Engenheiro Daniclei |
A obra do asfalto da G0 174 trecho entre Diorama a
Montes Claros que ganhou o nome de rodovia Noildo Miguel através de um projeto
de lei do deputado estadual Luiz Cesar Bueno, foi retomada em 2018, e mais uma
vez, gera a expectativa que vai acontecer a sua conclusão. Localizada na região
Oeste de Goiás, importante via de escoamento de produção e até de deslocamento
para a região turística do rio Araguaia, Aragarças/Barra do Garças esse trecho
é evitado por muitos devido a mais de 30 quilômetros de chão, muita costela de
vaca e poeira no período da seca e
atoleiros quando chove. Não existe tempo favorável ao tráfego.
Quebrando rocha G0 174 |
A história dessa obra se
assemelha a uma novela de roteiro ruim, um enredo sem fim, e a cada governo
renova-se a promessa, e isso por quase 30 anos, quando se ventilou pela
primeira vez essa possibilidade de asfalto na década de 80.
A rádio Rio Claro é testemunha
viva dessa história, sempre acompanhamos todos os passos da vida desse povo na
região oeste de Goiás, e agora voltamos ao assunto mais uma vez.
A empreiteira que vem para por
fim a esta novela é a FEIJÃOZINHO, Terraplanagens e Construções, ela é de
Brasília, e em agosto 2018 trabalha a todo vapor. O engenheiro responsável,
Daniclei Santos Simões recebeu nossa reportagem. Disse ele que até o momento o
governo Estadual vem cumprindo com o pagamento das parcelas e diz acreditar que
até meados de setembro 2018 já esteja colocando a brita.
O engenheiro nos informou que no
momento (21/08/2018) a obra segue em um trecho de 10 quilômetros de implantação,
que essa é a maior gama de serviços dentro do contrato, e que existem seis
frentes de serviços em atividade, com escavação de material de terceira categoria,
escavação de material de primeira categoria, aterro, drenos longitudinais e a
base está sendo construída já com imprimação. O engenheiro diz acreditar que
ainda em agosto esteja colocando a brita em um dos trechos, o TSD, o tratamento
e que logo em seguida será colocado um outro micro, por cima do TSD para se
obter um revestimento mais consistente, isso no trecho de 10 quilometros. A
terraplanagem completa deve estar completa lá por meados de setembro, prevê.
Segundo ainda o engenheiro, após esse trabalho, passará a atual na obra
remanescente, o que foi deixado por uma outra empresa, um trecho de 12
quilometros que deverá ser refeito, um pavimento danificado porque a obra ficou
parada (desperdício de dinheiro). O engenheiro está com previsão de, no final
deste ano, até dezembro, finalizar o trabalho com a drenagem superficial, (meio
fio, descida d’água e pintura).
Indagado sobre o grau de
dificuldade na obra o engenheiro disse que esse trecho é muito acidentado
topograficamente, exigindo um movimento de terra muito grande, já foram
exetudados 350 mil metros cúbitos de material escavado e 150 mil metros cúbitos
de material aterrado. Explica que esses 10 quilometros iniciais, partindo de
Diorama, é muito dificultoso, que investe muita água pra cima dele, com cortes
de até 5 metros de altura. O lençol freático muito encima, fato que está sendo
superado com muito esforço humano e de maquinário. A AGETOP que contratou os
serviços fez o projeto e isso, diz o engenheiro, facilitou muito.
A Luta pela obra envolve
políticos, imprensa, produtores rurais e populares. Morador de Diorama há 40
anos, o cabeleireiro Oswandir Freitas acompanha
e dá assistência aos trabalhadores. Oswandir disse que vai facilitar o
desenvolvimento, como o transporte de produtos para a COMIGO, a empresa usina
de álcool, que deve incrementar a produção.
Comandante do 12ª BPM, tenente
coronel Ariel, disse que a conclusão dessa obra é de fundamental importância para
a segurança pública, que, quando Montes Claros, precisar de reforço policial,
ou vice-versa será de grande ganho para todos.
Recordando a história
O jornalista Noildo Miguel em 2008 organizou uma coleta de assinatura pedindo o governador para cumprir a promessa:
Senhor Governador,
Nós
signatários deste, dirigimos a Vossa Excelência para apresentar o nosso
descontentamento, em relação à não conclusão
do asfaltamento da Rodovia GO-174, causando sérios transtornos e prejuízos
imensuráveis às pessoas que necessitam trafegar nesse trecho. Entendemos que
houve dificuldades das lideranças políticas dos municípios de Montes Claros e Diorama, além da
notável falta de representatividade política da região OESTE GOIANO junto aos Governos
ao longo dos anos, tornando-se necessária e legitima a iniciativa ora
apresentada.
Sabemos
que é do conhecimento de Vossa Excelência, o problema da falta do asfaltamento
neste importantíssimo trecho, mas, entendemos ser importante lembrar que esta
obra é de grande importância regional e não simplesmente por ligar duas cidades
isoladamente.
Sendo
esses os mais sinceros sentimentos e opinião popular dos oestinos, contamos com
a compreensão de Vossa Excelência, ao tempo em que solicitamos AUTORIZAÇÃO ao órgão competente para
execução da referida obra, concretizando desta forma o desejo dos cidadãos que
abaixo assinam, representando toda a Região do Oeste Goiano.
ASSINATURA
|
Nº DOCUMENTO
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário