sábado, 17 de junho de 2017

Fiéis se reúnem para estudar a bíblia no interior de Goiás.

Padre Dionivaldo, doutorado em biblia
Fiéis católicos se reuniram neste sábado, 17 em Iporá Goiás, para a segunda etapa da escola Bíblica da Diocese de São Luís de Montes Belos. 
Foi um estudo do livro Fundamentos Bíblico-teológicos para o sacramento da confirmação escrito por Padre Mariosan de Souza Marques.

O facilitador foi o pároco de Indiara Padre Dionivaldo Rosa Pires. 47 pessoas participaram e aprenderam sobre interpretação de textos e, o conteúdo do livro. 

Investimentos em estudos
Padre Maurício Montes Claros/Diorama
A Igreja Católica como um todo, sempre priorizou a formação do clero e fiéis leigos, e desde que assumiu o seu pastoreio aqui, há 15 anos, dom Carmelo Scampa intensificou essas ações.


Três padres de nossa diocese, José Moreira, hoje em Palmeiras, Mariosan de Sousa Marques, no seminário em Goiânia e Dionivaldo Rosa Pires, pároco de Indiara estudaram em Roma.

Trabalho de grupo/apresentação
Padre José Moreira se especializou em liturgia, concluiu mestrado na área, Padre Mariozan estudou exegese bíblica no Pontifício Instituto Bíblico. A exegese focaliza sobretudo nos problemas linguísticos dos textos originais da Bíblia tentando resolve-los com estudos comparativos de textos antigos. Lê os textos originais em hebraico, grego e aramaico.

Padre Dionivaldo, a exemplo de Mariosan, especializou-se em bíblica, concluiu o doutorado, e está a serviço das comunidade, é o atual responsável por passar o conteúdo em nossas escolas bíblicas. Padre Mariosan escreve os livros que servem de suporte, guia, para os estudos.

A escola bíblica diocesana em São Luís de Montes Belos tem farto material de estudo, e valorosos, competentes facilitadores. Não cabe a ninguém nessas terras de Goiás alegar falta de oportunidade.