terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Um ano sem padre Wiro, comunidade celebra a sua ressurreição







A comunidade Cristo Libertador em Iporá celebrou missa de um ano da morte de seu fundador, Pe Wiro Van Vliet,CP.

O Missionário Passionista Pe WIRO , faleceu no dia 02 de fevereiro de 2009, depois de algum tempo acamado e de ter um AVC,Acidente vascular celebral. Neste dia 02 de fevereiro, na celebração de um ano do falecimento do religioso, não se falava em morte mais sim de sua vida, vida que foi quase toda dedicada a esta comunidade de Iporá ao longo dos seus 53 anos de sacerdócio.

A Celebração foi presidida pelo Vigário Geral da Diocese,Pe. Cornélio Petrus Boomarts, o único padre holandes agora em nossa diocese, e concelebrada pelos religiosos: Padres Hermógenes, Ribamar, Tarcílio, Luis e Melquíades. Vieram também alguns dos seminaristas de São Luis de Montes Belos, a irmã Cecília Lain e outras religiosas.

Pe Wiro é um dos primeiros missionários passionistas holandeses a vir para o Estado de Goiás. Juntos a outros missionários trabalhou em várias cidades da diocese de São Luís de Montes Belos, como Iporá, Diorama, Montes Claros, Israelândia, Amorinópolis, Jaupaci, Ivolândia, Moiporá, Cachoeira de Goiás, Aurilândia, Firminópolis e São Luís de Montes Belos. Pe Exerceu as funções sacerdotais até o Mês de maio de 2008, quando a sua saúde agravou-se. Nos últimos meses, Pe Wiro estava acamado em sua Residência ao lado da Igreja Cristo Libertador no bairro Mato Grosso em Iporá - GO. Padre Wiro foi o líder religioso mais importante da Historia de Iporá. Pároco por muitos anos da cidade, influente em muitos assuntos da vida de Iporá e implantador de várias comunidades e casas assistenciais e também um dos maiores entusiasta com a comunicação de massa, tendo tido um papel fundamental na decisão da diocese de adquirir a rádio Rio Claro . Pe Wiro chegou na diocese de São Luis de Montes Belos em janeiro de 1959 e estava presente em Iporá desde 07 de janeiro de 1964. Participou ativamente de toda a história da diocese de São Luís de Montes Belos.









Fonte site passionista

Nossa comunicação, nossa vida pela vida



As emissoras da rede diocesana de rádio em Iporá,Rio Claro Am e Felicidade FM contam com trabalho importante de Wender Gomes.

Na Felicidade FM, 97,9 Wender começa o trabalho as cinco da manhã e fica no ar até as sete e depois retorna as 17h e vai até as 19h no ar.
Ainda pela manhã Wender Gomes sai do ar na FM e vai para o estúdio de gravação onde sua criatividade é colocada em prática na produção sonora dos textos que vão ao ar nas emissoras. É um trabalho que exige muito.
Wender Gomes no estúdo de gravação,muito trabalho e descontração...

Novos números da Dengue em Iporá, continua o alerta






As chuvas dão um tempo, o calor aumenta,a água continua empossada. Devido a isso a população deve ficar alerta, porque nessas condições o aedes aegypti se prolifera muito rapidamente,diz Secretária Municipal de Saúde Lucélia Borges de Abreu Ferreira (foto) em entrevista para a Rádio Rio Claro .



O Comitê de combate a dengue divulgou nesta tarde do dia 02 de fevereiro mais um boletim sobre a situação da dengue em Iporá. São 325 casos suspeitos de dengue notificados, desses, 56 já apresentaram resultado positivo.
O apelo que se faz é para que a população tenha uma atenção com as calhas, com os descartáveis e com o lixo, evitar que a água se acumule nos quintais e dentro da casa.
ATENDIMENTO DA SAÚDE PÚBLICA NÃO AGRADA USUÁRIOS
A reportagem das emissoras da Rede Diocesana de Rádio, acompanhou algumas pessoas com suspeita de dengue na tarde do dia 02 de fevereiro. Dona Alvira pegou o resultado do exame de laboratório,o médico Rodrigo Álvares olhou e não identificou a suspenta de dengue, disse que ela não tinha nada. A paciente ficou indignada porque não teve resposta para o seu problema de saúde. Disse ela que continua sentindo dores pelo corpo, febre e não teve nenhuma orientação capaz de atender as suas necessidades.
Outra pessoa Jorcelina Barbosa, procurou o hospital para o atendimento a seu filho, fez o exame de laboratório e o resultado foi negativo. Ela diz não entender porque o seu filho já havia sido acometido da doença, " Ele está com o corpo todo empolado, eu tenho medo dessadoença recolher e o médico olha e diz que não tem nada" Reclama Jorcelina que o hospital não está servindo para nada.

O MÉDICO EXPLICA


Médico Adolf Rommel Lins Linhares Peixoto disse que estamos numa época de viroses que dão sintomas inespecíficos que são dor no corpo, dor de cabeça, atralgias, (dores nas juntas) e tambémpodem dar dor no olho. As viroses não tem tratamento expecífico, explica o médico, acrescentando que a dengue é uma das vioroses. Neste caso deve se ter uma atenção especial porque a dengue tem uma tendência de ocorrer hemorragias, desidratação e até a morte.
Diante disso tem que se dispensar uma atenção especial para que não aconteça um diagnóstico errado para conduzir o paciente da melhor forma possível.

Trator compro com recursos do Governo Federal e da comunidade não fica parado em Iporá

Trator contribui para melhorias na zona rural.

Os produtores rurais da zona rural, município de Iporá, comunidade do Buriti e Palmito estão aproveitando bem o trator compro com recursos do governo federal contrapartida dos beneficiários. Vice presidente da associação de Produtores rurais do Buriti, Valdivino Dias de Oliveira, o Careca (foto), conta que o trator que chegou no dia 06 de janeiro e que foi recebido com uma grande festa, não fica parado um dia sequer. A preocupação era com a ociosidade do trator , já que ele chegou em um final de safra,mas acontece o contrário. O trator é utilizado para reforma de pasto e principalmente no preparo da terra para o plantio de Feijão,milho e outras culturas.
CUSTO
Os membros da associação pagam 40 reais por uma hora de trabalho do trator eos não sócios tem um custo de 70 reais. Antes, ao contratar um serviço de trator os produtores pagavam de 80 a 100 reais a hora. Agora fica mais fácil, mais barato produzir,comemora Zenildo, o Presidente da associação. Esse trator foi adquirido com emenda do deputado Federal Leonardo Vilela do PSDB que prestigiou a solenidade de entrega do benefício. Outras comunidades agora aguardam o mesmo benefício.