segunda-feira, 24 de abril de 2017

Eleitores faltosos devem regularizar situação até dia 02

Foto arquivo
Um alerta ao eleitor faltoso: vence na próxima terça-feira, dia 02 de maio, o prazo para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. Se você é eleitor não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, sua situação é de irregularidade e você corre o riso de ter o título cancelado.
Essa data, 02 de maio vale para eleitores de todo o país, conforme informações no site do TSE. Para regularizar o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. Em Iporá o cartório eleitoral 53º zona eleitoral localiza-se na rua Presidente Kennedy no centro (64) 3603-2303; (64) 3674-1133.
São muitos os eleitores nessa condição de ameaça de perder o documento, em Iporá por exemplo, são 388 eleitores com pendência, desde que foi aberto o prazo para regularizar, só 09 procuraram o cartório eleitoral, Diorama tem 11 faltosos, nenhum regularizou até agora, Amorinópolis, outra cidade da comarca, 33 eleitores em situação irregular e nenhum até agora procurou regularizar.  Em Israelândia, o número de faltosos é  33, dois já regularizaram a situação. Caiaponia e São Luis de Montes Belos não tem faltosos.
A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.
Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa.

Eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Porque Iporá faz romaria?

Estamos em romaria, estamos em viagem rumo a um mundo revelado por Deus nas sagradas escrituras pela vida do povo, pela tradição que perpassa o tempo, de geração em geração. 

O caminhar Cristão é constante, a romaria acontece todos os dias de nossa existência terrena, e nesses dias, 19 de abril a 24 de maio, fazemos memória de nossa história em oração, que a exemplo de Maria, a mãe de Jesus, nos permite refletir sobre as nossas opções de vida.

Em Iporá, como em todo o mundo cristão, Maria é amada, venerada, como àquela que se permitiu ser o sacrário vivo de Deus. Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra Lc 1,38, com esse sim, Maria nos permitiu ver Deus na forma humana, por meio de uma família.

Adicionar legenda
 Aí destacamos também a figura de José, àquele que se permitiu deixar de lado o orgulho, a vaidade para aceitar ver sua santa prometida em casamento se tornar mãe da humanidade de Deus. Mt,1,20-21 Enquanto José pensava nisso, o anjo do senhor lhe apareceu em sonho, e disse: “José, filho de Davi, não tenha medo de receber Maria como esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e você lhe dará o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos pecados.”. 

É por este motivo que estamos em romaria, porque Jesus nos foi mostrado, o caminho nos foi aberto, as opções nos foram postas. Quem quiser acreditar que siga.





A Festa deste ano tem a coordenação geral do Movimento de Cursilho, um grupo da igreja católica que tem em sua premissa o ato de Evangelizar os ambientes, e a temática escolhida foi: Feliz de Ti que acreditastes, e a cada momento desses 36 dias iniciado em 19 de abril, somos chamados à reflexão, a um olhar para Maria, com amor,ternura, agradecimento e fé, porque Jesus nos mandou acreditar.