segunda-feira, 13 de março de 2017

Igreja: dioceses se unem em Goiás para retiro do Clero

Unidade na diversidade, realidade visível na igreja Católica 

Padres e Diáconos de São Luis e Jataí em Goiás
As dioceses de São Luís de Montes Belos (anfitriã) e de Jataí em Goiás, pelo segundo ano consecutivo se uniram para um retiro espiritual de 5 dias, exigência para todos os membros do clero, bispos, padres e diáconos). Neste ano em 2017 o retiro aconteceu na casa São Paulo de 05 a 10 de março e teve como pregador o bispo auxiliar de São Luis, Maranhão, dom Esmeraldo. Os participantes, 72, pessoas, avaliaram como positiva essa união.
O pregador Dom Esmeraldo,o pregador, disse que foi uma graça ver a igreja viva na região, com padres em sua caminhada vocacional dispostos ao trabalho, acompanhando e animando as comunidades. Dom Esmeraldo ressaltou que o trabalho de evangelização nasce do Coração de Deus, é o próprio Cristo que envia os apóstolos e continua nos enviando hoje dizendo: Vão pelo mundo inteiro, anunciem o Evangelho a toda criatura, Essa é a certeza que temos, ressalta Dom Nélio, segundo ele, quando Jesus manda, os apóstolos, ele NÃO manda para que se virem sozinhos, Jesus diz: Vocês vão e Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos séculos.  Don Esmeraldo diz que a certeza de que Jesus nos acompanha, de que o Espírito Santo é aquele nos nos antecede e prepara o coração das pessoas para acolher a Palavra de Deus. Esta convicção e essa certeza nos faz caminhar e pensar, que mesmo no meio de tantas dificuldades esse mundo não está perdido, mas a graça de Deus nos Acompanha. É uma alegria ter a confiança e a certeza de que estamos trabalhando na obra de Deus, porque se não fosse, já tinha terminado muito tempo. É Deus que dá o crescimento,  é ele que toca o coração das pessoas, e nós (o Clero e todos os batizados) somos instrumentos de Deus.  



Diáconos permanentes da Diocese de São Luis
A igreja Católica Apostólica Romana é uma e santa, como está na profissão de fé, oração de todos os domingos e dias de festa. A unidade se dá por meio da Trindade, modelo e fonte que apresenta Jesus Cristo como fundador isso não significa a existência de uma igualdade no modo de ser igreja, no catolicismo existe a unidade em Cristo Jesus, mas também a diversidade em diversos carismas e ministérios. Em Goiás, duas dioceses evidenciam essa unidade e diversidade, trata-se da igreja particular de Jataí cujo o bispo é dom Nélio e da igreja particular de São Luís de Montes Belos, pastoreada por dom Carmelo, que, com muito zelo pela unidade tem atuado ao longo de seu bispado. Dom Carmelo por diversas vezes teve a iniciativa em escritos e em eventos para fortalecer essa unidade e a diversidade, sem que se perca o foco principal, ser igreja em saída, evangelizadora,

Nenhum comentário: