![]() |
Nilton Quirino presidente do Sindicato. |
Jornalismo factual, opinativo 2020 32 anos em atividade na região Oeste de Goiás.
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017
Acordo coletivo de trabalho fecha lojas em Iporá.
UEG oferece pós graduação gratuita
![]() |
Prof. Divino José e Prof. Valdir Speciam da Geografia da UEG |
Formação Contínua: Uma Exigência dos Tempos Modernos
A formação constante é uma exigência dos tempos modernos. Hoje, a graduação não é mais suficiente: é necessário cursar uma pós-graduação e especializar-se em alguma área do conhecimento. Mestrado, doutorado e até o pós-doutorado tornaram-se objetivos perseguidos por muitos.
Em Iporá, Goiás, a Universidade Estadual de Goiás (UEG), instituição responsável pela formação de professores e agentes intelectuais para atuação na sociedade, está organizando dois cursos de pós-graduação nas áreas de História e Geografia.
A pós-graduação em Geografia, cujas aulas estão previstas para iniciar em março, terá como temática "Ordenamento Ambiental e Desenvolvimento Sustentável", com processo seletivo para vagas remanescentes. Já a pós-graduação em História abordará a temática "Cultura, Territorialidades e Identidades".
Geografia
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) da Universidade Estadual de Goiás informa que o curso de pós-graduação em Geografia tem como objetivo formar professores-pesquisadores para a rede pública e privada de ensino, bem como gestores capazes de pensar o mundo e o meio em que vivem de maneira crítica e transformadora.
O curso busca também capacitar profissionais para a formulação de soluções sustentáveis para os problemas das comunidades locais, aprofundando discussões práticas e teóricas inerentes à Geografia e áreas correlatas, como Biologia, Gestão Pública, Gestão Ambiental e Agronomia. O foco está na promoção de uma visão multidisciplinar da temática socioambiental, incentivando o conhecimento aprofundado do meio físico-natural, suas potencialidades e fragilidades diante da ocupação humana, além de propor soluções para corrigir ou mitigar impactos ambientais.
História
No caso do curso de História, a proposta é oferecer formação científica a professores da rede pública e privada, gestores e agentes locais, capacitando-os a refletir criticamente sobre a paisagem cultural regional e a promover ações diretas e dialógicas em favor da qualidade de vida da comunidade.
A partir de uma perspectiva multidisciplinar das Ciências Humanas, busca-se analisar a realidade cultural em suas diversas nuances, com especial atenção às identidades e manifestações populares. O curso também visa consolidar a cultura científica por meio da realização de pesquisas, estimular novas práticas docentes alinhadas aos estudos culturais e fomentar iniciativas voltadas a políticas públicas que contemplem a realidade cultural dos povos do interior do Brasil, com ênfase no patrimônio cultural imaterial da região Oeste de Goiás.
Torcedor do Iporá é convidado a doar sangue e fazer bonito no campeonato Goiano.
![]() |
Danilo, Rocham Jamile, Midiá e Maria. |
Missão Católica em Rio Branco no Acre
![]() |
Padre Giovanni Ciprianni |
Com isso está-se contemplando a vontade de São Paulo da Cruz, o santo fundador, que acolhendo o convite de Jesus, “reuniu companheiros para anunciarem o Evangelho de Cristo aos homens” (Constituições, 1). Lembrou, na celebração. O superior disse ainda,” nós passionistas, conscientes de que a Paixão de Cristo continua no mundo até Ele voltar em sua Glória, compartilhamos das alegrias e ansiedades da humanidade a caminho para o Pai. Desejamos participar das tribulações dos homens, especialmente dos pobres e abandonados, confortando-os e aliviando-lhes os sofrimentos.

Na celebração de envio, o presidente da celebração justificou a iniciativa citando textos bíblicos, “Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos»” (Mt 28, 16-20).
