quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Judiciário deve ser obediente à Palavra de Deus

No lançamento da pedra fundamental para a construção do prédio do novo fórum de Israelândia Go,dia 13 de janeiro de 2011, um fato me chamou a atenção: A  fala do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo Teles, homem de fé, que conserva em sua sala uma imagem de Nossa Senhora.
O desembargador citou um texto bíblico de Lc 18,1-9, uma parábola da viúva, para dar a sua opinião sobre o perfil de um bom Juiz. Ele profetizou: "Aqui em Israelândia, nesse fórum que vai ser construído, não ficará nenhum juiz que não seja temente a Deus, que não respeite aos homens, que não receba com igualdade todas as pessoas, seja ele um senador ou seja um humilde cidadão dessa comunidade". O desembargador disse ainda, que o juiz deve viver com simplicidade, tem que interagir com a comunidade, tem que dar abertura para o morador da cidade tenha a liberdade se saber o preço  de sua camisa, onde ele compra o pão, pra que time torce etc... Claro que ele não defende um estilo de vida franciscano para os magistrados, mais quer que seja uma pessoa do povo, que não suba num pedestal, que não vida numa redoma de vidro. Ouvir isso de uma pessoa de posses, de um intelectual, de alguém que tem o poder de decidir sobre o destino de muitas pessoas é muito bom. Pelo menos mostra um pouco  de humanidade nesse mundo onde tudo parece natural, onde o rico é rico e o pobre tem que ser pobre, onde alguns só falam e outros só escutam e obedecem.
Quiçá a profecia do desembargador Paulo Teles se transforme em ação no judiciário, que a redoma de vidro seja quebrada, que  juízes , promotores e tantos outros serventuários da justiça possam respirar o povo, viver o povo e servir ao povo.