segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Teologia da prosperidade, um contra testemunho cristão

O MILAGRE EM MIM DEVE SER O MILAGRE EM TODOS, DEUS NÃO ENXERGA SEUS FILHOS DE MODO DIFERENTE.
A cada dia que se passa a Palavra de Deus nos aparece mais atual, mais envolvente, mais apaixonante para quem tem o contato com Ela, e ao mesmo tempo nós cristãos, estamos cada dia mais distantes, mas longe.

A Teologia da Prosperidade é o exemplo mais claro de nosso distanciamento, de nossa ignorância para com a orientação do pai.  A oração do pai nosso, ensinada por Cristo na Bíblia  que aparece em Mateus 6.9-13 e en Lucas 11.2-4 é deturpada a todo momento em nossas vidas, em nossa vida, em nosso pensar.
Ao rezarmos, Pai Nosso que estais nos céus, estamos dizendo, Pai meu que estais nos céus; ao rezarmos santificado seja o vosso nome, estamos dizendo, santificado seja a minha pessoa, ao rezarmos venha a nós, o vosso reino, estamos dizendo, venha a mim, ao meu reino; Ao rezarmos seja feita a Vossa vontade estamos rezando, seja feita a minha vontade e eu quero isso aqui e agora. Ao rezarmos O pão nosso de cada dia nos dai hoje, estamos pedindo, o pão meu, da minha familia, me dai agora e ao rezarmos perdoai as nossas ofenças, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, estamos na verdade  pedindo: Eu perdoo o meu irmão e peço que ele não peque mais contra mim, porque isso me é prejuiso. E não nos deixeis cair na tentação de fazer o bem, porque assim serei ridículo diante do meu semelhante.


Acredito que toda vez em que a Teologia da Prosperidade é cantada, orada, rezada, contada em versos, prosa e poesia, nós estamos rezando o Pai Nosso de forma deturpada. Porque a linda canção que diz Faz um milagre em mim, entoada por evangélicos e católicos não diga: Senhor faça um milagre em nós, faça um milagre no meu irmão, porque o senhor pediu para eu amar o próximo como a mim mesmo.  Porque ao invés de escrever no meu carro, na minha casa etc : Deus me Ajudou até aqui, não escrevamos, pedindo perdão a Ele por contribuir pela concentração de riqueza, e a partir daí passo a agir para que ele, meu irmão tenha a mesma oportunidade que tive.  Que mundo Cristão é esse em que estamos inseridos, na busca pela riqueza, pelo bem estar para mim, para a minha família, para os que me são caros e não para o bem coletivo de todos.


Que minha oração seja também a sua, que a minha vontade seja também a sua, que a minha alegria seja também a sua e que vivamos num mundo fraterno,onde tudo é de todos, onde tudo é colocado em comum, conforme está escrito em Atos dos Apóstolos.  

Nenhum comentário: