segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Sociólogos de Goiás apontam erros na educação de jovens na sociedade atual.


Professor Flávio Sofiati - foto divulgação UEG
A UEG campus Iporá realizou de 22 a 24 de novembro o 7º COSEMP, Congresso de Educação, evento que reuniu mais de duas mil pessoas entre acadêmicos e professores das redes estadual e municipal. 
A palestra de encerramento foi no auditório do IF goiano com a temática: JUVENTUDE E DIREITOS HUMANOS NA SOCIEDADE ATUAL com os professores doutores em sociologia Rezende Bruno de Avelar e Flavio Munhoz Sofiati. Para o professor Flavio Munhoz, autor de alguns livros sobre a juventude, a sociedade precisa mudar a forma de educar os jovens, que hoje são levados a um individualismo sem medida, a uma competição constante em nome de uma vida melhor no futuro. Os sociólogos deram o nome a isso de a busca pela prosperidade, e apontaram algumas igrejas cristãs como responsáveis por isso, quando pregam um cristianismo deturpado.

Prof. Rezende - foto divulgação UEG
Os nossos jovens hoje estão sendo levados por uma onda conservadora que levam a vários fatores, entre eles, a cultura do “ salvem-se quem puder”, e isso leva a uma realidade social que privilegia práticas individualistas e competitivas, e a sociedade acaba vendo isso como natural, explica o sociólogo. “ O natural do ser humano é ser competitivo, é ser individualista, alguns dizem, é preciso lutar pela sobrevivência”. Explica Sofiati que nada é natural, tudo é construído socialmente do ponto de vista da sociologia, Segundo ainda o professor, existem várias pesquisas que apontam o contrário, que o indivíduo vai se construindo socialmente.  Por aí percebe-se a importância dos educadores na construção de um mundo melhor. É preciso dar um referencial na construção social, nesse sentido o sociólogo disse que o problema é que os referenciais se multiplicaram, se fragmentaram e no caso da religião, se proliferam a religião puramente cultual, de culto ao dinheiro, e infelizmente, esse é o grande referencial, diz ele. Cultuar o dinheiro significa valorizar as coisas, o ter e a propriedade privada. O que esperar de um referencial desse? Indaga. Muitas igrejas pregam o contrário da essência do cristianismo, que é a vida comunitária. As igrejas se multiplicaram e investem nessa lógica do salve-se quem puder.