domingo, 19 de agosto de 2018

Conselho da comunidade: Cuidar dos encarcerados é prevenir crimes futuros.

Advogado Fabricio Cunha -Presidente do Conselho da comunidade
O advogado Fabrício Cunha preside o conselho da comunidade.Em Iporá existe o conselho da Comunidade, criado por iniciativa do poder Judiciário ainda na época do Juiz Doutor Benedito, ficou inoperante por algum tempo e agora, por iniciativa do Juiz Dr Samuel o Conselho da Comunidade foi novamente reaberto//
O Conselho da Comunidade é órgão de colaboração e fiscalização da execução da pena, auxiliando as autoridades judiciárias, policiais, SUSEPE e órgãos de segurança, em todas as tarefas de readaptação dos sentenciados, presos provisórios e egressos da cadeia pública da comarca ao meio social, bem como colaborando com a prevenção à criminalidade. É um conselho importante, agora presidido pelo advogado Fabrício Cunha 
O presidente Fabricio Cunha em entrevista às rádios Felicidade FM e Rio Claro Am de Iporá disse que a maioria das pessoas pensam que o Conselho da Comunidade existe para prestar assistência ao preso ou internado, esclarece ele que o principal foco é outro: Diminuir a quantidade de vítima na sociedade, prestar assistência a família das vítimas e dos presos. O advogado, para exemplificar a atribuição cita o filme Homem Aranha, primeira edição, quando o personagem bom (homem aranha) deixa o personagem mal (assaltante) sair correndo pelas ruas, e que a próxima vítima do criminoso foi justamente um familiar do homem aranha, um tio dele que acabou sendo assassinado. Diante dessa cena o presidente do conselho chama a reflexão com uma pergunta: Era previsível para o homem aranha que sua família seria a próxima vítima? Teria como àquele personagem prever que seria a sua família a próxima vítima?
Diante dessa realidade o conselho pede a ajuda a comunidade no sentido de implementar uma política penal e penitenciária que vá além dos cuidados e da defesa dos presos internados. O conselho quer que as ações sejam voltadas para a reinserção social. Portanto, explica ele, a ação do conselho e da sociedade como um todo deve ser voltada aos presos não só para a assistência social.
O que fazer?
A intenção é trabalhar para que o preso, ao ganhar a liberdade, que ele não vá diretamente para as ruas, mas que passe por um processo adequado, como determina a lei, tendo o regime progredindo para o semiaberto em segunda para o aberto. É preciso que os empresários abrigue esse elemento para que ele ou a sua própria família não seja a próxima vítima.

Procedendo assim estaremos tendo uma atuação preventiva de segurança pública.

A Luta pela preservação da vida, Iporá se organiza

Professor Marcelo Serqueira -Presidente 

Com a criação da Secretaria do meio ambiente de Iporá, surgiram diversas iniciativas para cumprir a legislação e outras para garantir a luda por uma vida saudável no futuro.
Uma das ferramentas mais importantes  para a Secretaria do meio ambiente é o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CODEMA, que tem, como os demais conselhos, o poder de decidir sobre diversos assuntos.
O Presidente desse conselho é o Professor doutor MARCELO Siqueira, um estudioso das questões ambientais,