quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Suicídio tem alta incidência em Goiás.

Psicóloga e sexóloga  Paula Mikaelle 


Durante este mês ocorre a campanha setembro Amarelo que visa conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Idealizada em 2014, a proposta é alertar a sociedade sobre a realidade do índice de suicídio no Brasil e no mundo, e suas formas de prevenção.

SUICÍDIO EM GOIÁS

Na região Oeste de Goiás a situação é preocupante, o delegado de Polícia Antônio Machado ao falar sobre um caso recente em Ivolândia para as rádios Rio Claro AM e Felicidade FM, sobre um homem de 38 anos que se matou em agosto de 2018, informou que este foi o quarto suicídio na cidade com 2 mil e 500 habitantes, no período de um ano.  Aurilândia GO com pouco mais de 3 mil habitantes foram 5 suicídios em 2017.
O Delegado Antônio Machado, informa que por ser cristão católico tem sido muito sensível a isso, e que em suas atividades do cotidiano na delegacia dá uma atenção especial quando percebe dependência química, pessoas com dificuldades no relacionamento familiar, deprimidas, ansiosas. É preciso tratar a pessoa com mais atenção quando se percebe essas anormalidades, disse.
O Delegado Antônio Machado explicou ainda que pesquisa o assunto, e que tinha uma errônea ideia que a ausência de sentimento cristão em países de predominância islâmica, como o Cazaquistão,  poderia contribuir para o alto índice de suicídio, mas ele constatou que em países da América, de predominância cristã isso também ocorre praticamente na mesma proporção. É uma questão muito complicada para especificar a causa, ele diz que percebe isso junto ao bispo da diocese de São Luís de Montes Belos, dom Carmelo Scampa que aborda esse tema com muita cautela e ele concorda.

SITUAÇÃO NO MUNDO
Dados da organização mundial da saúde mostram que quase 800 mil pessoas tiram a própria vida no mundo a cada ano o que representa uma pessoa a cada 40 segundos com taxa de 10,4 mortos por 100 mil habitantes.

ORIENTAÇÃO

Psicóloga e sexóloga  Paula Mikaelle que atende na Clínica Amparo Saúde  em Iporá esteve nos estúdios das rádios Rio Claro AM e Felicidade FM no  dia 12 de setembro para contribuir com essa campanha.
Segundo ela, o suicídio se tornou um grande problema de saúde pública no país e em nossa região oeste de Goiás devido ao aumento dessa incidência, e que não dá para quantificar casos levando-se em conta a idade da pessoa, isso ocorre em todas as idades.
Noticiamos aqui nas rádios casos de um jovem, 15 anos em Diorama, de um homem, 38 anos Ivolândia e de uma idosa, 87 anos  agora em final de agosto de 2018, em Jaupaci,  que tiraram suas próprias vidas.
A psicóloga vê com preocupação o distanciamento das pessoas devido aos meios tecnológicos existentes, é preciso melhorar o acolhimento, e dar uma atenção aos pré-dispostos a essa prática, como os depressivos, dependentes quimicos e outros.

Fernanda Zanolli Freitas, professora e especialista em biotecnologia da Unesp em Araraquara SP, contribuiu com nossa reportagem. Ela diz que o suicídio é um mal silencioso, as vezes está do nosso lado e não percebemos, o indivíduo com ideia suicida ele não vai falar, pode até dar indicativos, mas não de forma clara, e tem também a pessoa que enfrenta o problema e não sabe pedir ajuda, alerta a professora.

O problema é que quando se depara com pessoas com tendência suicida, muitas vezes as pessoas que se julgam emocionalmente estáveis elas fogem da situação. O Setembro Amarelo é importante nesse sentido, porque ele nos ensina a forma correta de proceder para com a pessoa doente.

Colégio Militar em Iporá abre 275 novas vagas para 2019.


O Comando de Ensino Policial Militar da PMGO divulgou ontem  o edital que regulamenta o sorteio das vagas para o ingresso de novos alunos nos Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás, em 2019.

São 8 mil e 600 vagas em todo o estado de Goiás, em 47 unidades escolares em Iporá CPMG Ariston Gomes da Silva  temos

6º Ano - Ensino Fundamental Vespertino 75 vagas
7º ano ensino fundamental vespertino 50
8' Ano - Ensino Fundamental Vespertino 25
9º ano do ensino Fundamental Vespertino 25
 Série - Ensino Médio Matutino 100
Total – 275 vagas


Portadores de necessidades especiais concorrem em igualdade de condições, exige-se do candidato, que ele seja brasileiro, se estrangeiro deve estar em situação regular no país, os documentos pessoais, declaração de que está cursando a série anterior  à pretendida//
Aos candidatos com idade de 14 a 16 anos que pleitearem vaga no turno noturno, apresentar comprovação (carteira de trabalho) de que trabalha no período diumo na condição de aprendiz, com carga horária superior a 04 horas diárias;
Já os candidatos com idade de 16 a 18 anos que pleitearem vaga no turno noturno devem apresentar comprovação documental de trabalho (carteira de trabalho), ou declaração subscrita pelo adolescente e seus pais ou responsáveis, em que conste ser trabalhador, devendo conter nome e endereço do empregador e horário de trabalho diumo;
Após as inscrições, os candidatos aptos participarão de um sorteio a ser realizado no dia 1º de novembro de 2018 a partir das 09 horas da manhã na sede da instituição. O sorteio será coordenado por uma comissão já constituída e a lista dos sorteados será divulgada no mural da unidade escolar e em sites//
As matrículas serão realizadas de 08 a 10 de janeiro