segunda-feira, 1 de maio de 2017

2017 - A educação vai transformar Iporá! polo de Educação já é realidade FAI anuncia odonto e medicina.

Prof. José Junior Diretor do IF Goiano Iporá

Iporá se consolida como polo regional de ensino superior e transforma cenário educacional no Oeste Goiano

Por Pedro Claudio | Iporá News

Iporá vive um novo tempo na educação. Reconhecida como polo regional de ensino superior, a cidade concentra atualmente importantes instituições de formação acadêmica que têm ampliado o acesso ao conhecimento e transformado a realidade de centenas de jovens do Oeste Goiano.

Com unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), além dos polos da UNIP (Universidade Paulista), Unopar (Universidade do Paraná), Anhanguera de Goiânia e da FAI (Faculdade de Iporá), a cidade oferece diversas opções de cursos superiores, permitindo que muitos estudantes permaneçam na região para realizar seus estudos, sem a necessidade de migrarem para os grandes centros urbanos — embora essa realidade ainda ocorra em alguns casos.


Professor Fonseca,- Diretor da FAI com Duílio Siqueira vice Prefeito
Prof. Valdir Specian diretor da UEG

Entre as instituições que mais se destacam está a Faculdade de Iporá (FAI), que completou em 2017 uma década de existência. Fundada pelos professores Fonseca e Dina, a FAI começou sua história com apenas dois cursos — Administração e Ciências Contábeis — e 120 alunos. Hoje, oferece 15 cursos de graduação nas áreas de saúde, humanas, exatas e sociais, incluindo Psicologia, Farmácia, Enfermagem, Engenharia Civil, Direito, Pedagogia, entre outros. Os cursos são todos autorizados, reconhecidos e bem avaliados pelo Ministério da Educação (MEC). Para os próximos anos, a faculdade planeja expandir ainda mais, com a criação dos cursos de Odontologia e, possivelmente, de Medicina a partir de 2019.

Apesar do crescimento, o professor Fonseca admite que a FAI enfrenta desafios financeiros. A instituição depende, em parte, de políticas públicas de fomento ao ensino superior, como o FIES, programa do Governo Federal que nos últimos anos teve parcelas em atraso, o que afetou diretamente o caixa da faculdade. Atualmente, a instituição conta também com bolsas da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e luta pelo apoio de políticas municipais, mesmo sabendo que o ensino superior não é responsabilidade direta do município.

Mesmo assim, Fonseca destaca que a FAI já gera 120 empregos diretos em Iporá, reforçando a importância do ensino superior como motor de desenvolvimento social e econômico local.

Com o fortalecimento das instituições de ensino, Iporá transforma seu perfil: de cidade interiorana para centro irradiador de educação, oportunidades e formação profissional. Este avanço representa também um novo desafio para outros setores sociais, como a política, os meios de comunicação e as igrejas, que precisam se atualizar frente a uma população cada vez mais instruída e exigente.

A cidade que já formou gerações de professores pela UEG agora forma profissionais das mais diversas áreas, moldando uma nova realidade para Iporá e sua região. A educação está em movimento, e Iporá é, hoje, protagonista dessa transformação.

 


Homem de 106 anos na festa do idoso em Iporá.

Josias 106 anos
A 35ª Festa do Idoso de Iporá promovida pelo Clube de Leões e Leoas de Iporá reuniu neste primeiro de maio mais de mil pessoas, grande maioria com idade superior a 60 anos, informa o senhor Antônio Gonçalves de Rezende Coordenador do grupo promotor da festa. O Clube de Leões e Leoas não promove sozinho a festa, conta com parceria do Exército Brasileiro, de Igrejas de diversos seguimentos religiosos, do movimento de Cursilho e Cristandade da Católica, da Prefeitura com suas secretarias entre outros. A festa começa com um momento de oração, café da manhã, uma rápida fala, e em seguida as atrações com hino de reis e música sertaneja raiz.

O destaque dessa festa foi de um homem de 106 anos, ele foi muito aplaudido quando falou aos microfones das rádios Rio Claro AM e Felicidade FM e no som local da festa se dizendo agradecido a Deus por ter chegado a esta idade e por estar participando da festa.

O SENHOR Josias nasceu em 1911 na cidade Cachoeira de Goiás, morou no estado do Pará, Maranhão e voltou para a sua terra natal onde constituiu família numa época em que Iporá estava quase morrendo relatou o senhor Josias. Disse ele que tem o desejo de pegar na mão de cada iporaense, e que é agradecido com todo prazer de coração.



O idoso Adeides José Ferreira, era só felicidade, disse ele que espera ansioso sempre o dia primeiro de maio. Adeídes que trabalha como carroceiro fez questão de fazer um apelo para que as pessoas sejam mais honestas, que ponha fim a corrupção. A Manela esposa do senhor Adeides disse gostar muito.