quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Estado de Goiás deve 50 milhões de Reais para artistas.


O governador Ronaldo Caiado empossou ontem,02/01 os novos secretários do Governo de Goiás. Fátima Gavioli assume a pasta da Educação. Edival Lourenço será o novo secretário de Cultura e Rafael Ângelo do Valle Rahif será o secretário de Esporte. As novas secretarias serão criadas na reforma administrativa, que será enviada para a Assembleia Legislativa. Na estrutura atual, Fátima Gavioli tomou posse na Seduce, com o apoio dos superintendentes executivos Edival Lourenço e Rafael Rahif.



Em entrevista às rádios Rio Claro AM e Felicidade FM, Edval Lourenço disse que pretende fazer uma gestão tranquila, sem grandes solavancos, e que vai trabalhar para solucionar os diversos problemas existentes, segundo disse, existem déficits em todas as áreas do governo. Edval Lourenço adiantou que não vai privilegiar uma área da cultura, vai trabalhar para todos os seguimentos culturais, citou que tem orientação do governador, que ele concorda, de desenvolver ações para que a ação da cultura possa chegar longe lá no “Vale da Serra, lá na cidade onde nem asfalto tem” e que para isso vai criar uma gerencia de interiorização da ação cultural no estado, de forma a atender essas demandas.

Carlos Willian Leite (foto), outro iporaense de sucesso na área cultural, vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, disse que o governador Caiado acertou na escolha, lembra ele, que além de escritor, o nome mais representativo de Goiás hoje, ele é gestor, já que na Caixa econômica Federal ocupou todos os cargos possíveis, inclusive em Iporá nos anos 80. A sua gestão à frente da União Brasileira de Escritores, o trabalho por ele realizado pela reinserção da URB no contexto cultural do pais, cita, Carlos Willian, que não poderia ter um outro nome, Edval Lourenço agradou a todas as áreas.

O estado tem uma dívida superior a 50 milhões de reais com artistas que desenvolveram projetos desde 2015, inclusive tem dois casos de Iporá, de projetos contemplados e que ainda não foram pagos. Tudo deverá ser feito levando-se em conta a disponibilidade do tesouro estadual. Carlos Willian comemora essa nomeação, a região Oeste de Goiás tem muito a ganhar com isso, é algo inédito.

NOMEADOS POR RONALDO CAIADO EM GOIÁS

Juliana Pereira Diniz Prudente,  procuradora-geral do Estado    

Anderson Máximo de Holanda - Secretário de Estado da Casa Civil
Ernesto Roller - Secretário de Estado do Governo
Newton Nery de Castilho - Secretário de Estado da Casa Militar
Pedro Henrique Ramos Sales - Secretário de Estado de Gestão e Planejamento
Adriano da Rocha Lima - Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED)
Andréa Vulcanis - Secretário de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima)
Aparecida de Fátima Gavioli Soares Pereira - Secretário de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce)
Rodney Rocha Miranda - Secretário de Estado da Segurança Pública
Odair José Soares - Delegado-Geral da Polícia Civil
Renato Brum dos Santos - Comandante-Geral da Polícia Militar
Dewislon Adelino Mateus - Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar
Ismael Alexandrino Júnior - Secretário de Estado da Saúde
Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt - Secretária de Estado da Fazenda
Marcos Ferreira Cabral - Secretário de Estado da Mulher, do Desenvolvimento Social, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos
Marcos Roberto Silva - Presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Vassil José de Oliveira - Presidente da Agência Brasil Central (ABC)
Antônio Carlos de Souza Lima Neto - Superintendente Executivo de Agricultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação
Edival Lourenço - Superintendente Executivo de Cultura/Seduce
Rafael Ângelo do Valle Rahif - Superintendente Executivo de Esporte e Lazer/Seduce
Aderbal Ramos Caiado -  presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas, Agetop.