sábado, 20 de maio de 2017

Febre Amarela faz uma vítima na região Oeste de Goiás, saúde em alerta.

Um homem de 54 anos residente em Amorinópolis, faleceu em um hospital privado em Iporá, colocando os profissionais de saúde em alerta. Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde foi deslocada para Iporá para investigar o caso e tomar as medidas profiláticas cabíveis, informou a Secretária Municipal de Saúde e sua equipe em uma entrevista às rádios Rio Claro Am e Felicidade FM.


Os profissionais de saúde, no entanto buscam tranquilizar a população, “nossa cobertura vacinal passa de 90 por cento”, informa a Secretária. Segundo ela, todos os postos de saúde em Iporá estão dotados de vacina, neste sábado,20 houve a abertura dos postos para atender a população.
Não se tem ainda informações sobre o histórico desse paciente, sobre o local onde ele pode ter contraído essa doença. Segundo a saúde pública, esse paciente padecia de outras patologias, também transmitidas pelo vírus aedes aegypti.

Sobre a doença


A febre amarela é uma doença grave que pode matar. A prevenção é fácil, basta tomar a vacina. É importante ressaltar que mesmo você já tenha visitado o local outras vezes, é preciso estar imunizado contra a enfermidade. ''O vírus da febre amarela percorre áreas grandes do Brasil e da América Latina'', lembra Barbosa.

Ciclo -No Brasil, o vírus da febre amarela circula nas áreas silvestres, de matas e florestas.Para se proteger contra a febre amarela, a vacinação é o método mais seguro. A dose da vacina tem validade por 10 anos e deve ter tomada 10 dias antes da viagem. O Ministério não indica a revacinação antes desse período. Só não deve tomar a dose, pessoas com baixa imunidade, que tenham forte alergia a gema de ovo, gestantes e bebês menores de seis meses.

Doses - A fabricação da vacina é feita com o vírus da febre amarela atenuado e, como todo medicamento, pode causar algum efeito colateral, como dor de cabeça e febre. Mas nem todos têm essas reações. A maioria das pessoas toma a dose e não sente nada depois. Com relação à bebida alcoólica e à combinação de remédios é preciso ter cuidado porque prejudica a formação de anticorpos. Medicamentos antidepressivos devem ser evitados.
   Fonte: Ministério da Saúde