excluídos, os marginalizados, especialmente os que padecem discriminação, preconceito por causa da  sexualidade, pela cor da pele e os indígenas.