domingo, 19 de março de 2017

Coronel Alves quer colégio militar ainda neste ano em Iporá.

Colégio Militar em Iporá está nos planos do comandante geral da PM em Goiás, Coronel Alves. Ele revelou essa sua intenção em entrevista concedida à rádio Rio Claro durante solenidade de entrega de viaturas e uma lancha a Polícia Ambiental.  Disse o coronel Alves, que Iporá é uma cidade que ele tem em seu coração, já fez retornar a Iporá um local de formação de militares, além disso, está mantendo contato com o Prefeito Naçoitan Leite, no sentido de fazer com que se viabilize o colégio Militar, com planos para ainda neste ano 2017.




Para o estado, coronel Alves destaca que em breve teremos concursos para a contratação de 1 mil e 500 novos policiais, e que os obstáculos da segurança pública estão diminuindo devido aos investimentos autorizados pelo Governador Marconi Perilo, e um dos casos concretos é o Patrulhamento Rural, é uma iniciativa que vai contribuir para diminuir crimes na zona Rural disse. 

Uma lança e duas caminhonetes reforçam fiscalização no Rio Araguaia

Ten, Castro e Sargento Braz

Reforço no policiamento na área do meio ambiente em Goiás, 28 municípios pertencentes a área de atuação do 2° pelotão de policiamento militar ambiental tem agora a disposição duas novas viaturas e uma lancha 60 hp. A entrega aconteceu em solenidade na cidade de Iporá dia 17 de março com a presença do comandante geral da PM em Goiás, Cel Alves e do Tem. Cel Castro, sub-comandante da Polícia Ambiental.

As viaturas  e a lancha vão propiciar maior efetividade da fiscalização de práticas ilegais  no Rio Araguaia divisa com o Matogrosso  e seus afluentes, Rio Claro e Caiapo, nos municípios de Aragarças, Montes Claros, Baliza e Doverlândia, que são banhados pelo Araguaia.


Iporá - número sobre acidentes de trânsito assustam

1% da população em Iporá vítima de acidente de trânsito

Chico Paulo - SMTU 

Inicia-se nessa semana em Iporá, na sexta-feira, 24, uma campanha para prevenir acidentes de trânsito. Com o tema Transito Consciente Evita acidente a Superintendência municipal de trânsito (SMTU), chefiada pelo ex-vereador Francisco de Paula Rodrigues (Chico Paulo) pretende fazer chegar até aos condutores de veículos informações importante sobre acidentes para conscientiza-lo da necessidade de uma mudança de comportamento.

Capitão Rafael - Bombeiros
Levantamento pela SMTU  em pesquisa junto ao  serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) mostra que nos últimos quatro anos foram levados de Iporá para atendimento em Goiânia, 444 pacientes, muitos deles vieram a óbito, houve necessidade até de helicóptero, algumas vezes, devido a gravidade do caso. O custo para os cofres públicos, só em Iporá, segundo Chico Paulo, chegam a 500 mil reais. Além disso, o prejuízo financeiro e físico à pessoa.
É por isso que no dia 24, sexta-feira, será aberta a campanha com  entrega de panfletos em locais diversos da cidade.

Dados coletados por nossa reportagem em contato com a SMT e com Corpo de Bombeiros mostram o estado crítico de Iporá.

O Corpo de Bombeiros tem dois anos na cidade, 2015 e 2016, nesse período, segundo informações do comandante Capitão Rafael  foram atendidas ocorrências envolvendo acidente de trânsito em número superiores que Jataí e Itumbiara. Segundo o capitção Rafael, Iporá tem mais acidentes que todas as cidades do mesmo porte como Goiás, São Luis de Montes Belos e Palmeiras. Em 2016, só o corpo de Bombeiros atendeu quase 200 acidentes, a cada dois dias um atendimento.
Em 2016 foram registrados atendimentos  de acidente de trânsito com  300 vítimas, significa que  1% da população de Iporá  se envolveu em acidente.  Agora se somar aos atendimentos do SAMU, os números devem dobrar, e existem os casos em que a pessoa deixa o local sozinhas, são levadas por terceiros para atendimento, o que deve aumentar ainda mais as estatística.

Causas de acidentes


Entre as causas dos acidentes, segundo o Corpo de Bombeiros, está a imprudência, excesso de confiança, abuso de substancia que não devem ser consumidas antes de dirigir entre outros. O capitão Rafael informa que muitos acidentes acontecem por  volta das 22h, e que estes,  a maioria relacionada ao consumo de bebida alcoólica.  Outro dado que chama a atenção: A maior frequência de acidentes acontecem  entre 17 e 19 horas, final da tarde início da noite, momento em que a pessoa está deixando o local de trabalho. Isso devido ao aumenta o fluxo de veículo da saída do trabalho e a volta pra casa, na pressa, alguns não respeitam o pare, não respeita a rotatória e o sinaleiro .