segunda-feira, 25 de outubro de 2010

SECA NO AMAZONAS , ONDE VAMOS CHEGAR?

Agência Nacional das águas
Nível do rio Negro em Manaus é o menor já registrado

Neste domingo, o Negro atingiu 13,63m e bateu o recorde da vazante de 1963


Conforme alertado pela Agência Nacional de Águas (ANA), a região Amazônica enfrenta a maior seca dos últimos anos. Os níveis do Solimões e do Negro têm registrado vazantes (descida do nível dos rios) históricas este ano, o que influencia diretamente o volume de água dos demais rios da região. O nível do Negro é monitorado desde 1902. Neste histórico, o menor nível do curso d’água já registrado na capital amazonense havia sido em 1963, quando o rio chegou a 13,64m. Porém, neste domingo, 25 de outubro, o rio atingiu 13,63m no Porto de Manaus e pode baixar ainda mais nos próximos dias, pois o período de vazante ainda não terminou.
O Solimões, em Tabatinga (AM), alcançou a marca de -88cm (88cm abaixo do número zero da régua instalada no leito do rio) em 11 de outubro – cota mínima recorde na localidade desde o início das medições, em 1982. Este comportamento é semelhante ao da vazante histórica de 2005, quando o curso d’água chegou ao nível de -61cm. Como o fundo do rio não é plano, a régua é colocada de modo que fique numa posição operacional adequada, principalmente em se tratando de rios tão largos como os maiores da Amazônia. Por isso, pode haver níveis negativos. Desde o recorde e até a última quinta-feira, dia 21, o rio Solimões subiu e chegou a 0,85m.
De acordo com o Superintendente de Usos Múltiplos da ANA, Joaquim Gondim, um fator que causou a situação atual do baixo nível de rios amazônicos foi a chuva abaixo da média em outros países amazônicos – Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela –, onde estão as cabeceiras de afluentes do rio Amazonas, que, ao entrar no Brasil, passa a se chamar Solimões. O rio volta a ter o nome de Amazonas após o encontro do Negro com o Solimões nas proximidades de Manaus.

Segundo Gondim, a situação dos rios amazônicos interfere diretamente no cotidiano de quem vive na Amazônia. “A população local está sofrendo com os efeitos da seca, já que os rios da região têm papel fundamental para o transporte de cargas e passageiros, além do abastecimento de alimentos, medicamentos e combustíveis. Essa população também tem que percorrer grandes distâncias para obter água de boa qualidade, porque, com a estiagem, a água de grande parte dos rios fica imprópria para consumo humano”, afirma.

Rede Hidrometeorológica
A Agência Nacional de Águas opera uma rede de estações em todo o Brasil, nas quais são medidos: níveis dos rios, chuvas, qualidade da água e sedimentos transportados, dentre outras grandezas. Parte desta rede é constituída por estações convencionais, em que a leitura é feita por um observador, e parte, por estações telemétricas cuja transmissão de dados se dá via satélite e celular. “A rede de monitoramento permite o acompanhamento da evolução dos níveis dos principais rios da Amazônia e outras regiões do País”, destaca o superintendente de Gestão da Rede Hidrometeorológica da ANA, Valdemar Guimarães.

A Agência também mantém cooperação com os países que fazem parte da bacia Amazônica, por meio dos Serviços Nacionais de Meteorologia e Hidrologia do Peru e da Bolívia; do Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Equador; do Instituto de Hidrologia, Meteorologia e Estudos Ambientais da Colômbia; e, no Brasil, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Assim, é possível efetuar o monitoramento climático e hidrológico integrado da bacia.

Dados na internet

A ANA disponibiliza os dados da Rede Hidrometeorológica Nacional na internet, no sítio www.ana.gov.br, no menu Serviços, na seção Informações Hidrológicas. Também, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e a Agência Nacional de Águas produzem conjuntamente boletins semanais, analisando a situação das estações localizadas nos principais rios monitorados da Amazônia. Os boletins estão disponíveis no link da Sala de Situação da ANA: http://www2.ana.gov.br/Paginas/anexos.aspx.

Umuarama, duas partidas , duas derrotas e esperança de reação

O Campeonato Goiano da terceira divisão nunca teve tão disputado como agora. Equipes se reforçaram e querem acesso à segunda divisão da competição organizada pela Federação Goiana de Futebol. Dois resultados magros mais foram derrotas. 1 a 0 para o Monte Cristo e 1 a 0 para o Goiatuba. No futebol detalhes decidem uma partida, dizem os cronistas esportivos e técnicos. O Umuarama perdeu por detalhes e pode vencer a primeira partida no campeonato quarta em Aparecida de Goiânia contra o Aparecida. O Técnico Auecione estava no estádio Ferreirão, acompanhou o jogo e viu as deficiências do adversário. Auecione provou que é um técnico que trabalha explorando as falhas do adversário quando dirigiu o Iporá na divisão de acesso e só não subiu por pouco . O Presidente do  Umuarama João Francisco ,um dos patrocinadores do Iporá, em entrevista à rádio Rio Claro, disse desconfiar que os dirigentes não se esforçaram para a classificação e inclusive facilitaram para o empate contra o Cristalina. "Tudo por falta de dinheiro para disputar a segunda fase". Será?   Presidente do Umuarama diz que o time perdeu mais foi com dignidade, lutando......

Natal se aproxima e sem planejamento para decoração em Iporá.

As pessoas de Iporá estão se deslocando a Goiânia para ver a decoração natalina e muitos aproveitam para as compras, muitas vezes com preços superiores aos do interior. Mas o glamur do enfeite natalino chama a atenção. Cidades como São Luis de Montes Belos, Palmeiras e até Israelândia investem na decoração. É bonito de se ver e  leva muitas pessoas  a uma reflexão sobre o sentido do natal e prepara para o ano novo, projeta novas perspectivas. Assim é visto por muitos essa época do ano.
Os comerciantes de Iporá não se mobilizam pela iluminação Natalina. Certamente este não é um investimento que rende nas vendas aqui. Em Goiânia e outros grandes centros comerciais o enfeite natalino já está pronto, e em alguns estabelecimentos eles até renovam, fazem a decoração duas ou três vezes no último semestre do ano.  Em Goiânia na Avenida Anhanguera com a Perimetral Norte (ao lado do Terminal Pe. Pelágio).  uma decoração Natalina no Portal Shopping com o tema : “A Encantada Bota Natalina” Está chamando a atenção e atraindo consumidores. Na parte comercial o natal funciona assim, com muita ostentação, propaganda e presentes.

No sentido Cristão temos que abandomar essa prática comercial e concentrar esforços na fé para realizar a maior de todas as festas, o Nascimento do Salvador.