segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Educação profissional em Iporá


Está em pleno funcionamento em Iporá uma unidade do SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Dirigido pela Pedagoga, Maria Ágda, o SENAC de Iporá , com 12 anos de funcionamento, tem contribuído para a formação da mão de obra na região. A área de moda e beleza foi uma das grandes privilegiadas neste período. Os salões de cabeleireiros que tem um profissional formado no SENAC são referências para o público. João Tavares é um desses, que deixou a profissão de comerciário, mais de 15 anos vendendo material de construção para montar o seu salão. O cabeleireiro João Tavares expõe com orgulho na parede de seu estabelecimento o certificado do SENAC e conta ele que tem que trabalhar durante o dia e a noite para conseguir atender a demanda. "O Senac conta com profissionais capacitados para orientar, eles são criteriosos para a contratação de professores", diz o ex-aluno, que mesmo depois de possuir o certificado, vez em quando volta para aperfeiçoar o conhecimento.

Na área de saúde pública, depois do fim dos cursos técnicos em escolas públicas, o SENAC assumiu essa tarefa e tem formado muitas pessoas como técnico e auxiliar de emfermagem. São Muitas as pessoas que estão em Iporá e região, trabalhando nos hospitais, cuidando da saúde da população depois dos ensinamentos do SENAC. Ainda na saúde , outra grande contibuição do SANAC é para a formação dos técnicos para auxiliar os médicos odontólogos. Hoje já não se admite mais auxiliar desses profissionais sem a devida capacitação.

PREVENÇÃO A ACIDENTE

O SENAC em Iporá forma condutores de veículos para trabalhar com cargas perigosas, condutores que estão dirigindo nas estradas com mais segurança.

Forma também para trabalhar nas empresas , que exige cuidados especiais.

Nenhum comentário: