quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Umuarama vence a primeira no Goiano Terceira Divisão



O Umuarama Esporte Clube conseguiu nesta quarta-feira, dia 27/10, a primeira vitória no Campeonato Goiano da Terceira Divisão. Os Gols foram marcados no segundo tempo, depois de um primeiro tempo de estudos de ambas as equipes, que só apareceram para o jogo na etapa final. O Umuarama partiu para cima do adversário e com algumas substituições ganhou volume do jogo e venceu o jogo. O Umuarama ganha folga para a eleição e só volta a campo dia 07 de novembro contra o Rio Verde no Ferreirão. A equipe do Rio Verde que  jogou quarta 27/10 e conquistou o primeiro ponto na terceira divisão com o empate em 0 a 0 com o Associação Goiatuba no estádio Divino Garcia Ros. E no outro jogo da rodada o  Goiatuba venceu de 3 a 0 o Monte Cristo no  no estádio Zico Brandão, em Inhumas.










Classificação
Campeonato Goiano da 3ª Divisão - Edição 2010
Col. Classificação PG J V E D GP GC SG
Goiatuba 9 3 3 0 0 7 2 +5
Associação Goiatuba 7 3 2 1 0 4 0 +4
Umuarama 3 3 1 0 2 2 2  0
Aparecida 3 3 1 0 2 2 5 -3
Monte Cristo 3 3 1 0 2 1 5 -4
Rio Verde 1 3 0 1 2 3 5 -2
Principais artilheiros: Moisés (Rio Verde), Nô (Aparecida), Sandro Goiano (Associação Goiatuba) e Felipe Gaúcho (Goiatuba) 2 gols.

POLÍCIA MILITAR ORIENTA SOBRE ELEIÇÕES NO SEGUNDO TURNO


 Tenente Coronel Divino Alves de Oliveira – Assessor de Comunicação Social da PMGO

No dia 31 de outubro do corrente ano a população do país estará elegendo seus representantes políticos do Poder Executivo, nas esferas estadual e federal.A Polícia Militar estará durante o pleito eleitoral desenvolvendo ações preventivas e/ou repressivas para garantir o livre exercício do voto, bem como fiscalizar o cumprimento da legislação eleitoral e determinações dos juizes eleitorais, para tanto, todo efetivo da Corporação estará sendo empregado quer seja no sábado na guarda das urnas e no domingo dia da eleição.O policiamento do pleito eleitoral empregará um efetivo de mais de 13 mil policiais militares, tendo já sido toda tropa instruída a respeito do evento e da sua responsabilidade nesse contexto, foram suspensas férias, licença especial e outros afastamentos.O planejamento da PM prevê o envio de 1400 policiais militares para o interior do Estado, sendo que este efetivo estará saindo de Goiânia na sexta-feira, dia 29/10/10, às 09h30, o embarque ocorrerá no pátio da Academia da Polícia Militar, sito a rua 252 nº 21 Setor Leste Universitário, tal efetivo receberá as urnas eletrônicas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos a partir das 07h do dia 30/10/10 (sábado), nos 2544 locais de votação em todo Estado.Durante a guarda das urnas que ocorre no sábado dia 30/10/10, serão empregados em todo Estado 2544 policiais militares, sendo 346 em Goiânia e 2198 nas cidades do interior. Nas principais cidades do Estado na guarda das urnas serão empregados: Anápolis 248 PMs, Aparecida de Goiânia 236 PMs, Luziânia 62PMs  e Itumbiara 34 PMs.A operação eleições limpas na propaganda que acontece desde o dia 01 de setembro, estará nas ruas até as vésperas do pleito, com a finalidade de coibir irregularidades durante a propaganda eleitoral.Na capital do Estado pessoas que forem flagradas no dia do pleito no cometimento de crime eleitoral, serão conduzidas ao quartel do 1º BPM à disposição do Juiz Eleitoral. Nas demais cidades do interior a definição de local para onde tais pessoas serão conduzidas ficará a cargo do comandante das unidades da PMGO, em consonância com os Juizes Eleitorais.A regulamentação referente à proibição de venda e consumo de bebida alcoólica no dia do pleito eleitoral será normatizada por Portaria dos respectivos Juizes Eleitorais nas diversas comarcas do Estado.

