sábado, 7 de janeiro de 2017

Domingo da EPIFANIA DO SENHOR, Cristo se manifesta.

Igreja Matriz Iporá na Epfania do senhor
A igreja Celebra neste domingo, dia 08 de janeiro, a Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação o Senhor. Interessante que desse celebração oficial, que vem de textos bíblicos, nasce também a Folia de Santo Reis, muito tradicional em nossa região. Neste dia nas missas, manda a tradição da igreja que se divulgue e convoque o povo para as festas com datas móveis no ano.  Geralmente após a leitura do Evangelho ou no final da celebração se trás essa informação.
DATAS DAS FESTAS MÓVEIS 2017
Saibais queridos irmãos e irmã, que com o favor da misericórdia de Deus, como nos alegramos com o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, assim vos anunciamos a alegria da ressurreição do mesmo nosso Salvador
Em 01 de março será o dia das Cinzas – quarta-feira de Cinzas, Início do Jejum da Sagrada Quaresma;
Em 16 de abril – Celebrareis com Alegria a Santa Pascoa de Nosso Senhor Jesus CRISTO;
Em 25  de maio  Celebrareis A ASCENSÃO DO Senhor
Em 04 de junho  a Festa de Pentecostes
Em 15 de junho a festa do Santíssimo  Corpo e Sangue de Cristo
Em 03 de dezembro será o primeiro domingo do advento de Nosso Senhor Jesus Cristo, a ele, honra e gloria dos séculos amém.

Na região de Iporá as missas acontecem pela manhã as 7h e as 09h e a noite as 19:30h. É tradição por aqui entoar o hino de reis e na missa da noite em Iporá há vários anos o grupo de Folia os Lourenços sempre tem participado.  A folia de Reis não é uma festa que faz parte do calendário oficial da igreja, mas é uma religiosidade popular. 


Católicos chamados a missão em 2017

Lideres da diocese em planejamento Pastoral
Missão continental, um apelo da igreja no continente americano para o avanço da evangelização a todos os povos ganha em 2017 um reforço especial: é de Maria, a mãe de Jesus, que anima e acompanha a todos nos trabalhos.
O Papa Francisco em sua primeira exortação apostólica, Evangelii Gaudium, (Alegria do Evangelho), trata Maria como sendo a mãe da Evangelização, diz o sumo pontífice “Maria Está no meio do povo. Ela reunia os discípulos para invoca-lo (at 1,14) e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora; sem Ela não podemos compreender cabalmente o espírito da nova evangelização” (EG 284).
É olhando para Maria que todo os fiéis católicos desta região, igreja particular de São Luís de Montes Belos são chamados a sair em missão e quem reforça esse convite de Jesus e Maria é dom Carmelo, Bispo desta diocese na região Oeste de Goiás.  Ao recepcionar a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida em 12 de outubro 2016 disse: “A humilde Imagem atrae por si própria o povo que manifesta o desejo de vê-la e toca-la e faz abrir o coração dos humildes que a Ela recorrem em suas necessidades e perigos.”   Dom Carmelo não deixa esquecer que Jesus está no centro, ele é o foco principal, “A missão é primeiramente isso: DIZER o que Jesus disse: “Ide e ensinai, ide e evangelizai…” (Marcos 16,15) (site da diocese).A presença da Aparecida em nossas comunidades, emenda o bispo, deverá ser um estímulo para que antes se conheça, se medite e se reze a Palavra de Deus. Assim dom Carmelo chama a atenção para que os fiéis, sempre em missão, nunca se esqueçam do estudo, e aponta as escolas bíblicas como a porta de entrada para isso.

Ano Mariano

Os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, nos vem a esta região como grande reforço a missão. 2017, A igreja Católica no Brasil proclama o ano Mariano, celebrando com alegria os trezentos anos do aparecimento da imagem de Nossa Senhora no rio Paranaíba do Sul.  As dioceses de todo o Brasil trabalham desde 12 de outubro de 2016 celebrando com destaque esse tema mariano.  A iniciativa é da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de convidar todos, os fiéis a irem acompanhando a imagem de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica da original, abençoada em celebração em Aparecida (SP) e enviada a todas as dioceses que prepararam celebração solene para recepção dia 12 de outubro, a partir da recepção iniciou-se uma grande peregrinação por todas as cidades, segundo os bispos, essa andança por cidades e suas periferias é para lembrar os pobres e abandonados, que são os prediletos do coração misericordioso de Deus.
Padre Carlinhos e José Moreira Cesarina e Palmeiras de Goiás na Missão continental
Na Diocese de São Luís de Montes Belos, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida ficará até 2019, percorrendo todas as cidades, programadas nas 5 regiões que dividem esse território composto por 36 cidades. Os missionários (todos os batizados), de modo especial os agentes de pastorais, são convocados, a estarem atentos e participes de projeto de Deus.



O Papa Francisco ao finalizar a exortação Evangelii Gaudium nos presenteia com uma oração a Maria que nos inspira a seguir a caminhada.

Virgem e Mãe Maria, Vós que, movida pelo Espírito, acolhestes o Verbo da vida na profundidade da vossa fé humilde, totalmente entregue ao Eterno, ajudai-nos a dizer o nosso «sim» perante a urgência, mais imperiosa do que nunca, de fazer ressoar a Boa Nova de Jesus. Vós, cheia da presença de Cristo, levastes a alegria a João o Batista, fazendo-o exultar no seio de sua mãe.
Vós, estremecendo de alegria, cantastes as maravilhas do Senhor. Vós, que permanecestes firme diante da Cruz com uma fé inabalável, e recebestes a jubilosa consolação da ressurreição, reunistes os discípulos à espera do Espírito para que nascesse a Igreja evangelizadora. Alcançai-nos agora um novo ardor de ressuscitados para levar a todos o Evangelho da vida que vence a morte. Dai-nos a santa ousadia de buscar novos caminhos para que chegue a todos o dom da beleza que não se apaga. Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz.

Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amen. Aleluia! (EG 288)

Diácono Pedro Claudio