segunda-feira, 1 de maio de 2017

A educação vai transformar Iporá! polo de Educação já é realidade FAI anuncia odonto e medicina.

Prof. José Junior Diretor do IF Goiano Iporá
Iporá é um polo regional de Educação, aqui temos  a UEG (Universidade Estadual de Goiás), uma unidade de ensino superior da União, IF GOIANO, três polos do ensino superior: UNIP (Universidade Paulista), Unopar (Universidade do Paraná), Anhanguera de Goiânia e a FAI (Faculdade de Iporá) com 15 cursos.

A educação em Iporá, sobretudo, o ensino superior nos últimos anos deu um grande salto de qualidade. A Universidade Estadual de Goiás formou o atual corpo docente nas redes estadual e municipal em toda a região, e agora se soma ao instituto Federal Goiano, e a FAI, Faculdade de Iporá.
Os jovens agora tem a opção de continuar em sua cidade ou região para estudar, não precisam mais irem para os grandes centros, embora, isso ainda acontece com bastante frequência.

Professor Fonseca,- Diretor da FAI com Duílio Siqueira vice Prefeito
Prof. Valdir Specian diretor da UEG
A FAI completa em 2017 10 anos de existência, é um empreendimento dos professores Fonseca e Dina. Atualmente são 15 cursos, todos como referência, aprovados, reconhecidos e autorizados pelo Ministério da educação, é um polo fantásticos, brada professor Fonseca, que oferece Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Engenharia Civil, Direito, Administração de empresas, Pedagogia e outros e com planos para o ano que vem criar Odontologia e, em 2019 medicina.

A FAI se auto intitula como uma escola de empreendedores, iniciou-se há 10 anos com dois cursos administração e ciências contábeis com 120 alunos, hoje com 15 cursos e 800 alunos, segundo o professor Fonseca o ponto de equilíbrio é de mil e duzentos alunos, que ele espera atingir.

Apesar dos números e das perspectivas, o professor Fonseca admite problemas financeiros, explica ele que a receita da FAI é negativa, porque essa instituição depende de políticas governamentais, do Governo Federal através do FIÉIS,e que o governo deu um calote no setor privado no ano passado deixando de pagar quatro parcelas. Por isso as dificuldades de momento. Hoje existem as bolsas da OVG (Organização das Voluntárias de Goiás), uma política governamental estadual, e pleiteia-se as políticas públicas municipais. O Professor Fonseca disse que é sabedor que o ensino superior não é de responsabilidade do município, porém, é de grande importância na geração de emprego, a FAI hoje gera 120 empregos diretos em Iporá.

Desses 800 alunos da FAI, metade não é de Iporá, são de cidades como Jussara, Doverlândia,  Fazenda Nova, Palestina, Caiapônia, São Luís de Montes Belos, que vieram morar em Iporá.

Não há como não mudar com tantas oportunidades de acesso a educação. É também um grande desafio para instituições, como os meios de comunicação, as igrejas e seus pregadores, e políticos que almejam cargos eletivos. Temos em Iporá e região, a cada dia, um público mais exigente.

Homem de 106 anos na festa do idoso em Iporá.

Josias 106 anos
A 35ª Festa do Idoso de Iporá promovida pelo Clube de Leões e Leoas de Iporá reuniu neste primeiro de maio mais de mil pessoas, grande maioria com idade superior a 60 anos, informa o senhor Antônio Gonçalves de Rezende Coordenador do grupo promotor da festa. O Clube de Leões e Leoas não promove sozinho a festa, conta com parceria do Exército Brasileiro, de Igrejas de diversos seguimentos religiosos, do movimento de Cursilho e Cristandade da Católica, da Prefeitura com suas secretarias entre outros. A festa começa com um momento de oração, café da manhã, uma rápida fala, e em seguida as atrações com hino de reis e música sertaneja raiz.

O destaque dessa festa foi de um homem de 106 anos, ele foi muito aplaudido quando falou aos microfones das rádios Rio Claro AM e Felicidade FM e no som local da festa se dizendo agradecido a Deus por ter chegado a esta idade e por estar participando da festa.

O SENHOR Josias nasceu em 1911 na cidade Cachoeira de Goiás, morou no estado do Pará, Maranhão e voltou para a sua terra natal onde constituiu família numa época em que Iporá estava quase morrendo relatou o senhor Josias. Disse ele que tem o desejo de pegar na mão de cada iporaense, e que é agradecido com todo prazer de coração.



O idoso Adeides José Ferreira, era só felicidade, disse ele que espera ansioso sempre o dia primeiro de maio. Adeídes que trabalha como carroceiro fez questão de fazer um apelo para que as pessoas sejam mais honestas, que ponha fim a corrupção. A Manela esposa do senhor Adeides disse gostar muito.