segunda-feira, 9 de setembro de 2019

É preciso proteger melhor o meio ambiente


Um grito ecoa no deserto! 
Bandeira de Iporá

Agropecuarista na região de Jaupaci, médico Elias Araújo Rocha vê com preocupação as queimadas em nossa região, informa nas redes sociais, em publicação 09 de setembro de 2019, que houve um grande incêndio na região do rio Poções atingindo 11 fazendas. Houve a ação de bombeiros de Iporá e Jataí para controlar a situação e evitar mais prejuízos a agropecuária e ao meio ambiente.

Nesses incêndios dizimam-se animais silvestres, espécies diversas da nossa flora e também prejudica as pastagens.  Uma tristeza sem fim bem próximo de nós, mas as vezes, nossa atenção fica voltada para o que é notícia na grande mídia, esquecemos o que ocorre a nosso redor. É claro que vivemos na aldeia e no global, o que afeta diretamente uma localidade traz reflexos a todo o planeta, mas não enxergar um palmo a frente de nosso nariz é muito ruim.

O médico reclama da falta de atenção da imprensa regional para esses incêndios, e com razão, é preciso noticiar, debater com mais intensidade nosso cotidiano na região Oeste de Goiás. O rádio, os sites de notícias as vezes até que fazem isso, mas muito aquém do que deveria ser feito.  
É preciso cuidar melhor de nossa casa comum, evitar queimadas, produzir a menor quantidade de lixo, dar destino correto aos nossos resíduos sólidos, tratar o esgoto sanitário, parar de contaminar o lençol freático e diminuir a sua exploração desenfreada com a perfuração de poços artesianos. Reciclar, reinventar o nosso viver para uma vida melhor a todos.

Morte na G0 060, no período de emergência decretado pelo Governo.


A irresponsabilidade governamental aliada a imprudência e imperícia no transito provoca mortes em todo o país, e também em nossa região Oeste de Goiás. Muito cuidado ao conduzir um veículo.

Faleceu na sexta- feira dia 06/09/2019  na rodovia Go 060, Israelândia,  desvio da ponte do exército Gersicley de Souza 29 anos, condutor de um caminhão, o acidente ocorreu por volta das 10 horas da manhã.

Chegando ao local os bombeiros militares comandados pelo  St Aliciomar por volta das 11:30h, depararam com a cena resultante de uma colisão frontal entre um caminhão e um Honda city, no desvio da ponte da Go 060. Vanessa Cristina Ressa souza 35 anos, estava no veículo Honda city, foi transportada a UPA ( Unidade de pronto atendimento) de Iporá com dores na coluna.

Esse problema na G0 060 iniciou-se com o rompimento de um bueiro no final de semana dia 09 março de 2019. A rodovia de grande movimento e de muita importância para a região, já que liga Goiás a Mato Grosso foi desviada por trechos alternativos sem asfalto. 

O Governador Ronaldo Caiado (DEM) fez visita in-loco, decretou no dia 14 de maço de 2019 estado de emergência aos municípios : Amorinópolis, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Palestina de Goiás e Piranhas.
E determinou agilidade para resolver a situação à Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) que deveria adotar medidas urgentes para reparação dos trechos prejudicados.
Vencendo o decreto, hoje dia 09 de setembro, a situação permanece a mesma, bem mesmo a ponte de ferro construída pelo exército funciona, temos problemas com sinalização adequada no trajeto do desvio. 

A situação é essa, degradante, e o governo a passos de tartaruga para resolver o problema que parece pequeno diante da dimensão do estado. 

O que causa estranheza é o silencio do governo para essa situação, não se fala em como será a recuperação, reconstrução da ponte, obra iniciada e parada. O decreto de emergência serviu pra quê?