terça-feira, 21 de março de 2017

Judiciário busca caminho da conciliação para agilizar tramitação de processos.

O poder judiciário de Iporá conta agora com o  Centro Judiciário de Solução de Conflitos (Cejusc). O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás  desembargador Gilberto Marques Filho veio a esta cidade, no interior de Goiás e participou da solenidade de implantação da unidade dia 21 de março 2017. Juízes e todos os demais serventuários da justiça são unanimes na opinião que o Cejusc vai agilizar a solução de conflitos  e acreditam que essa agilidade traz consigo a cultura da conciliação que se transforma em paz na comunidade. 

A coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJGO, juiza Doraci Lamar disse à nossa reportagem que o peso de um processo para a grande maioria da população é muito grande, segundo ela, essa iniciativa é um método alternativo para a disseminação da cultura da paz.

O diretor do Foro comarca de Iporá, Wander Soares da Fonseca, mostra-se bastante animado com a agilidade dos trabalhos, ele disse que a possibilidade de um ambiente favorável para a concliação sem a presença do juiz, que pode inibir as parte é muito importante. O conciliador e as partes, sem a intervenção judicial pode resolver as demantas sem a intervenção da justiça. O Magistrado disse que mensalmente Iporá tem o registro de 200 ações, no ano passado o juiz Wander julgou 1.500 processos e que o acumulo hoje chega  a  10.697 processos em tramitação.