segunda-feira, 13 de março de 2017

Pós graduação da UEG atrai estudantes de diversas cidades

Pós graduação da UEG reúne profissionais de diversas áreas, o tema atraiu trabalhadores em comunicação, Pedro Claudio e Silda Lorena, servidor da Caixa Eros Trovador, que vem de Brasília para frequentar as aulas, comerciante de farmácia Cesamar e, alunos residentes em Goiânia, Palestina, e  Diorama.



 A Universidade Estadual de Goiás está investindo em Iporá nas especializações, iniciou-se sábado, 11 a Especialização em “Cultura, Territorialidades e Identidades”.  A turma de estudantes e professores (foto) mostram-se animados para o início dos trabalhos. Na aula inaugural a professora drª Maria Olinda Barreto doutoranda em Educação (FE-UFG) e Pró-reitora de Graduação da UEG coordenou uma mesa redonda  com o tema “Poéticas do Oeste: desafios e oportunidades para a produção de conhecimento a partir do cerrado”.  A coordenação dessa Especialização  é do Dr. João Paulo de Paula Silveira, Coordenador do Curso de História e do Curso.  As aulas acontecerão nas noites de sexta e nas manhãs de sábado. 

Escola Bíblica: Fiéis católicos se reuniram para estudos.

Padre drº  Dionivaldo formando fieis
A sede por formação é uma constante entre os fiéis católicos da Diocese de São Luis de Montes Belos. Isso fica evidente nas assembleias, tanto nas paroquiais quanto nas da diocese. Reconhecendo a necessidade de formação constante, a coordenação de Pastoral da Diocese, encabeçada pelo bispo dom Carmelo Scampa, prioriza as escolas, tanto a formação do clero (padres e diáconos), quanto dos leigos. Durante o ano cada uma das cinco regionais da diocese vão se reunir 4 vezes para estudos, incluindo o encontrão bíblico de setembro. E além disso, as paróquias devem realizar as suas escolas paroquias, inclusive, aproveitando os alunos da escola regional como tutores.

98 leigos em estudos na escola bíblica
Neste sábado,11 aconteceu em Iporá a primeira etapa da escola Bíblica para a região II que compreende além de Iporá, Amorinópolis, Israelândia, Jaupaci, Diorama e Montes Claros com a participação de 98 pessoas, lotando o salão Santa Gema (foto). Pároco de Jandaia, padre Dionivaldo Rosa Pires,pós  doutorando em bíblia foi o formador e padre Maurício, pároco de Montes Claros, o coordenador da escola e o material de estudo, um livro sobre sacramentos, preparado por outro padre da diocese com doutorado, Mariosan de Souza Marques que está atualmente a serviço do seminário em Goiânia. 
Os fiéis leigos, coordenadores de comunidades, ministros da Palavra e da Comunhão, missionários, catequistas, e outros, saíram abastecidos para atuarem em suas comunidades e com compromisso de voltarem em junho para a segunda etapa e ainda compromissados em continuar a missão.

Igreja: dioceses se unem em Goiás para retiro do Clero

Unidade na diversidade, realidade visível na igreja Católica 

Padres e Diáconos de São Luis e Jataí em Goiás
As dioceses de São Luís de Montes Belos (anfitriã) e de Jataí em Goiás, pelo segundo ano consecutivo se uniram para um retiro espiritual de 5 dias, exigência para todos os membros do clero, bispos, padres e diáconos). Neste ano em 2017 o retiro aconteceu na casa São Paulo de 05 a 10 de março e teve como pregador o bispo auxiliar de São Luis, Maranhão, dom Esmeraldo. Os participantes, 72, pessoas, avaliaram como positiva essa união.
O pregador Dom Esmeraldo,o pregador, disse que foi uma graça ver a igreja viva na região, com padres em sua caminhada vocacional dispostos ao trabalho, acompanhando e animando as comunidades. Dom Esmeraldo ressaltou que o trabalho de evangelização nasce do Coração de Deus, é o próprio Cristo que envia os apóstolos e continua nos enviando hoje dizendo: Vão pelo mundo inteiro, anunciem o Evangelho a toda criatura, Essa é a certeza que temos, ressalta Dom Nélio, segundo ele, quando Jesus manda, os apóstolos, ele NÃO manda para que se virem sozinhos, Jesus diz: Vocês vão e Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos séculos.  Don Esmeraldo diz que a certeza de que Jesus nos acompanha, de que o Espírito Santo é aquele nos nos antecede e prepara o coração das pessoas para acolher a Palavra de Deus. Esta convicção e essa certeza nos faz caminhar e pensar, que mesmo no meio de tantas dificuldades esse mundo não está perdido, mas a graça de Deus nos Acompanha. É uma alegria ter a confiança e a certeza de que estamos trabalhando na obra de Deus, porque se não fosse, já tinha terminado muito tempo. É Deus que dá o crescimento,  é ele que toca o coração das pessoas, e nós (o Clero e todos os batizados) somos instrumentos de Deus.  



Diáconos permanentes da Diocese de São Luis
A igreja Católica Apostólica Romana é uma e santa, como está na profissão de fé, oração de todos os domingos e dias de festa. A unidade se dá por meio da Trindade, modelo e fonte que apresenta Jesus Cristo como fundador isso não significa a existência de uma igualdade no modo de ser igreja, no catolicismo existe a unidade em Cristo Jesus, mas também a diversidade em diversos carismas e ministérios. Em Goiás, duas dioceses evidenciam essa unidade e diversidade, trata-se da igreja particular de Jataí cujo o bispo é dom Nélio e da igreja particular de São Luís de Montes Belos, pastoreada por dom Carmelo, que, com muito zelo pela unidade tem atuado ao longo de seu bispado. Dom Carmelo por diversas vezes teve a iniciativa em escritos e em eventos para fortalecer essa unidade e a diversidade, sem que se perca o foco principal, ser igreja em saída, evangelizadora,