domingo, 6 de janeiro de 2019

Opinião -Em tempos de intolerância, os tolerantes devem usar o diálogo como arma, nunca a imposição!


Em tempos de intolerância, os tolerantes devem usar o diálogo como arma, nunca a imposição!

Estamos vivenciando em todo o mundo, Brasil e Estados Unidos, um acirrado debate sobre o modo de viver a sociedade, nunca se questionou tanto, a tão sonhada e esperada diminuição da desigualdade social, os direitos e os deveres de todos estão em debate, muitas vezes de forma sutil, mas ele acontece.

Hoje, as pessoas parecem divididas entre os democratas e socialismo/comunismo, estamos sendo agressivos, excludentes a pessoas que supostamente vivem uma ideologia diferente.
É preciso identificar o que é socialismo, o que é o comunismo endemoniado por muitos! Hoje é muito fácil pesquisar esse assunto, muitos artigos, notas de jornais entre outros, a disposição das pessoas. Ah! eu sou de esquerda, ah! eu sou de direita, mas e daí?

 É de suma importância esse momento  histórico, e não é fugindo do debate que se combate a posição contrária a sua, e muito menos partindo-se para o confronto. O que impera hoje, na maioria das vezes é a intolerância de ambas as partes. É preciso, ser tolerante, olhar a opinião do outro sem ignorar, mesmo que esta opinião, visão de mundo nos pareça bastante estranha. Primeiro passo é ouvir (ver), observando a realidade do outro, sem deixar-se levar por paixões, sem perder um só detalhe, e tentar enxergar motivações para tal opinião. Com um olhar atento podemos nos desarmar, e quem sabe, no próximo passo, de nossa análise, termos um resultado mais positivo. Passo seguinte tirar conclusão (julgar), mas uma conclusão sadia, levando em conta, a situação do outro, as motivações para a sua posição, e não ve-lo como inimigo pelo fato de sua visão ser contrária a minha. Assim, após me colocar na história com contexto e pretexto passar à ação. O que vou fazer no meu dia-a-dia, como vou me comportar (agir), nas redes sociais, no trabalho, na minha comunicação diante da realidade que me é imposta.

Importante onte de consulta: https://g1.globo.com/politica/noticia/2019/01/06/globalismo-ideologia-de-genero-politicamente-correto-o-que-significam-os-termos-usados-pela-equipe-de-bolsonaro.ghtml