quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Serra Azul de Caiapônia já pode migrar para o FM

Guinter Rodrigues locutor pioneiro em Caiaponia
Mais 4 rádios AM de Goiás assinam documento de migração para o FM, a informação é da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT. 

A rádio Serra Azul de Caiapônia, com 28 anos de história está na lista.

Representantes das emissoras Serra Azul de Caiapônia, gerida pela Fundação Dom Juvenal Roriz ligada a diocese de São Luís de Montes Belos é uma delas. As demais: Rádio Goiatuba LTDA de Goiatuba, rádio Difusora Serra dos Cristais LTDA de Cristalina e rádio Paranaíba LTDA de Itumbiara.

Essas 04 emissoras fazem parte de um grupo de 54 em todo o país que deverão enviar seus representantes a Brasília na quarta-feira, dia 06 de novembro de 2017 para assinar os termos aditivos das novas outorgas.

Essas emissoras AM estão aptas a migrar para o FM e devem participar do evento chamado mutirão convocado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)

A solenidade de assinatura será na sede do MCTIC, no auditório do Bloco R da Esplanada dos Ministérios, a partir das 10h, e terá a presença do ministro das Comunicações, Gilberto Kassab.
A ABERT avisa que para a assinatura, os representantes legais devem apresentar o documento de identidade.


Caso isso se concretize Caiapônia passará a contar com 3 emissoras transmitindo em FM (frequência modulada). Além da Serra Azul, que é AM, operam em lá a rádio comunitária Liberdade e a Serra Dourada.

O rádio é um instrumento de cidadania para a população, principalmente para as pessoas de baixa renda, algumas sem acesso a internet. Também é um meio seguro de informação, já que não opera no anonimato, além do entretenimento. 
Parabéns a toda a equipe Serra Azul, trabalhadores e ouvintes, pela conquista!

Jovem de 24 anos tira sua própria vida e desafia autoridades a debater o assunto.

imagem divulgação CFM
Sepultado na tarde de ontem, 29/11/2017 no início da noite em Israelândia região Oeste de Goiás,  o corpo de Rafael Alves do Nascimento, 24 anos, filho do Dió.

Rafael faleceu em São Luis de Montes Belos, setor São José,  onde residia com a esposa, Natalina de Souza Ribeiro, também de 24 anos e com o filho de um ano, depois de tirar a sua própria vida por enforcamento. Esse é mais na triste estatística desse tipo de morte em Goiás.
Informações da esposa de Rafael noticiada no portal A VOZ DO POVO dá conta que a vítima padecia com uma depressão. Ela encontrou o seu esposo dependurado por uma corda amarrada ao pescoço, tentou retira-lo sozinho, não conseguiu, pediu a ajuda de um vizinho que chamou socorro.
A equipe médica ainda tentou reanima-lo, segundo informação do portal, porém sem sucesso.

Segundo relato de um ex-professor, Rafael era um estudante de comportamento recatado, não socializava muito no ambiente escolar.

O Suicídio é uma preocupação das autoridades médicas e religiosas, o Conselho Federal de Medicina (CFM) debate o assunto com a sociedade há muito tempo com a certeza que essa atitude pode ser evitada.

Para o CFM o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser evitado ou reduzido em suas dimensões. Para tanto, é preciso uma sociedade engajada na defesa pela vida e gestores comprometidos com políticas públicas que realmente transformem esse cenário, sendo necessários, ainda, estudos e investimentos para prevenir a ocorrência deste ato.

O conselho Federal de Medicina defende um esforço concentrado entre diversos profissionais médicos, psicólogos, antropólogos no trabalho de debater um modo de orientar as pessoas.


O impacto dos números

Segundo dados da OMS, mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. A cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. Por isso, milhões de pessoas são afetadas por casos de suicídio a cada ano, incluindo o luto.
Em 2012, o suicídio foi a segunda maior causa de morte entre os 15 e 29 anos de idade, em todas as regiões do mundo. No mesmo ano, 75% dos suicídios ocorridos no mundo, foram em países de baixa e média renda. Também em 2012, o suicídio foi responsável por 1,4% de todas as mortes no mundo, tornando-se a 15ª causa de morte.

Coeficientes de mortalidade por suicídio são estimados em número de suicídios para cada 100 mil habitantes, ao longo de um ano. O do Brasil gira em torno de 11,4 (15 em homens; 8,0 em mulheres). Esse índice pode ser considerado baixo, quando comparado aos de outros países. O leste da Europa, por exemplo, possui coeficiente 27, enquanto o mundo apresenta taxa de 14,5.

Prevenção – 

Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas em pesquisas internacionais, como o treinamento de médicos para identificar e tratar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso a meios letais (armas de fogo, venenos, medicações potencialmente letais, acesso a locais de onde o indivíduo pode se jogar) e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em posto de saúde devido a tentativa de suicídio.

Transtorno psiquiátrico – 

Segundo a ABP, diversos estudos apontam que mais de 90% das mortes por suicídio estão associadas a um transtorno psiquiátrico. Visando contribuir para a redução desses números alarmantes, a campanha Setembro Amarelo que acontece anualmente busca conscientizar a população acerca da importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a ABP e lançaram duas cartilhas com orientações acerca do tema: “Comportamento suicida: conhecer para prevenir”, um manual dirigido a profissionais da imprensa; e “Suicídio: informando para prevenir”, voltada aos profissionais da área de saúde.

PMS de desastrada ação em Senador Canedo serão

A desastrada ação policial ocorrida em Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia na tarde do último dia 25 de novembro culmina com a prisão dos PMs envolvidos na ação. Foi uma confusão total após um menor de idade assaltar a vítima em uma propriedade nos arredores da cidade. O assaltante bateu no portão e, após ser atendido surpreendeu os residentes com o anúncio de que seria um assalto. E esse, era mais um de vários que ocorria na região. A vítima foi obrigada a sair dirigindo para o jovem assaltante, enquanto isso a polícia Militar foi acionada, ocorrendo o fatídico fato, que na versão policial eles foram recebidos a tiros de dentro do veículo, revidaram e os dois ocupantes foram atingidos e morreram.
Como hoje temos farto equipamento eletrônico e de acesso a todas as pessoas, e também temos câmeras de vigilância por todos os lados, os policiais foram flagrados em atitude suspeita modificando a cena do crime para atenuar a desastrada ação. Dispararam de dentro do veículo onde estavam os envolvidos, vítima e assaltante, possivelmente para fortalecer a tese que houve troca de tido e uma reação, como a polícia mesmo fala, a uma injusta agressão.
Com a gravação da ação em mãos e amplamente divulgados na imprensa e  nas redes sociais, não houve outra alternativa, senão anunciar a apuração dos fatos, e de forma preventiva, pedir a prisão deles.
No comunicado a imprensa a notícia vem da seguinte forma:
A Polícia Militar do Estado de Goiás informa que o encarregado do Inquérito Policial Militar que visa apurar os fatos ocorrido no último sábado em Senador Canedo,  envolvendo policiais militares  do GPT que resultou na morte de duas pessoas, encaminhou oficio ao JUIZ DE DIREITO DA JUSTIÇA MILITAR ESTADUAL uma representação para  decretação de prisão preventiva dos policiais militares envolvido na citada ocorrência.

O capitão Pedro Rodrigues dos Santos encarregado do IPM assina a representação para a prisão preventiva protocolada hoje, dia 29 de novembro ao Juiz de direito da Justiça Militar.


É um fato lamentável, duas vidas ceifadas, e ainda as complicações aos policiais, que no afã cotidiano tiveram uma sequência de atitudes equivocadas, e agora serão punidos.