quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Mudanças previstas no transporte de passageiros em Goiás.

Enfim acontece alguma ação sobre o transporte de passageiros no estado, decisão judicial, a pedido do ministério público abre oportunidades para outras empresas a explorarem os serviços. Pelo menos é o que se entende de uma publicação feita no site do ministério público.

G0 060
Para o transporte de passageiros, o governo concede uma outorga, uma autorização, para que a empresa, cumprindo algumas exigência, presta esse serviço a comunidade por um determinado tempo. É o mesmo que acontece com as emissoras de rádio e TV, elas são autorizadas a fazer uso de um espaço coordenado pelos governos por um determinado período.

Segundo o ministério público, as empresas de ônibus hoje existentes, exploram esse serviço há muitos anos, algumas, chegam até a 50 anos, e parece que não há uma concorrência pública para isso. Isso é irregular, segundo o ministério Público, fere a lei.

Com essa decisão, as cerca de 35 empresas de ônibus terão de entrar em concorrência pública e vencer outras empresas interessadas para permanecer no mercado. Essa licitação é feita pelo estado via AGR, Agencia Goiana de regulação, controle e fiscalização de serviços.
Com essa medida, espera-se que aconteça a renovação da frota de ônibus em nossa região, promessa de exigência de Humberto Tannús há vários anos, quando estava a frente da AGR e que agora está na Agência ABC (agencia Brasil Central).

Transito regulado, viagem tranquila.
Há de se reconhecer as dificuldades que essas empresas passam para explorar os serviços. Com a melhoria do poder econômico da população, muitos adquiriram veículos e já não viajam mais de ônibus, também, há a justa exigência da lei que obriga essas empresas a garantirem transporte gratuitos para idosos, pessoas com deficiência, entre outras coisas do tempo presente.



Mas uma coisa é certa, é bom ficar de olho para evitar a exploração do povo.