quinta-feira, 4 de novembro de 2010

ENEM- UMA OPORTUNIDADE PARA O ENSINO SUPERIOR

Nos dias seis e sete de novembro, 4,6 milhões de estudantes participarão da prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Segundo o Censo Escolar, neste ano cerca de 80% dos formandos do ensino médio se inscreveram para a prova. A participação é voluntária e já é reconhecida como um dos principais meios de acesso ao Ensino Superior.

Criado em 1998, desde 2005 o ENEM é pré-requisito para a seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni). Mais de 50 universidades federais já substituíram seus vestibulares pela nota do ENEM. Outras concedem bônus, de acordo com a pontuação abtida no exame.



A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), duas das principais instituições de ensino supoerior do país, não utilizarão a nota do ENEM em seus processos seletivos. Elas alegam que a data de divulgação dos resultados do exame não bate com o calendário dos vestibulares.



O Ministério da Educação (MEC) divulgará os resultados 15 de janeiro de 2011. A plicação das provas terá início às 13 horas. O caderno de questões e a prova deverão ser respondidos com caneta preta. Não será permitido o uso de lápis.



Mais informações no site: www.enem.inep.gov.br

Nenhum comentário: