segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Acordo coletivo de trabalho fecha lojas em Iporá.

Nilton Quirino presidente do Sindicato.
Folga prolongada em Iporá no período do carnaval e, em grande parte das cidades do estado de Goiás trás algumas discussões. Há vários anos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Iporá, Nilton Santos Quirino consegue conscientizar os empregadores a fecharem suas portas no dia dedicado ao comerciário, fruto de um acordo coletivo de trabalho celebrado entre patrões e empregados. Muitos comerciante abrem as portas, argumentando que estamos em crise . e que fechar as portas complica ainda mais a situação econômica. Um comerciante que prefere o anonimato, contesta essa representação que vota em seu nome, mas mesmo assim fecha seu estabelecimento, não quer problemas. 
O Comércio até que pode abrir suas portas neste dia, diz Nilton, desde que ele trabalhe sozinho, sem a presença de seu funcionário. Em entrevista as rádios Rio Claro AM e Felicidade FM, o sindicalista fez um alerta: Se oram flagrados em irregularidades a multa é de  R$ 800,00 (oitocentos reais) por cada funcionário. Nilton Quirino disse que antigamente teve muita resistência, mas que agora essa situação está mais tranquila, não existem muitos conflitos. Segundo Nilton, essa data, segunda-feira véspera do feriado de carnaval, é um dia enforcado, quase não dá prejuízo aos empresários.

UEG oferece pós graduação gratuita


Prof. Divino José e Prof. Valdir Speciam da Geografia da UEG
A formação constante é uma exigência dos tempos modernos, não basta mais a graduação, tem que ser pós graduado, se especializar em alguma área do conhecimento. Mestrado e doutorado e até o pós doutor, são objetivos perseguidos por muitos.
Em Iporá Goiás, a Universidade Estadual de Goiás, que forma professores, e agentes intelectuais para atuar na sociedade prepara dois cursos de pós graduação nos cursos de História e Geografia. A pós em geografia, cuja as aulas estão marcadas para iniciar-se em março tem como temática: Ordenamento Ambiental e Desenvolvimento Sustentável/ processo seletivo para vagas remanescentes e o de História a Pós Graduação será  em “Cultura, Territorialidades e Identidades" .  

Geografia

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PrP) da Universidade Estadual de Goiás informa que no caso da geografia o objetivo do estudo é formar professores pesquisadores da rede de ensino público e privado e gestores que sejam capazes de pensar o mundo e o meio onde vivem, de maneira crítica e transformadora, além de buscarem soluções diretas e sustentáveis para os problemas da comunidade. Aprofundar discussões práticas e teóricas inerentes à geografia e disciplinas afins como Biologia, Gestão Pública, Gestão ambiental e Agronomia, sempre com o intuito de promover uma visão multidisciplinar da temática socioambiental. Promover o conhecimento mais aprofundado do meio físico natural, mostrando suas potencialidades e fragilidades diante da ocupação humana, e apontar soluções para corrigir e/ou mitigar impactos.

História


No caso do curso de História, a pós graduação proposta pretende a formação científica aos professores da rede de ensino público e privado, aos gestores e agentes locais que sejam capazes de pensar criticamente a paisagem cultural regional e de promover ações diretas e dialógicas em favor da qualidade de vida da comunidade. A partir da perspectiva multidisciplinar das Ciências Humanas, procura-se pensar a realidade cultural em suas diversas nuances, em especial as identidades e as manifestações populares. Procura-se também a consolidação da cultura científica com vistas à realização de pesquisas, o estímulo às novas práticas docentes em afinidade com os estudos da cultura e o estímulo a iniciativas no âmbito de políticas públicas que contemplem a realidade cultural dos povos do interior do Brasil, com ênfase no patrimônio cultural imaterial da região Oeste de Goiás. 

Torcedor do Iporá é convidado a doar sangue e fazer bonito no campeonato Goiano.

Danilo, Rocham Jamile, Midiá e Maria.
O Banco de Coleta de Sangue regional de Iporá trabalha sempre com estratégias diferentes para não ficar com o estoque baixo. É preciso atender as necessidades de Iporá e toda a região Oeste I e Oeste II. As preocupações aumentam quando em períodos de festas, como agora no carnaval, nos festejos de início e final de ano entre outras datas que provocam um sumiço dos doadores, informa o diretor técnico Danilo Borges, farmacêutico bioquímico. Entre as estratégias para manter os doadores, está a adesão a campanhas diversas, entre elas uma da Federação Goiana de Futebol, que trabalha neste ano a campanha “Doe Sangue pelo seu Time” que busca despertar a solidariedade das torcidas dos clubes que participam do Campeonato Goiano 2017. O projeto é realizado por meio da parceria entre a Federação Goiana de Futebol, Hemocentro de Goiás e TV Anhanguera.

Por esse projeto os torcedores devem procurar o Banco de Coleta de Sangue em Iporá ou o Hemocentro de sua cidade até o dia 5 de maio para doar sangue. Na ficha de cadastro, haverá um espaço para indicação do time do doador. Ao longo do Campeonato Goiano será divulgado o placar de doações para a campanha.


Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Outra condição é estar descansado e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas. A pessoa deve estar bem alimentada e não consumir alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação. Em Iporá a luta pela vida mobiliza muita gente, profissionais de Saúde que não medem esforços para garantir 

Missão Católica em Rio Branco no Acre

Padre Giovanni Ciprianni
Religiosos Passionistas da Província Exaltação da Santa Cruz, antigo Vicariato Cristo Libertador abrem mais uma casa, trata-se de uma missão em Rio Branco no Acre paróquia em Porto Acre. No dia 19 de fevereiro o superior, padre Giovanni Cipriani presidiu em Belo Horizonte, Santuário de São Paulo da Cruz a celebração de envio e, neste mesmo mês, em uma grande recepção do povo Acreano, os religiosos Pe. Marcos Antônio Souza de Jesus e Pe. Adilson Santana do Carmo iniciaram seu pastoreio em novas terras.

Com isso está-se contemplando a vontade de São Paulo da Cruz, o santo fundador, que acolhendo o convite de Jesus, “reuniu companheiros para anunciarem o Evangelho de Cristo aos homens” (Constituições, 1). Lembrou, na celebração. O superior disse ainda,” nós passionistas, conscientes de que a Paixão de Cristo continua no mundo até Ele voltar em sua Glória, compartilhamos das alegrias e ansiedades da humanidade a caminho para o Pai. Desejamos participar das tribulações dos homens, especialmente dos pobres e abandonados, confortando-os e aliviando-lhes os sofrimentos.


Na celebração de envio, o presidente da celebração justificou a iniciativa citando textos bíblicos, “Os onze discípulos voltaram à Galileia, à montanha que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, prostraram-se; mas alguns tiveram dúvida. Jesus se aproximou deles e disse: «Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos»” (Mt 28, 16-20).

Assim, emenda padre Giovanni Cipriani, a missão “obedece ao mandato missionário de Jesus: «Ide...».  Citando Papa Francisco, na exortação A alegria do Evangelho, o religioso explicou que que nestes versículos, aparece o momento em que o Ressuscitado envia os seus a pregar o Evangelho em todos os tempos e lugares, para que a fé n’Ele se estenda a todos os cantos da terra”.  Ide... “Na Palavra de Deus, aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: «Vai; Eu te envio» (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). A Jeremias disse: «Irás aonde Eu te enviar» (Jr 1, 7). Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária” (Papa Francisco, A alegria do Evangelho, 19-20)


Tragédias no período do carnaval: Criança de 3 anos morreu afogada, corpo encontrado em Rio em Caiapônia.

Fatalidades no período do Carnaval na região Oeste de Goiás, até a noite do dia 27 de fevereiro foram registradas 04 mortes com a atuação dos peritos do IML (instituto Médico Legal), regional de Iporá, nenhuma das mortes parece ter relação direta com a festa.

Um caso de repercussão nacional aconteceu em São Luís de Montes Belos na sexta-feira (24), quando um policial militar atirou e matou um colega dentro de uma distribuidora de bebidas. Depois de cometer o crime, o agente também morreu. A primeira vítima, o sargento Marcelo Almeida, que brincou com um colega de farda que estava na reserva e que, segundo testemunhas, teria problemas psicológicos, por isso estava afastado de suas funções. O sargento da reserva Valdivino Otávio teria sido interpelado pelo colega de farda que ele não teria coragem de atirar, e, ele acabou atirando, sargento Marcelo foi atingido no rosto e morreu. O filho do sargento estava com ele em um estabelecimento comercial e presenciou o fato.
Logo em seguida após atirar o sargento deixou o local, a PM foi acionada e encontrou o autor, que segundo informações da Polícia Militar, eles foram recebidos a tiros, e, em resposta a agressão, o policial foi atingido por cinco disparos efetuados pela guarnição do GPT (Grupo de Patrulhamento Tático).

Outra morte

Em Caiapônia, no Rio Bonito, na fazenda Santa Cecília, no domingo, dia 26, um peão da fazenda saiu para pescar e viu um corpo boiando nas águas, chamou a polícia, que acionou Corpo de Bombeiros e IML. O corpo foi retirado da água em estado de decomposição, segundo os peritos, a morte pode ter ocorrido entre 5 a 8 dias. Até a noite de segunda-feira, dia 27, não havia sido identificado. Devido ao estado do corpo, em decomposição, vai ficar difícil a identificação. Não dá para saber a sua cor, apenas, a altura, trata-se de um homem de baixa estatura, cerca de 1.60m. Ele estava sem roupas, o que aumenta o grau de dificuldade para a identificação.

Criança de três anos morreu por afogamento

Menino de 3 anos, João Pedro Gomes de Oliveira, residente em São Luís de Montes Belos, faleceu nesta segunda-feira, 27 no início da tarde na fazenda Agrotex município de Aurilândia. Os pais Alexsandro Cardoso de Oliveira e Geliane Gomes de Oliveira estavam inconsoláveis no IML em Iporá. Informações dão conta que o garoto olhava um tanque para a cria de peixes e acabou caindo em instantes de distração, foi fatal!