Professores de Iporá preparam candidatos ao Processo Seletivo

Cristiane Borges dos Santos


IF Goiano - Campus Iporá
Com o intuito de revisar conteúdos e auxiliar futuros candidatos ao seu Processo Seletivo, professores do Campus Iporá do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) prepararam uma lista de exercícios que ficará disponível no site www.ifgoiano.edu.br/ipora. O conteúdo é destinado especialmente a alunos do nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio.

O professor do Campus Iporá Roberto Marin Viestel, um dos responsáveis pela iniciativa, lembra que a lista não contém as mesmas questões a serem utilizadas na prova do Processo Seletivo, porém é um bom roteiro de revisão. Segundo ele, para tirar boas notas no exame, é necessário que o aluno crie o hábito de estudar, ou seja, tenha continuidade de estudo mesmo após o horário de aula.

“Uma das maneiras de estudar para nossas provas é criar um calendário de estudo. Outra dica importante é se reunir com colegas de sala que tenham mais facilidade em uma determinada matéria”, orienta. Para Roberto, o candidato deve estudar desde o primeiro dia de aula. Desta forma, será sempre competitivo, sem se estressar.

Oferta - As inscrições para o Vestibular (cursos superiores) e o Exame de Seleção (cursos técnicos) do Campus Iporá começam no dia 3 de novembro. Além dos cursos já oferecidos no Processo Seletivo anterior – Agropecuária, Informática e Administração para Jovens e Adultos (Proeja), – a Instituição vai oferecer os técnicos em Química Industrial e Ensino Médio integrado com Informática.
Outra novidade é o primeiro curso superior oferecido pela Instituição: Licenciatura em Química. “Sabemos que há um esforço do governo federal em formar profissionais em Química, uma área carente no mercado de trabalho. Por isso, o candidato que optar por este curso terá muita chance de sucesso”, garante o diretor-geral do Campus Iporá, Luiz Antônio da Silva Menezes. “Quanto ao profissional de Informática, é sempre bom lembrar que é uma das profissões que mais emprega no mundo atual”, complementa.
Sobre o IF Goiano

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) foi criado pela Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008, juntamente com outros 37 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. As novas instituições são fruto do reordenamento e da expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, iniciados em abril de 2005.

De acordo com o disposto na Lei, o Estado de Goiás ficou com dois Institutos: o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), que integrou antigas escolas agrotécnicas, Cefets e Uned, tem reitoria em Goiânia e campi em Ceres, Rio Verde, Morrinhos, Urutaí e Iporá; e o Instituto Federal de Goiás (IFG), com reitoria em Goiânia e campi nos municípios de Jataí, Inhumas, Uruaçu, Itumbiara, Luziânia, Formosa e Anápolis.

Informações para a imprensa:

