sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Iporá Goiás - Lançado projeto de revitalização da Cachoeirinha.



CPMG no Parque


Cachoeirinha Iporá Goiás
Cachoeirinha, local histórico e turístico de Iporá mais uma vez desperta a atenção da comunidade local. Em entrevista às rádios Rio Claro AM e Felicidade FM, dia 27, a professora Solange, Sara do Rotary e aluno Diego Alves falaram sobre o lançamento do projeto PRESERVAÇÃO - VOCÊ EM AÇÃO. Interessante a ideia, que deve contar com o apoio de toda a sociedade.  Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade. Raul Seixas.

Em 2011, por iniciativa do então vereador Devaci Dias aconteceu uma primeira tentativa de revitalizar o local, sem sucesso, a ideia ficou parada. Houve até o trabalho de Daniel Toledo e Donizete que, com recursos do meio ambiente trabalharam no local, mas depois foi só destruição. A UEG reivindicou e ganhou a área para desenvolver projetos mas também não vingou. Agora surge uma nova luz.

Entenda o projeto:

O projeto PRESERVAÇÃO - VOCÊ EM AÇÃO desenvolvido pelo CEPMG Ariston Gomes da Silva tem como objetivo, conscientizar a população Iporaense da importância em preservar o meio ambiente e revitalizar o Parque Ecológico da Cachoeirinha um dos patrimônios da cidade.
.
Está sendo produzido por nós alunos do colégio, o plantio de sementes para a produção de mudas para adiante ajudar a preservação do PARQUE ECOLÓGICO VALDESON JOSÉ DE LIMA (Cachoeirinha).
.
Alunos CPMG em ação
Esse projeto tem como parcerias a Secretária Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentáveis (SEMMADES) o Conselho Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA), alunos representantes do curso de extensão em educação ambiental da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e Rotary Club de Iporá Distrito 4530.
.
Ações \
1. Visita ao Parque;
2. Palestras de Conscientização na rede pública e privada.
3. Gincana de conhecimento;
4. Adesivaço de divulgação;
5. Divulgação em Rádios, Web TV, Mídia digital;
6. Plantio de sementes;
7. Realização do projeto;
8. Dar continuidade ao projeto em 2019;

Goiás - Miguel e João Miguel foram os nomes preferidos pelos pais em 2018.

Sílvio Barros - ao centro - cartório do registro civil Iporá - GO

Cartórios divulgam os nomes mais registrados em Goiás em 2018: Miguel e João Miguel lideram ranking estadual

Miguel e João Miguel foram os nomes preferidos dos pais goianos em 2018, segundo dados oficiais da Arpen/Brasil

Os nomes Miguel, com 818 registros, e João Miguel, com 807, foram os mais escolhidos por pais e mães no momento do registro de nascimento de seus filhos em Goiás durante o ano de 2018. Os dados, compilados pelos 236 cartórios de Registro Civil do Estado, integram levantamento nacional divulgado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil).

O ranking estadual aponta ainda que os nomes Heitor (683), Arthur (609) e Enzo Gabriel (545) completam o top 5 masculino, enquanto Alice (524), Helena (459) e Maria Eduarda (422) estão entre os mais registrados para meninas em Goiás.

Preferências nacionais

No cenário nacional, o nome Enzo Gabriel liderou com 18.156 registros, seguido por Miguel (17.699) e Arthur (17.119). Entre os nomes femininos, os mais populares foram Maria Eduarda (15.760), Maria Clara (14.170) e Alice (12.482).

O levantamento considerou dados de 7.732 cartórios de Registro Civil em todos os 26 estados e no Distrito Federal, reunindo mais de 2,76 milhões de registros de nascimento realizados até 18 de dezembro de 2018. O estudo também destacou a forte presença de nomes compostos, que representam 28,3% do total de registros feitos no ano.

A base nacional identificou a existência de 348.861 nomes diferentes, muitos com variações de grafia e combinações. Chamam a atenção as 3.027 variações compostas do nome Maria, além de 2.320 para Pedro, 1.564 para Ana, 1.488 para Enzo e 1.260 para João.

Goiás e as tendências regionais

Na região Centro-Oeste, onde Goiás se insere, o nome João Miguel também apareceu com destaque, refletindo a tendência nacional de ascensão desse nome composto. Outros nomes em evidência na região foram Heitor, Maria Clara e Helena, demonstrando certa uniformidade entre as escolhas regionais e as nacionais.

Portal da Transparência do Registro Civil

A partir de 2018, os dados de registros civis como nascimentos, casamentos, óbitos e CPFs passaram a estar disponíveis para consulta pública no Portal da Transparência do Registro Civil (www.registrocivil.org.br). A ferramenta permite pesquisas por estado, município, região e ano, incluindo anos anteriores.

Além disso, o Portal permite ao cidadão realizar buscas de registros e solicitar certidões de nascimento, casamento ou óbito de qualquer cartório do país, com a opção de receber os documentos impressos em casa ou em formato digital, com a mesma validade do original.

Sobre a Arpen/Brasil

A Arpen/Brasil representa oficialmente os cartórios de Registro Civil de Pessoas Naturais em todo o país. A entidade coordena a Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), que reúne dados oficiais de nascimentos, casamentos e óbitos, promovendo transparência e acesso facilitado a informações públicas de interesse da sociedade.


Ranking – 10 nomes mais frequentes em Goiás em 2018

  1. Miguel – 818
  2. João Miguel – 807
  3. Heitor – 683
  4. Arthur – 609
  5. Enzo Gabriel – 545
  6. Alice – 524
  7. Helena – 459
  8. Maria Eduarda – 422
  9. Valentina – 419
  10. Davi – 407

Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/Brasil)