segunda-feira, 24 de abril de 2017

Eleitores faltosos devem regularizar situação até dia 02

Foto arquivo
Um alerta ao eleitor faltoso: vence na próxima terça-feira, dia 02 de maio, o prazo para regularizar a situação junto a Justiça Eleitoral. Se você é eleitor não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes, sua situação é de irregularidade e você corre o riso de ter o título cancelado.
Essa data, 02 de maio vale para eleitores de todo o país, conforme informações no site do TSE. Para regularizar o eleitor deverá apresentar no cartório eleitoral documento oficial com foto, comprovante de residência e, se possuir, título eleitoral e os comprovantes de votação, de justificativa ou de quitação de multa. Em Iporá o cartório eleitoral 53º zona eleitoral localiza-se na rua Presidente Kennedy no centro (64) 3603-2303; (64) 3674-1133.
São muitos os eleitores nessa condição de ameaça de perder o documento, em Iporá por exemplo, são 388 eleitores com pendência, desde que foi aberto o prazo para regularizar, só 09 procuraram o cartório eleitoral, Diorama tem 11 faltosos, nenhum regularizou até agora, Amorinópolis, outra cidade da comarca, 33 eleitores em situação irregular e nenhum até agora procurou regularizar.  Em Israelândia, o número de faltosos é  33, dois já regularizaram a situação. Caiaponia e São Luis de Montes Belos não tem faltosos.
A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017.
Será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa.

Eleitores com voto facultativo (analfabetos, eleitores de 16 a 18 anos incompletos e maiores de 70 anos) ou com deficiência previamente informada à Justiça Eleitoral não necessitam comparecer ao cartório para regularizar a sua situação.

Nenhum comentário: