sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Presídio de Iporá é uma Bomba relógio diz Prefeito.



É preocupante em Iporá Goiás a situação do sistema prisional, a gravidade veio a tona no evento Justiça Pela Paz em Casa, realizado de 20 a 24 de agosto. Na mesa redonda com a participação de advogados, juízes, promotores, policiais, estudantes de direito, de psicologia e lideranças comunitárias.
O presídio de Iporá (23/08) está abarrotado com 138 presos, e com previsão de prisão de mais 95 pessoas  cujo o processo está em fase final em 2018, e ano vem 2019 vão surgir mais cerca de 100 pessoas serão presas.
Solução?
A construção de uma unidade prisional é uma exigência imediata, mas segundo o Prefeito Naçoitan Leite, essa é uma obrigação do estado, ele informa que a prefeitura inclusive já disponibilizou o terreno. Disse o chefe do poder executivo local, que o presídio de Iporá “é uma bomba relógio”, pronta a explodir a qualquer momento. Além da superlotação tem a sua localização em local inadequado, no centro da cidade, é um risco grande que se passa aqui.
Um projeto já foi feito, e existe uma reivindicação do executivo: Que os presos possam trabalhar para que a recuperação seja plena.
O Juiz de execução Penal Samuel João Martins diz que o governo do estado tem essa atribuição de construir o presídio, já existe um projeto pronto e que Iporá sediaria um presídio regional para as cidades de Caiapônia, Piranhas, Israelândia e Aragarças.
Mas antes disso, tem uma proposta dos juízes de execução penal  de Iporá, Samuel e Marcos Boechat Lopes Filho de Israelândia tem um projeto, cuja proposta já foi encaminhada a Goiânia ao Diretor geral da Administração Penitenciária Coronel Edson Costa Araújo de amenizar essa situação levando todo elemento feminino para Israelândia.
Em Israelândia o presídio está sendo reformado com dinheiro arrecadado pelo Conselho da Comunidade. Será feita uma ampliação criando 30 vagas  para o elemento feminino. Mas para isso é preciso que o governo estadual autorize a contratação de pessoal, também para comprar uma viatura camburão para transportar preso e armas.

Nenhum comentário: