sexta-feira, 1 de março de 2019

Iporá Goiás - Feriadão de Carnaval 2019


Como será a movimentação em Iporá neste feriadão: As agencias Bancárias estarão fechadas na segunda-feira, dia 04 e na terça-feira dia 05, voltam a funcionar na quarta-feira de cinzas ao meio dia. A definição vem da   Federação Brasileira de Bancos.
A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.
Prefeito Naçoitan Leite de Iporá
As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5 de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento.
Em Iporá, as repartições públicas municipais também fecham, folga para os servidores na segunda e na terça-feira, o Prefeito Naçoitan Leite explica que o decreto não vai contemplar a quarta-feira de cinzas, só segunda, dia 04 e terça-feira dia 05.

Para o comércio local, segunda-feira, dia 04,  é dia de folga dos comerciários porque há um acordo coletivo assinado entre representantes de patrões e empregados ainda em vigência. A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Goiás assinou o acordo com o Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista do Estado de Goias e com o Sindicato do Comércio Varejista///
De acordo com a cláusula trigésima segunda, dia 04 de março é dia de repouso dos comerciários, conforme garantido no artigo 67 da CLT e com amparo legal em decreto governamental. Assim Segunda-feira de carnaval, quando é comemorado o dia do comerciário, totalizando, com a terça-feira, 48 horas contínuas, ficando, desta forma, poibido o trabalho do empregado comerciário, conforme comunicado do Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás Valdir Ribeiro da Silva.///
Portanto praticamente tudo para na segunda e na terça-feira, só retornando a normalidade na quarta-feira de cinzas.
Em Iporá, indagamos o Nilton Quirino do sindicato dos Comerciários, ele consultou a Federação dos Trabalhadores do Comércio, que negociou a folga, ele disse que nada mudou em relação a isso, que na segunda-feira não é feriado para todos, mas que os comerciários tem direito a um dia de descanso. 

A CDL, Camara de Dirigentes Logistas de Iporá, Presidida por Edmirso José Ribeiro se posiciona sobre o assunto: Em nota enviada à rádio.
Posicao da CDL   reconhece a importancia dos comerciarios para o funcionamento adequado das empresas e para servir a populacao
CDL  respeita a decisao da classe e reconhece a legitimidade da instuicao que representa os comerciário
Esse acordo ja e celebrado a mais de 20 anos caso os comerciantes não concordem seria necessário mobilizar representação   CDL e sindicato que representa a classe pra tomar decisões  para próximo ano   negociar  com comerciários
No feriado de carnaval repartições publicas e bancos nao atendem  portanto movimento no comercio cai 80% devido ao pequeno numero de clientes nas áreas comerciais   então entende se que destinar essa data ao comerciário e a que menos prejudica os comerciantes///
Agora com as folgas definidas, vamos a algumas orientações para quem vai viajar a passeio ou a trabalho.
Em nossa região está valendo a decisão judicial proferida em 14 de fevereiro pela parcial interdição da GO-173, no trecho entre Israelândia e Jaupaci, e GO-060, entre Iporá e o trevo para Moiporá. Está proibido temporariamente o tráfego de veículos pesados. Motivo será a precariedade das vias, associada à época de chuvas, e em função de um desmoronamento na GO-060, no 12 de fevereiro deste ano//
o juiz Marcos Boechat Lopes Filho, atendendo a pedido do Ministério Público, promotor de Justiça Cauê Alves Ponce Liones  determinou a parcial interdição até que a normalidade se estabeleça //
Fora isso, a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) determinou  restrição da circulação das Combinações de Veículos de Carga (CVC) e das Combinações e Transportes de Veículos (CTV) que trafegam em trechos de dez rodovias goianas.
A medida visa dar mais segurança nas vias no período de feriado diante do aumento significativo do fluxo de veículos, em especial nas regiões de potencial turístico. A restrição será aplicada nas seguintes datas e horários: 2 de março de 2019 (sábado) – das 7 às 20 horas, 5 de março de 2019 (terça-feira) – das 7 às 20 horas e 6 de março de 2019 (quarta-feira) – das 7 às 20 horas//
E o  Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) deflagra a partir de hoje, sexta-feira, dia 1º, a Operação Carnaval 2019. A ação contará com equipes da Balada Responsável (educação e fiscalização) que atenderão os municípios com maior presença de foliões no Estado.
Durante o feriado, serão realizadas ações e blitzes educativas e de fiscalização que atuarão com foco na Lei Seca e na condução segura. O lançamento será no Posto de Fiscalização da GO-020, saída para Bela Vista, às 12 horas.
A iniciativa é uma soma de esforços entre o Detran e a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito, e busca sensibilizar os condutores a respeitarem as leis de trânsito, prevenindo acidentes e preservando vidas. Essa ação não alcança essa região oeste de Goiás mas para quem vai viajar vale a informação///
De acordo com o presidente do Detran, Marcos Roberto Silva, a operação busca priorizar a conscientização. “Nosso foco é a educação, mas não seremos condescendentes com os condutores que insistirem em descumprir as leis de trânsito e colocar vidas em risco”, adverte.  Além da Região Metropolitana de Goiânia, neste ano, a Balada Responsável será levada para municípios como Aruanã, Caldas Novas, Goianésia e Pirenópolis.
Com objetivo de sensibilizar a população para a necessidade de uma nova postura no trânsito, serão realizadas ações educativas nas GOs 020 (Bela Vista), 060 (Trindade), 070 (Inhumas) e 080 (Nerópolis). Essas atividades terão início na sexta-feira (1º), quando está previsto um aumento no fluxo nas rodovias goianas devido ao feriado prolongado.
Segundo o gerente de Formação de Condutores e Educação para o Trânsito, Gustavo Mota, as abordagens buscarão alertar para os perigos da combinação de álcool e direção, do uso do celular ao volante, e das manobras perigosas, especialmente, as ultrapassagens em local proibido. Educadores distribuirão material informativo e sanarão dúvidas dos sobre direção defensiva e compartilhamento seguro das vias.
Durante o carnaval, a fiscalização contará com cinco equipes compostas por servidores do Detran e militares do Batalhão de Trânsito, que atuarão na Região Metropolitana de Goiânia, Caldas Novas, Pirenópolis, Caldas Novas, Goianésia e Aruanã. Além do cumprimento da Lei Seca, as blitzes da Balada Responsável reforçam a segurança pública nestes locais, pois checam a documentação de veículos e condutores e realizam todo procedimento de rotina da PM.
“Para aproveitar o carnaval sem complicações e de forma segura, pedimos que os condutores evitem misturar álcool e direção e respeitem as leis de trânsito”, pontua o presidente do Detran. Quem for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool terá a Carteira Nacional de Habilitação recolhida, será multado e responderá a processo administrativo que resultará na suspensão do direito de dirigir por doze meses. O motorista que estiver embriagado, quando o bafômetro acusar mais de 0,34, ainda será preso.