quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Iporá Goiás- Como será com futuro Governo?

Marcus Dias e José Antonio (DEM)

Prefeito de Iporá Naçoitan Leite (PSDB) manifesta preocupação com o funcionamento de órgãos estaduais em Iporá a partir do ano que vem. Em entrevista às rádios Rio Claro AM e Felicidade FM o chefe do poder executivo municipal disse que vive a expectativa de um contato com a equipe do Governador eleito para confirmar as parcerias e continuar o pleno funcionamento em 2019. Ele cita que na parceria com o executivo estadual funciona aqui o vapt vupt, polícia civil,  polícia científica, bombeiros, a regional da saúde, da educação entre outras que dependem de um convenio. 
Prefeito Naçoitan

Ouvimos o grupo de apoiadores do governador eleito em Iporá, integrantes do DEM,  Advogado Marcos Dias e o engenheiro José Antônio  (foto), eles informaram que mantém contatos com o grupo do governador eleito e que estão organizados em Iporá, inclusive com nomes a serem apresentados, caso o governador eleito solicite, no entanto acham cedo para esse tipo de preocupação, Marcos Dias disse que quem governa ainda é José Eliton e que não há razão para esse tipo de preocupação.
Os dois entrevistados afirmam que Caiado é livre para indicar quem quiser, já que na composição da chapa não houve comprometimento com partidos em cargos, mas alimentam a esperança de usar o critério político e técnico para preencher as vagas. Uma coisa é certa, disse Marcus Dias, mudanças necessárias vão ocorrer.


MOTIVO DA EXPECTATIVA

O histórico de governança no estado nos últimos anos gera muita expectativa, e a razão disso deve-se a uma possível mudança no ritmo de trabalho, Ronaldo Caiado, nunca foi governador e agora se avizinha um novo tempo administrativo a partir de janeiro 2019.
O médico, senador Ronaldo Caiado (DEM), que já foi deputado federal sempre navegou entre oposição e aliado de Marconi Ferreira Perillo desde que ele foi eleito Governador pela primeira vez em 1998, a época, quebrando a hegemonia do PMDB no poder desde 1983, iniciando com Iris Rezende 1983 e encerrando Maguito Vilela/ Naphtali Alves/ Helenês Cândido em 1998, portanto, 15 anos.  Desde, então 1999, quem dá as cartas no executivo estadual é Marconi Perillo, salvo 2007 a 20011 quando o então aliado Alcides Rodrigues governou e resolveu rebelar-se, depois Marconi voltou em 2015 até passar o bastão pro vice José Eliton em abril de  2018 para concorrer sem sucesso ao senado.
Portanto, nosso histórico é de um grupo político perpetuar no poder por um grande período. E agora?
Tudo deve ser novo, para nós, simples mortais, e inclusive para o governador que assumirá em 2019.

Reportagem: diácono Pedro Claudio 14/11/2018

Relíquia de Frederico Ozanan fundador dos Vicentinos em Iporá Goiás


Está acontecendo nesta região a peregrinação da "Relíquia de Antônio Frederico Ozanan, nesta diocese percorre as cidades :Caiapônia, Iporá, Montes Claros e São Luis de montes Belos. Amanhã, dia 15 de novembro  será a vez de Iporá, a celebração acontece na igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora a partir das três horas da tarde.
A relíquia é um pedaço de linho na cor creme que Frederico Ozanan usava quando foi sepultado. O tecido era um manto colocado para envolver o corpo, seguindo um ritual próprio dos franciscanos, Frederico Ozanan participava da ordem terceira franciscana//
Em 1929 quando houve a exumação a família do principal fundador da Sociedade São Vicente de Paula autorizou o Conselho Internacional a fazer a retirada de parte do manto para transforma-lo em pequenas relíquias.

Essa relíquia vem envolta a uma estatueta, uma imagem de cerâmica que retrata a figura de Ozanan//
Segundo os vicentinos, essa relíquia é conservada para preservar a memória do seu fundador e também para propiciar momentos de veneração a quem tão bem fez a humanidade. João Bueno de Morais, João do Pote da coordenação do Lar São Vicente de Paulo, uma das obras vicentinas explica que essa imagem vem de Roma para onde retorna após a peregrinação por aqui.
A motivação

Viver de modo atualizado as virtudes missionárias vicentinas, para bem servir a Cristo evangelizador dos pobres: a autenticidade no ser e agir, buscando a verdade(simplicidade); a abertura de coração a Deus,  reconhecendo nele o Senhor de nossa vida, sem autossuficiência e prepotência(humildade); a capacidade de manter a ternura e a bondade na luta (mansidão); a capacidade de concentrar-se para optar em radicalidade por Cristo e seu Reino (mortificação); e a dedicação generosa, atuante, criativa e responsável para evangelizar e servir os pobres (zelo)!

VIDA DE FREDERICO

Ozanam matriculou-se na escola dos pobres, aí encontrou Jesus e desenvolveu uma atitude compassiva e misericordiosa, que orientou sua fé, sua vida e seu trabalho: “Os pobres, nós os enxergamos com os olhos da carne. Eles estão aí! Podemos tocar com o dedo suas chagas: aqui a incredulidade não é mais possível – É preciso cair de joelhos aos seus pés e gritar: MEU SENHOR E MEU DEUS! Vocês são nossos mestres e seremos seus servos. Vocês são para nós imagens sagradas do Deus que não enxergamos. Não podendo amá-lo de outro jeito, nós O amaremos em vocês”. Nas pegadas de São Vicente, Ozanam fez a experiência de encontro com Cristo presente nos pobres, neles encontrou o Verbo Encarnado, fez uma corajosa e fecunda opção pelos pobres: “Tomemos partido dos pobres, miseráveis da classe operária...”
Antônio Frederico Ozanam  ensina um amplo e rico horizonte espiritual para avida de fé e trabalho vicentino. É um fantástico programa de vida cristã, a que o vicentino é chamado a viver e a transmitir aos outros. Em vista de sua santificação pessoal e da santificação dos outros, não podemos perder de vista as ricas pistas espirituais vicentinas que Ozanam nos deixou para que a SSVP continue sempre viva em missão e buscando sempre a mudança para transformação da realidade dos mais pobres.