domingo, 4 de agosto de 2019

Diáconos realizam 20º encontro em Itumbiara



Diáconos de toda a região Centro-Oeste realizaram neste final de semana, de 02 a 04 de agosto, no centro de Pastoral de Itumbiara Goiás, o 20º encontro e 1º encontro regional de esposas dos diáconos. O evento contou com a assessoria do bispo auxiliar de Goiânia, Dom Levi Bonatto e com a participação de dom Fernando Brochini, bispo de Itumbiara.

Diácono Joaquim, Rosilei e Renato.
Sob o tema : Diaconato, Família e Ministério e lema: Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornam meus discípulos,  Eis que Eu estou com vocês todos os dias até o fim do mundo (Mt 28, 19-20) , os participantes tiveram a oportunidade se um momento de partilha e reflexão sobre a caminhada. Também ocorreu nesses dias o  1º Encontro Regional de esposas de diáconos e o Padre Joaquim Cavalcante trabalhou: O poder de ser esposa auxiliadora na missão diaconal e Karla Pedro trabalhou Graça Santificante pela vida de Oração.

A próxima Assembleia Diaconal ocorrerá de 31 de julho a 02 de agosto de 2020 e poderá ser nas  Dioceses  de Goiás, de Formosa  ou de  Ipameri.

A diocese São Luís de Montes Belos foi representada pelos diáconos Joaquim Gouvea de Montes Claros, Rosilei de São Luis e Renato de Nazário.

Religiosos passionistas reunidos em retiro e assembleia em Aparecida- SP


Entre os dias 29 de julho a 02 de agosto, os missionários passionistas da Província Exaltação da Cruz, espalhados pelos estados  Bahia, Minas Gerais, Espirito Santo, Goiás e Acre, grupo do qual fazem parte os que estão aqui na diocese de São Luís de Montes Belos, se reuniram em Aparecida – SP. Foi um retiro espiritual e a 5ª assembleia geral dos religiosos onde avaliaram a caminhada e projetaram futuro.
O retiro teve como pregador o religioso redentorista Padre Carlos Arthur que aprofundou estudo dos documentos escritos por Papa Francisco sobre Evangelização, com especial atenção ao documento que fez para os jovens no sínodo da Juventude. 
Houve uma peregrinação pelo santuário nacional de  Aparecida,  quando conheceram os traços da arquitetura, parte por parte.  Padre Alex Favarato reitor do Santuário São Paulo da Cruz de Belo Horizonte em contato com a rede diocesana de rádio disse que um momento forte do encontro foi quando entraram na Capela dos Apóstolos e tiveram a oportunidade de contemplar a imagem de Nossa Senhora Aparecida que foi pescada  no rio Paraíba há mais de 300 anos. Com a imagem diante dos olhos, conta o Padre, a emoção foi grande, sentiram em Maria, a presença de Deus, motivando-os a continuar a missão.
Decisões tomadas na Assembleia: Os passionistas vão assumir uma área missionária no nordeste diocese de Guarabira, assumirão o Santuário Padre Ibiapina município de Solânea – PB.


.