Cristiane Borges dos Santos (64) 9951-2141


Juliana Luiza de Oliveira (64) 9625-1026



Instituto Federal Goiano – Campus Iporá



www.ifgoiano.edu.br/ipora



www.twitter.com.br/ifgoiano

ANIMAL ENCONTRADO NA RUA COM FRATURA NAS PERNAS FOI SACRIFICADO

Momadores pediram providências.
O animal encontrado na Vila Brasília em Iporá ontem (26-10) agonizando com uma fratura exposta em uma das pernas foi sacrificado. O Secretário de Ação Urbana do Município, Ivair Queiróz chamou a polícia para sacrificar o animal e por fim ao sofrimento. Esse animal, uma mula, não apresentava marca para identificar o seu proprietário. Segundo Ivair, provavelmente ele é o mesmo que foi atroperado na Av. Pará saída para Goiânia dias atrás, cujo o proprietário não foi localizado.
O juiz Aluízio Martins Pereira de Souza, da comarca de Israelândia, foi designado pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Paulo Teles, para, a partir desta quarta-feira (25) e até o provimento, responder pela 2ª Vara (Cível, Criminal, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental) de Iporá, instalada ontem.
Ainda na quarta-feira, Paulo Teles assinou o Decreto Judiciário nº 2.661/10, dispondo que o juiz de Direito titular da Vara Cível, Criminal, da Infância e da Juventude, das Fazendas Públicas e de Registros Públicos desta comarca, que, por força da Lei nº 16.600/09, resultou em duas, “terá direito de exercer opção por uma delas, no prazo de 48 horas contados da publicação deste decreto”. Segundo o expediente, o não cumprimento no prazo estipulado, “presume-se a preferência pela vara judicial de mais baixa remuneração”. Ao final, o decreto observa, em seu § 2º, que a medida se aplica aplica ao escrivão titular de escrivania de que haja resultado duas.
Foto: Wagner Soares
Substituição automática
Em outro ato, a Presidência do TJGO alterou o Decreto Judiciário nº 1.960, de 6 de agosto de 2010, na parte que altera a tabela de substituição automática da comarca de Iporá, que passa a vigorar da seguinte forma:

Juiz titular da 1ª Vara (Cível e da Infância e da Juventude), substituto automático, 2ª Vara (Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental); Juiz titular da 2ª Vara (Cível, das Fazendas Públicas, de Registros Públicos e Ambiental), substituto automático, 1ª Vara (Cível e da Infância e da Juventude); e juiz titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal, substituto automático, Caiapônia.

Fonte: TJ- Go
Texto: Lílian de França


TRÂNSITO - Começa fiscalização do uso de cadeirinhhas para crianças

Começou  hoje, (27/10) a fiscalização para coibir o transporte irregular de crianças em veículos de passeio. O uso de cadeirinha no banco de trás para conduzir crianças é obrigatório e, com a regulamentação da matéria, o motorista infrator vai ter o documento do carro apreendido e vai pagar multa gravíssima, no valor de R$ 191,54, com perda de sete pontos na carteira. Os táxis não são obrigados a levar o equipamento. A fiscalização fica a cargo do Batalhão Rodoviário, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e na capital a cargo  da Agência Municipal de Trânsito. Em Iporá o tenente Coronel Frazão comandante do 12º BPM informa que ainda não está multando e sim orientando , no entanto ele orienta, que as pessoas devem providenciar essa cadeirinha porque ela é uma exigência legal.

Juiz Diretor do Foro explica como vai funcionar a nova Vara Judicial

O Judiciário em Iporá conta a partir de agora (26/10) com uma nova vara judicial. O Juiz Diretor do Forum, Drº João Geraldo Machado presidiu a solenidade de apresentação desse novo avanço. A solenidade contou com a presença de advogados que atuam na região, prefeitos de Iporá José Antônio, de Palestina Eduardo Talvani e de Diorama Edson Pereira e ainda do juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), Enyon Fleury de Lemos , representando o presidente Paulo Teles na solenidade. A solenidade contou com a presença dos juízes Lucas de Mendonça Lagares, de Iporá, Aluízio Pereira de Sousa, de Israelândia, dos promotores Rômulo Correia de Paula e Murilo da Silva Frazão e do capitão Oliveira representando o Ten. Cel Frazão comandante do 12º .

O diretor do Foro local, juiz João Geraldo Machado, em contato com nossa reportagem disse isso é muito significativo para a comarca, o que vai permitir a divisão equilibrada e justa da quantidade de processos para cada juiz, melhorando a prestação jurisdicional para resolver os conflitos de interesse.

Como será incorporada na comarca essa 2ª Vara ? " Essa  é a  vara cível, criminal, de família, infância e juventude. Tem a 2ª vara que ficou com Civil, Criminal, Fazendas Públicas ,registros Públicos e Ambiental".