sexta-feira, 16 de junho de 2017

Investimentos na zona rural buscam mudar perfil econômico de quem mora na roça.

Nunca a zona rural esteve tão bem assistida como agora, nos últimos anos, muitos investimentos para qualificar e diversificar a mão de obra de toda a família de agricultores, também há investimentos em máquinas e equipamentos. Tudo para que o homem se fixe no campo e, para que o pequeno agricultor gere empregos e renda. Ainda há muito o que fazer para se chegar no ideal, mas percebe-se um despertar a agricultura familiar.

Dentro dessa proposta o  Sindicato Rural de Iporá/Diorama e Israelândia  faz parceria com o SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, para propiciar a formação de mão de obra a toda a população. Com duração de 4 dias, 15 pessoas moradoras das comunidades Santa Marta Taquari participaram durante 4 dias de um curso em panificação rural encerrado sexta-feira, dia 16. Aprenderam a fazer pães, roscas, salgados e tortas. A instrutora do SENAR Marluce Duarte disse que as cursadas aprenderam a fazer quase tudo que é oferecido em uma padaria comum.
A comunidade do Taquari, conta com uma fábrica de farinha equipada, pronta para produzir e deixar toda a produção embalada, a ideia agora é aproveitar tudo o possível com a mandioca, informa Adão Manoel do Nascimento, presidente da Associação.
Tesoureiro do Sindicato, Nilton Pereira disse que esse é o papel do sindicato, prestar serviços aos produtores.

A formação de mão de obra do SENAR se soma aos cursos ofertados no IF Goiano, campus Iporá Técnico Agropecuária, Agronegócio e Agronomia.
É nesse conjunto que alimentamos a esperança de dias melhores para a produção de alimentos.


Nova entidade sindical em Iporá promete aglutinar forças à agricultura familiar

Um grupo de pessoas em Iporá, liderados pelo pequeno produtor Edio Tavares cria uma nova bandeira sindical, trata-se do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares  de Iporá. Por enquanto a sede dessa entidade é em uma sala improvisada na rua Limeira, Vila Brasília, periferia da cidade.
A intenção, segundo Édio, é propiciar aos filiados, melhor assistência para o acesso deles aos programas governamentais, como crédito fundiário que exige projeto e planejamento, e às linhas de crédito disponíveis. Muitas vezes, por falta de assessoria, orientação, o pequeno produtor não consegue nada. 
Outra ação pretendida pela nova entidade é auxiliar os filiados a terem acesso mais rápido a aposentadoria rural, segundo disse, a falta de informação gera dificuldades. 




O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares  de Iporá foi aberto em solenidade dia 14 de junho de 2017 e contou com a participação de muitos pequenos produtores e outros sindicalistas.  
Presidente do Sindicato Rural de Amorinópolis, Ignor apoia essa iniciativa, diz ele que é preciso  organizar-se para combater a corrupção, entende Ignor, que é preciso unir forças para mostrar ao governo que o trabalhador não é culpado pela crise financeira no país, é preciso lutar contra a reforma trabalhista.
Outro opinião
Acampado a espera da terra Ednailton Alves Aguiar, tem esperança de mudar de vida, ele interessa em lutar pela terra e espera apoio dessa entidade na luta pela reforma agrária,. Ednailton no entanto se diz consciente das dificuldades que terão pela frente, disse ele que não existe vitória sem luta.
Pequeno agricultor, ex-integrante das CBs e CPT, presidente da Associação de produtores do Taquari, Adão Manoel do Nascimento disse que o caminho é esse mesmo, unir forças, somar conquistas para facilitar a vida do pequeno. Ele sugere a essa entidade que encampe uma luta para que os municípios implante o selo de inspeção sanitário e um abatedouro coletivo. Explica Adão que até para abater um porco o produtor tem dificuldade devido a falta de autorização legal.  



