sexta-feira, 2 de abril de 2010

Secretário de Agricultura, Leonardo Veloso em entrevista à Rádio Rio Claro


A Secretaria de Agricultura de Goiás recria a EMATER e deve retomar o trabalho de assistência ao produtor. O Projeto está na Assembléia Legislativa de Goiás para apreciação dos deputados.

Leonardo Veloso, deputado licenciado e secretário de Agricultura de Goiás ,falou para a Rádio Rio Claro sobre o assunto. Diz o Secretário que será uma EMATER diferente da que existia, será moderna e prestará um grande serviço para a agricultura , principalmente para o pequeno produtor.

A EMATER foi extinta há muito tempo,os servidores foram lotados em órgãos diversos como Agrodefesa e Agência Rural e a assistência técnica ao agricultor caiu muito.

Servidores da Educação se pronunciam sobre livros no Lixo


Em uma carta entregue na rádio Rio Claro, servidores da Sub-secretaria regional de Educação dão a versão para os fatos noticiados dando conta de que 12 mil livros didádicos foram jogados no lixo. Explicam que na verdade foram cerca de 500 a 600 livros, e que eles foram descartados depois de ouvir as escolas sobre a utilidade dos mesmos. Como houve a negativa eles foram descartados. Sobre os livros novos de 2007 e 2008, explicam que eram amostras enviadas aos professores para analisar o conteúdo. Não explicam porque os livros estavam sendo enterrados ao invés de enviar para a reciclagem . Reclamam os servidores que foram execrados e que estão sofrendo muito com as injustiça.


Milca abre sindicância sobre livros de Iporá
A Secretaria de Educação instituiu hoje pela manhã uma sindicância para investigar a denúncia de livros no lixão do município de Iporá. Em uma coletiva de imprensa agora há pouco, a secretária Milca Severino afirmou que vai fazer a apuração de todos os responsáveis e das pessoas envolvidas neste procedimento “absolutamente inaceitável”. De acordo com a secretária, mesmo livros didáticos desatualizados não podem ter como destino final o lixo.

A Secretaria tem normas antigas, que em todos os anos são atualizadas para a rede de subsecretarias de todo Estado. “Todos os diretores e subsecretários receberam não somente o documento por escrito, como também orientações formais da nossa área técnica a respeito do tratamento dos livros didáticos e paradidáticos”, diz Milca. Os livros estragados ou anacrônicos são trocados por novos, restaurados ou enviados à reciclagem.

Milca Severino disse que tomou conhecimento da denúncia no início da noite de ontem através da imprensa. Hoje pela manhã, a secretária já tomou as providências legais para punir os culpados. “Os livros que recebemos do Governo federal, ou mesmo os que compramos, ficam todos sob responsabilidade dos diretores das escolas e das regionais. Todos que cuidam dos livros tem os documentos da legislação de como tratá-los”, justificou.

A secretária informou que os procedimentos da Secretaria estão registrados em documentos. As pessoas envolvidas vão ser devidamente punidas pelo Estado. “Os livros devem chegar aos leitores. A legislação prevê inclusive exoneração.” O material que foi jogado no lixão de Iporá já foi contaminado com dejetos e não pode ser reaproveitado. Em um prazo de 15 dias, a comissão de sindicância, que já foi registrada na portaria, vai apresentar a investigação à Secretaria.

As ruas de Iporá estão em situação calamitosa



Moradores de diversos setores de Iporá pedem urgência da Prefeitura para recuperar as ruas. Depois de Vila Brasília e Jardim Monte Alto, onde existem algumas ruas intransutáveis, agora vem o Jardim dos Passarinhos. Há muito tempo esse bairronão passa por melhoria,as ruas estão em situação muito difícil.
Na prefeitura,Secretaria de Obras,transportes e serviços Urbano o secretário Divino Gernônimo pede paciência e informa que assim que as chuvas cerrarem vai trabalhar para atender os moradores.