segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Missão Católica em Rio Branco no Acre

Padre Giovanni Ciprianni
Religiosos Passionistas da Província Exaltação da Santa Cruz, antigo Vicariato Cristo Libertador abrem mais uma casa, trata-se de uma missão em Rio Branco no Acre paróquia em Porto Acre. No dia 19 de fevereiro o superior, padre Giovanni Cipriani presidiu em Belo Horizonte, Santuário de São Paulo da Cruz a celebração de envio e, neste mesmo mês, em uma grande recepção do povo Acreano, os religiosos Pe. Marcos Antônio Souza de Jesus e Pe. Adilson Santana do Carmo iniciaram seu pastoreio em novas terras.

Com isso está-se contemplando a vontade de São Paulo da Cruz, o santo fundador, que acolhendo o convite de Jesus, “reuniu companheiros para anunciarem o Evangelho de Cristo aos homens” (Constituições, 1). Lembrou, na celebração. O superior disse ainda,” nós passionistas, conscientes de que a Paixão de Cristo continua no mundo até Ele voltar em sua Glória, compartilhamos das alegrias e ansiedades da humanidade a caminho para o Pai. Desejamos participar das tribulações dos homens, especialmente dos pobres e abandonados, confortando-os e aliviando-lhes os sofrimentos.


Na celebração de envio, o presidente da celebração justificou a iniciativa citando textos bíblicos, “Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos»” (Mt 28, 16-20).

Assim, emenda padre Giovanni Cipriani, a missão “obedece ao mandato missionário de Jesus: «Ide...».  Citando Papa Francisco, na exortação A alegria do Evangelho, o religioso explicou que que nestes versículos, aparece o momento em que o Ressuscitado envia os seus a pregar o Evangelho em todos os tempos e lugares, para que a fé n’Ele se estenda a todos os cantos da terra”.  Ide... “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: «Vai; Eu te envio» (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). A Jeremias disse: «Irás aonde Eu te enviar» (Jr 1, 7). Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária” (Papa Francisco, A alegria do Evangelho, 19-20)


Tragédias no período do carnaval: Criança de 3 anos morreu afogada, corpo encontrado em Rio em Caiapônia.

Fatalidades no período do Carnaval na região Oeste de Goiás, até a noite do dia 27 de fevereiro foram registradas 04 mortes com a atuação dos peritos do IML (instituto Médico Legal), regional de Iporá, nenhuma das mortes parece ter relação direta com a festa.

Um caso de repercussão nacional aconteceu em São Luís de Montes Belos na sexta-feira (24), quando um policial militar atirou e matou um colega dentro de uma distribuidora de bebidas. Depois de cometer o crime, o agente também morreu. A primeira vítima, o sargento Marcelo Almeida, que brincou com um colega de farda que estava na reserva e que, segundo testemunhas, teria problemas psicológicos, por isso estava afastado de suas funções. O sargento da reserva Valdivino Otávio teria sido interpelado pelo colega de farda que ele não teria coragem de atirar, e, ele acabou atirando, sargento Marcelo foi atingido no rosto e morreu. O filho do sargento estava com ele em um estabelecimento comercial e presenciou o fato.
Logo em seguida após atirar o sargento deixou o local, a PM foi acionada e encontrou o autor, que segundo informações da Polícia Militar, eles foram recebidos a tiros, e, em resposta a agressão, o policial foi atingido por cinco disparos efetuados pela guarnição do GPT (Grupo de Patrulhamento Tático).

Outra morte

Em Caiapônia, no Rio Bonito, na fazenda Santa Cecília, no domingo, dia 26, um peão da fazenda saiu para pescar e viu um corpo boiando nas águas, chamou a polícia, que acionou Corpo de Bombeiros e IML. O corpo foi retirado da água em estado de decomposição, segundo os peritos, a morte pode ter ocorrido entre 5 a 8 dias. Até a noite de segunda-feira, dia 27, não havia sido identificado. Devido ao estado do corpo, em decomposição, vai ficar difícil a identificação. Não dá para saber a sua cor, apenas, a altura, trata-se de um homem de baixa estatura, cerca de 1.60m. Ele estava sem roupas, o que aumenta o grau de dificuldade para a identificação.

Criança de três anos morreu por afogamento

Menino de 3 anos, João Pedro Gomes de Oliveira, residente em São Luís de Montes Belos, faleceu nesta segunda-feira, 27 no início da tarde na fazenda Agrotex município de Aurilândia. Os pais Alexsandro Cardoso de Oliveira e Geliane Gomes de Oliveira estavam inconsoláveis no IML em Iporá. Informações dão conta que o garoto olhava um tanque para a cria de peixes e acabou caindo em instantes de distração, foi fatal!