Agricultura Familiar promove cidadania no campo e qualidade de vida na cidade

Saulo Reis/foto Rosangela Eduardo
A CPT, Comissão Pastoral da Terra, Diocese São Luís de Montes Belos, coordenada pela Ir. Dirlene da Glória Rodrigues do Instituto Missionário Divino Espírito Santo e pelo agente liberado Lindomar Neres, concentra esforços nesta região Oeste de Goiás para conscientizar a todos sobre a importância da agricultura familiar, das pequenas propriedades na geração de empregos e renda, promoção da cidadania e para propiciar alimentação saudável ao homem urbano. Para isso tem uma atuação forte junto aos trabalhadores rurais, acampados, assentados, pré-assentados, no sentido de fazer com que ele veja a sua importância, e que possam trabalhar sem degradar o meio ambiente.

Esteve no assentamento Padre Nilo situado nos municípios de Amorinópolis, Iporá e Ivolândia, Saulo Reis ex-delegado  e assessor técnico do MDA é uma das pessoas convidadas pela CPT para esse trabalho de conscientização. Para ele é preciso articular melhor os agricultores familiares e a CPT está desempenhando bem esse papel. Saulo Reis defende uma atenção maior dos governos para a agricultura familiar que gera empregos e renda e cidadania ao homem do campo. Atitudes como criar o selo municipal de inspeção sanitária, apoio logístico aos pequenos, como transporte de insumos e produtos são importantes para o desenvolvimento e melhora na qualidade de vida de todos. Segundo disse, outro grito que precisa ecoar é a necessidade dar uma atenção maior ao pequeno produtor, o agronegócio, o grande produtor já teve muita atenção ao longo da história, é preciso dar assistência técnica melhor ao pequeno, defende Saulo Reis. Prefeito que quer apostar em cidadania e geração de empregos e renda tem que investir na agricultura familiar.

Ruas enfeitadas para Corpus Christi 2017 em Iporá

 A festa de Corpus Christi em Iporá neste ano 15 de junho de 2017, teve o empenho de fiéis de Iporá, voluntários nas pastorais e movimentos para o enfeite nas ruas para a passagem de Cristo como manda a fé católica. Muitos elogios ao trabalho e demonstração de amor ao cristianismo, a Jesus e sua missão. Os enfeites ganharam espaços desde a feira coberta até a Igreja matriz. Vigário Paroquial, Padre Paulo Afrânio explica o sentido dessa festa, feriado nacional e celebração mundial em um texto publicado nas mídias sociais que reproduzimos aqui.. 









Celebrar o dia do Corpo e o Sangue de Cristo é o desdobramento do  mistério que celebramos na Eucaristia. Eu fico pensando no Mistério da Eucaristia, na generosidade Divina que dignifica a carne humana pela Carne/Corpo e Sangue de Cristo. É isto que acontece na missa: “Isto é o meu Corpo, isto é o meu Sangue, que é dado por vós (Mt 26, 26ss).  Neste dia, da Festa de Corpus Christi, faremos procissões proclamando a tantas pessoas que Jesus está vivo e conosco. Que Jesus venceu e está voltando e por isso o adoramos em seu Santo Corpo Transubstanciando. O Cristo que recebemos no altar, sai em procissão, lembrando que devemos, também, sair em procissão/missão,  declarando que nos tornamos, pela Eucaristia, um outro Cristo para os outros, isto é: Corpo, braço, abraço, força, palavra de  vida em tantas situações de morte. Assim nos diz o Mestre de Nazaré: “Eu sou o Pão vivo descido do céu. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna.” Jo 6, 54-58). Que a Eucaristia que recebemos na Igreja, restabeleça a harmonia em nós e nos liberte dos nossos egoísmos, vaidades e preconceitos. Que a nossa palavra seja uma palavra boa e redentora para todos. Que a Eucaristia, esta que não é finalizada na Igreja continue agindo no nosso dia a dia, apesar de todos os limites que existem em nós. Diante d’Ele me calo...

Pe. Paulo Af.