quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Rodovia Montes Claros a Diorama, está saindo do papel.



Engenheiro Daniclei 
A obra do  asfalto da G0 174 trecho entre Diorama a Montes Claros que ganhou o nome de rodovia Noildo Miguel através de um projeto de lei do deputado estadual Luiz Cesar Bueno, foi retomada em 2018, e mais uma vez, gera a expectativa que vai acontecer a sua conclusão. Localizada na região Oeste de Goiás, importante via de escoamento de produção e até de deslocamento para a região turística do rio Araguaia, Aragarças/Barra do Garças esse trecho é evitado por muitos devido a mais de 30 quilômetros de chão, muita costela de vaca e poeira  no período da seca e atoleiros quando chove. Não existe tempo favorável ao tráfego.
Quebrando rocha G0 174
A história dessa obra se assemelha a uma novela de roteiro ruim, um enredo sem fim, e a cada governo renova-se a promessa, e isso por quase 30 anos, quando se ventilou pela primeira vez essa possibilidade de asfalto na década de 80.
A rádio Rio Claro é testemunha viva dessa história, sempre acompanhamos todos os passos da vida desse povo na região oeste de Goiás, e agora voltamos ao assunto mais uma vez.
A empreiteira que vem para por fim a esta novela é a FEIJÃOZINHO, Terraplanagens e Construções, ela é de Brasília, e em agosto 2018 trabalha a todo vapor. O engenheiro responsável, Daniclei Santos Simões recebeu nossa reportagem. Disse ele que até o momento o governo Estadual vem cumprindo com o pagamento das parcelas e diz acreditar que até meados de setembro 2018 já esteja colocando a brita.
O engenheiro nos informou que no momento (21/08/2018) a obra segue em um trecho de 10 quilômetros de implantação, que essa é a maior gama de serviços dentro do contrato, e que existem seis frentes de serviços em atividade, com escavação de material de terceira categoria, escavação de material de primeira categoria, aterro, drenos longitudinais e a base está sendo construída já com imprimação. O engenheiro diz acreditar que ainda em agosto esteja colocando a brita em um dos trechos, o TSD, o tratamento e que logo em seguida será colocado um outro micro, por cima do TSD para se obter um revestimento mais consistente, isso no trecho de 10 quilometros. A terraplanagem completa deve estar completa lá por meados de setembro, prevê. Segundo ainda o engenheiro, após esse trabalho, passará a atual na obra remanescente, o que foi deixado por uma outra empresa, um trecho de 12 quilometros que deverá ser refeito, um pavimento danificado porque a obra ficou parada (desperdício de dinheiro). O engenheiro está com previsão de, no final deste ano, até dezembro, finalizar o trabalho com a drenagem superficial, (meio fio, descida d’água e pintura).
Indagado sobre o grau de dificuldade na obra o engenheiro disse que esse trecho é muito acidentado topograficamente, exigindo um movimento de terra muito grande, já foram exetudados 350 mil metros cúbitos de material escavado e 150 mil metros cúbitos de material aterrado. Explica que esses 10 quilometros iniciais, partindo de Diorama, é muito dificultoso, que investe muita água pra cima dele, com cortes de até 5 metros de altura. O lençol freático muito encima, fato que está sendo superado com muito esforço humano e de maquinário. A AGETOP que contratou os serviços fez o projeto e isso, diz o engenheiro, facilitou muito.
A Luta pela obra envolve políticos, imprensa, produtores rurais e populares. Morador de Diorama há 40 anos, o cabeleireiro Oswandir Freitas  acompanha e dá assistência aos trabalhadores. Oswandir disse que vai facilitar o desenvolvimento, como o transporte de produtos para a COMIGO, a empresa usina de álcool, que deve incrementar a produção.
Comandante do 12ª BPM, tenente coronel Ariel, disse que a conclusão dessa obra é de fundamental importância para a segurança pública, que, quando Montes Claros, precisar de reforço policial, ou vice-versa será de grande ganho para todos.


Recordando a história

O jornalista Noildo Miguel em 2008 organizou uma coleta de assinatura pedindo o governador para cumprir a promessa:


Senhor Governador,


            Nós signatários deste, dirigimos a Vossa Excelência para apresentar o nosso descontentamento, em relação à não conclusão do asfaltamento da Rodovia GO-174, causando sérios transtornos e prejuízos imensuráveis às pessoas que necessitam trafegar nesse trecho. Entendemos que houve dificuldades das lideranças políticas dos municípios de Montes Claros e Diorama, além da notável falta de representatividade política da região OESTE GOIANO junto aos Governos ao longo dos anos, tornando-se necessária e legitima a iniciativa ora apresentada.
           
            Sabemos que é do conhecimento de Vossa Excelência, o problema da falta do asfaltamento neste importantíssimo trecho, mas, entendemos ser importante lembrar que esta obra é de grande importância regional e não simplesmente por ligar duas cidades isoladamente.

            Sendo esses os mais sinceros sentimentos e opinião popular dos oestinos, contamos com a compreensão de Vossa Excelência, ao tempo em que solicitamos AUTORIZAÇÃO ao órgão competente para execução da referida obra, concretizando desta forma o desejo dos cidadãos que abaixo assinam, representando toda a Região do Oeste Goiano.
   

ASSINATURA
Nº DOCUMENTO