segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Porque procuramos João de Deus


Em sua homilia de final de ano na missa celebrada na catedral São Luiz Gonzaga, em São Luís de Montes Belos,  o bispo dom Carmelo Scampa fez um alerta a todos os Cristãos, segundo ele, muitos podem estar a frequentar o templo sem, no entanto, conservar a fé como exige o cristianismo. No mundo atual, “corremos o risco de sermos Cristãos ateus, que fazem a profissão de fé mas sem acreditar, não acolhemos o filho de Deus”.
Nessa homilia o bispo procurou a chamar a atenção para a fragilidade de muitos batizados e chamou de um drama do ser humano, o fato de, mesmo diante da mensagem apresentada nos livros sagrados apresentarmos certa desconfiança “a Luz resplandece e eu continuo teimando que ela não existe, não deixo que ela me ilumine, e assim trilho estradas paralelas”.

O religioso disse que esse é o problema da liberdade humana, “se não controlamos, se não dirigimos de uma forma positiva a vida, a ideia do caminho errado acaba nos dominando.” Dom Carmelo citou o distanciamento do Cristão de Deus, que é colocado acima, longe, “Ele (Deus) está lá e eu aqui, até quando posso me virar me viro, eu recorre a Ele (Deus), quando não dou conta mais, quanto vejo todas as saídas fechadas”. Essa a situação humana cristã é citada como um grande perigo para a vida de igreja, percebida de forma explícita, ou de maneira mais sofisticada no caminho da vida.

Falando ao público católico o, bispo chamou a atenção para essa atitude pagã, a rejeição ao Deus verdadeiro, segundo disse, acaba se voltando contra a própria pessoa, quem perde nessa história não é Deus, é você, alerta o religioso, e utilizando a passagem do Evangelho de João disse “ Porque tudo foi feito por Ele, eu não consigo responder aos meus problemas, aos enigmas da vida humana, a não ser em Cristo porque eu fui feito por ele, e para ele, e caminho em direção a ele, por isso não posso descarta-lo,  é pura ilusão caminhar fora disso, por isso que a gente vai atrás de experiências religiosas inconsistentes”. Assim dom Carmelo tenta nos fazer entender a procura de tanstos CRISTÃOS a João de Deus, esta lógica de procurar no espiritismo, em caminhos mais ou menos análogo, respostas à nossa vida, é pura ilusão”