segunda-feira, 6 de março de 2017

Tirando leite de Onça,Iporá consegue boa campanha na elite do futebol Goiano.

Repórter Cássio Douglas e Narrador Danilo Oliveira-
Não deu para o Iporá, o caçulinha na elite do Futebol Goiano, que ontem, 05 de março de 2017, perdeu de 2 a 0 para o visitante Anápolis no estádio Ferreirão. Os jogadores do Iporá não apresentaram o mesmo desempenho de outras atuações.

Alívio para os visitantes, que até então tinham uma só vitória. Resultado que permitiu ao Anapolis se igualar ao Iporá no número de pontos, 08 no total, e a assumir a quarta colocação no Grupo B.

O JOGO

O primeiro gol aconteceu nos acréscimos do primeiro tempo, com o atacante Quirino. O Iporá, ainda jogava de igual para igual, mas caiu de produção quando perdeu um pênalti batido por Jonny, boa defesa do veterano Wagner Bueno. Com o resultado desfavorável, o Iporá partiu pra cima, do adversário, abriu a marcação para fortalecer a chegada de bola ao ataque, e o Anápolis soube aproveitar-se disso, e num dos contra-ataques ampliou o marcador aos 10 minutos do segundo tempo, 2 a 0. 

Nervoso, errando muitos passes, perdendo o poder de criação, o Iporá não conseguiu mais reagir. O Anápolis, reforçou a sua marcação no meio de campo e garantiu o resultado.

Diácono Pedro Claudio
O Iporá manteve a terceira colocação no Grupo A com 8 pontos mas se distanciou mais ainda da ponta Vila Nova com 17 e Goiás com 14 em 8 jogos disputados. No próximo sábado, 11, O Iporá vai a Aparecida de Goiânia onde enfrenta a Aparecidense e  o Anápolis domingo dia 12 recebe o Crac de Catalão no estádio Jonas Duarte.

História de luta

Campeonato Goiano da primeira Divisão tem pela primeira vez o Iporá Esporte Clube, que perseguiu esse objetivo desde a sua criação em Janeiro de 2000. Grupo liderado pelo médico Leandro Neto e Divino Pains que continua até hoje como Presidente, e que no decorrer de sua curta história teve outros dirigentes, como Moacir Fonseca e Wander Alves Rosa, e diversas outras pessoas envolvidas, como o atual diretor de Esportes Guilherme Gomes, muito auspicioso nas contratações, Auencione que já atuou pelo time como jogador e treinador e Júnior Pezão que conseguiu o feito de subir o time para a elite do futebol no estado.

Mas não foi fácil chegar onde está, na elite do Futebol, foi preciso união, de muitas pessoas que gostam do esporte, gente humilde, que luta pela sobrevivência no dia-a-dia, como pedreiros, serventes, pintores, e também ajuda de pessoas como Ângelo Macedo do Baratão Shopping, do Advogado João Francisco, do empresário de Goiânia, professor Alcides, do Sávio, do Posto, do Jacinto da Jacinto Engenharia, e tantos outros, alguns anônimos, e dos gestores públicos, Prefeito Naçoitan e seu vice Duílio Siqueira, e os 13 vereadores que aprovaram a ajuda de  R$100.000 (cem mil reais) ao clube. 

O estádio não estava apto, o orçamento do município não permitia, tudo parecia remar contra, mas com a união, conseguiram garantir-se no campeonato. O importante é não fazer feio, e isso até agora tem acontecido. 




O Iporá Esporte Clube, representa a região Oeste de Goiás na competição, uma paixão nacional, que por aqui tem reunido no estádio Ferreirão até hoje o máximo de público de Público - 1.835 pagantes, no confronto contra o Atlético Clube Goianiense, clube da primeira divisão do Campeonato Brasileiro em jogo válido pela segunda rodada do primeiro turno, numa tarde de quarta-feira (dia normal de trabalho), 01/02/2017. É pouco para uma região e uma cidade, que segundo o IBGE tem 32.218 habitantes (estimativa 2016). Muitos reclamam do preço do ingresso, entre os mais caros do campeonato R$ 30 por pessoa, principalmente aqui em que a grande maioria tem renda per capita pequena 9.338,93 IBGE 2011, pra se ter uma ideia, Montes Claros de Goiás pela mesma fonte tem renda per capita de 17.433,92 (conforme pesquisa feita pelo site Oeste Goiano).
Por aqui há uma unanimidade, pelo histórico do Iporá, não há de se exigir título, mas pelo menos a manutenção na mesma divisão em 2018. O time até que começa bem, não faz feio, pelo menos até agora, duas derrotas, 1 a 0 para Atlético e 2 a 0 para o Anápolis, uma vitória, 1 a 0 contra a Aparecidense e, 5 empates:  Duas vezes 1 a 1 com o Goianésia, 1 a 1 com Rio Verde, 1 a 1 com Anápolis e 0 a 0 com o grande Atlético Clube Goianiense.