quinta-feira, 8 de novembro de 2018

2019 - Iporá na elite do futebol Goiano

Divino Pains na FGF

Iporá Esporte Clube confirma participação no Goianão 2019 e integra Grupo B da competição

Por Pedro Claudio – Jornalista

 

O presidente do Iporá Esporte Clube, Divino Pains, confirmou oficialmente a participação da equipe no Campeonato Goiano da Primeira Divisão de 2019. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira, 8 de novembro, em Goiânia, durante o Conselho Técnico realizado com representantes dos clubes participantes. A competição contará com 12 equipes e tem início previsto para o dia 19 de janeiro, com encerramento em 21 de abril.

 

Além do Iporá, disputarão o Goianão as equipes: Goiás, Aparecidense, Crac de Catalão, Anapolina, Goianésia, Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Goiânia e Itumbiara.

 

As equipes foram divididas em dois grupos:

Grupo A: Goiás, Aparecidense, Crac de Catalão, Anapolina, Goianésia e Itumbiara

Grupo B: Vila Nova, Atlético, Novo Horizonte, Grêmio Anápolis, Goiânia e Iporá

 

Na primeira fase, os clubes de um grupo enfrentarão exclusivamente os clubes do outro grupo, totalizando 12 jogos para cada equipe. Ao final da fase de classificação, os oito melhores colocados — independentemente do grupo — avançam às quartas de final, que será disputada no sistema mata-mata. A partir daí, seguem-se as semifinais e a grande final. Os dois piores colocados na classificação geral serão rebaixados para a Divisão de Acesso.

 

Dúvidas e ausências

Durante o Conselho Técnico, o Atlético Clube Goianiense foi a única equipe a não enviar representantes. O presidente do clube, Adson Batista, informou previamente que não participaria da reunião devido ao seu desconforto com a atual gestão da Federação Goiana de Futebol (FGF).

 

Outro ponto de incerteza envolve o Crac de Catalão. Embora conste na lista dos participantes, sua presença ainda depende de apoio financeiro da prefeitura municipal. Segundo o presidente do clube, Roberto Silva, o prefeito Adib Elias enfrenta impedimentos legais para destinar verbas ao time, mas há expectativa de uma solução alternativa nos próximos dias.

 

VAR pode ser usado na reta final

A FGF também estuda a possibilidade da implementação do árbitro de vídeo (VAR) no Goianão 2019. A tecnologia poderá ser utilizada nas fases semifinais e finais, desde que haja viabilidade financeira por parte da Federação ou caso algum clube interessado custeie os valores necessários.

 

Com o aumento de 10 para 12 clubes em relação à edição anterior, o Goianão 2019 promete maior competitividade e visibilidade ao futebol goiano. O Iporá, que segue firme em seu projeto esportivo, se prepara para mais uma temporada desafiadora na elite do futebol estadual.

 

 

 


Nenhum comentário: