sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Iporá Goiás - A fé viva do povo, que reúne em oração.


N
Ninguém faz show, toda a atenção aqui é Jesus e Maria.  A devoção popular é o povo reunido pela fé simplesmente.

Estamos sempre em oração, em todos os cantos, em todos os lugares Jesus é aclamado, amado pelo povo que reza a Maria sua genitora por ter dito, Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra – Lc 1,38. Um exemplo a ser seguido, eis um dos motivos da devoção popular.

A comunidade Nossa Senhora das Graças, Parque das Estrelas e Rosa dos Ventos, faz a sua novena, os fiéis se reúnem para rezar, numa confraternização sem fim, contemplando os mistérios, revivendo a trajetória de Jesus e Maria, relendo o Evangelho em meio a oração. Esta é a beleza de nosso povo olhando para Cristo Jesus que vive em cada um dos que creem, e o tem por seu Salvador.

Reza do Terço



Uma piedade popular nascida por meio da oração de um homem de fé intensa São Domingo de Gusmão em 1214, a oração do rosário, reza do terço se mantém viva nas comunidades até hoje, cativada pelos leigos e valorizada pelo clero que leva a diversos papas a valorizar esse costume.
Existem diversos relatos de conquistas dos homens por meio da fé, como a Batalha Naval de Lepanto de 1571, 357 anos após o início da tradição, quando, os Cristãos, encorajados pela fé e a reza do terço, em número bem menor teriam enfrentado os muçulmanos e conseguido uma vitória e culminando com o fim do domínio muçulmano sobre o mar Mediterrâneo. O papa João Paulo II declarou que rezava o terço sempre, fato que até fez publicar um a Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, conclamando aos fiéis a essa prática como modo de comtemplar o rosto de Cristo por meio de Maria sua mãe.
valdion Marques devoto de Nossa Senhora
Papa Bento XVI em 3 de maio de 2008 recitou o rosário e dirigiu um discurso a todo o povo cristão “No mundo atual tão dispersivo, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro, como fazia a Virgem, que meditava interiormente tudo o que se dizia do seu Filho, e depois o que ele fazia e dizia. Quando se recita o Rosário revivem-se os momentos importantes e significativos da história da salvação.”



A Comunidade Nossa Senhora das Graças desenvolve a festa neste ano 2018 com o tema: O terço é um caminho que nos mostra a porta da Salvação Jesus, iniciou-se com o envio dia 17 de novembro, todos os dias a partir das 19:30h o povo se reúne. Fazem a reza do terço e/ou celebração Eucarística e, em seguida confraterniza. Um animador desenvolve um sub-tema, que neste ano dedica-se a refletir os mistérios de contemplação do Santo Rosário.
O encerramento ocorre dia 28 de novembro com uma missa, coroação de Nossa Senhora e apresentação dos novos festeiros.

Fonte: https://w2.vatican.va/content/benedict-xvi/pt/speeches/2008/may/documents/hf_ben-xvi_spe_20080503_rosary.html

Nenhum comentário: