sábado, 10 de abril de 2010

Bispo da Diocese de São Luis de Montes Belos responde a perguntas de ouvintes em programa nas rádios.


Muitas pessoas,principalmente leigos que não são enganjados tem dificuldade de acesso ao Bispo, pastor geralmento muito ocupado com as atividades que o cargo requer. Agora através das rádios diocesana,Serra Azul de Caiapônia, Felicidade FM e Rio Claro Am de Iporá,Vale da Serra AM e Vale FM de São Luis de Montes Belos isso é possível. Dom Carmelo Scampa está respondendo as perguntas que são enviadas para essas Rádios. No Caso de Iporá as perguntas podem ser enviadas para o seguinte endereço: Av. Pará 541 - centro CEP 76200 000 escrever no envelope PERGUNTA PARA O BISPO. As perguntas podem ser entregues na portaria das emissoras e podem também ser enviadas por e-mail, no meu caso , as radialistapedro@hotmail.com que faço chegar até ao Aparecido Eterno, repórter que faz a entrevista.



No conceito católico os bispos são os sucessores dos apóstolos, recebem com a ordenação episcopal a missão de santificar, ensinar e governar, a eles confiada no âmbito de uma circunscrição definida (diocese, arquidiocese, prelazia).

O episcopado é o último e supremo grau do sacramento da Ordem. O bispo é também a autoridade máxima da Igreja particular local em jurisdição e magistério.

Aos bispos compete ministrar o sacramento da ordem de modo exclusivo e também, na Igreja Latina, o sacramento da crisma. Ordenar presbíteros e diáconos, bem como conferir ministérios são funções exclusivas do bispo.

Conforme o Código de Direito Canônico, "os Bispos que, por divina instituição, sucedem aos Apóstolos, são constituídos, pelo Espírito que lhes foi conferido, pastores na Igreja, a fim de serem também eles mestres da doutrina, sacerdotes do culto sagrado e ministros do governo." (Cân. 375 §1)
fonte .wikipedia.org/wiki/Bispo#Catolicismo