sexta-feira, 4 de março de 2016

Aedes Aegypti, o perigo que está ainda por vim!

PORQUE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI É TÃO PERIGOSO?
Entrevista concedida às rádios Rio Claro AM e Felicidade FM no dia 03 de março de 2016 aos repórteres Pedro Claudio e Rosângela Eduardo.



Para responder a essa pergunta recorremos a um especialista no assunto em Iporá, região Oeste de Goiás, a médica infectologista Doralice de Barros Capuzzo Gonçalves. A vacina, se for descoberta, ela não será a solução para os problemas, alerta ela, é preciso combater o vetor.
Explica a médica que  as doenças infeccionas, as doenças transmissíveis, estão passando por algumas mudanças, a situação se agrava devido ao grande potencial de disseminação. Essa disseminação é facilitada porque adquirimos um potencial de mobilidade, as pessoas hoje tem correm o muito com mais facilidade, e isso faz circular com mais rapidez doenças, retornando algumas delas  que nem mais existiam por aqui no Brasil.  Alerta a médica “Hoje existe a possibilidade de doenças em qualquer lugar do mundo aparecer no Brasil. O Brasil é um país de clima tropical, muito propício às doenças tropicais entre essas as doenças transmitidas pelos mosquitos”.  O problema é que esse mosquito é um mosquito muito inteligente, tem capacidade de se adaptado muito bem ao meio ambiente, ele passa por alterações nos seus hábitos o que facilita ainda mais a sua sobrevivência.
Histórico das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti
·         FEBRE AMARELA
As doenças transmitiras pelo Aedes, principalmente a primeira e a que tem um potencial muito grande de levar a óbito, é a febre amarela. Na década de 20 ao início da década de 70, por 50 anos o Brasil conseguiu eliminar o mosquito porque a febre amarela era uma doença que matava muitas pessoas, inclusive nas capitais. Mas hoje existe a vacina contra a febre amarela, ela protege as pessoas e hoje essa doença já não preocupa.
·         DENGUE
Depois veio a DENGUE que entrou no Brasil no início da década de 80, e desde então tivemos sucessivas epidemias pelos quatro sorotipos. Uma doença também grave  que leva a muitas internações e que pode levar a óbito.
 Em terceiro lugar veio a chikungunya, que é um vírus que provoca uma doença muito parecida com a DENGUE só que é uma doença mais grave, não no sentido de risco de morte, explica a médica,  mas no sentido do sofrimento, as pessoas podem ficar com dores nas articulações por até um ano. É muito sofrimento!.
·         ZICA
 E agora por último o zica vírus, que é um vírus originário da África, que foi conhecido desde o início da década de 40, mas que passou muitos anos sem causar epidemia. O Zica Virus ficou restrito aos países da África até há pouco tempo, agora a partir de 2007 começou preocupar com o aparecimento de epidemias em países, em ilhas do oceano pacífico, só que em países com pouca densidade populacional, nunca teve zica vírus em um país com as características de densidade populacional como Brasil que hoje tem, circulando ao mesmo tempo, 4 sorotipo do virus da dengue, o virus chikungunya, o vírus da zica, além de outros.
O PERIGO PODE SER MAIOR
Como já apontam estudos, o mosquito Aedes Aegypti pode disseminar outros vírus, outros que a ciência desconhece. Segundo a doutora Doralice, existem virús desconhecidos, que não tem nem nome, portanto, sem condições de se realizar exames.
O MELHOR CAMINHO É ELIMINAR O MOSQUITO.

Diz a médica, “é importante a gente combater esse mosquito no Brasil, mesmo que tenhamos vacina, porque não são só essas quatro doenças, daqui há alguns dias pode ter outras doenças. ENTÃO NÃO ADIANTA PENSAR QUE SÓ COM A VACINA VAMOS RESOLVER O PROBLEMA, é preciso combater esse vetor.

Nenhum comentário: